Ministro dos Transportes realça segurança aeronáutica

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Ministro dos Transportes realça segurança aeronáutica

Mensagem por AeroEntusiasta »

Fonte: ANGOP

19-07-2012 19:48

Nigéria

Ministro dos Transportes realça segurança aeronáutica em Angola


Abuja - O ministro dos Transportes, Augusto Tomás, disse hoje, em Abuja (Nigéria), que o Executivo angolano e as entidades ligadas ao sector da aviação civil continuam a trabalhar para a saída da TAAG da Lista B, imposta pelo Comité de Segurança Aérea da União Europeia, em 2009.

O governante angolano, que presidia à abertura dos trabalhos da Conferência dos Ministros dos Transportes de África, da qual é o presidente desde 2011, sublinhou que a intenção de tirar a TAAG da Lista B tem como objectivo a obtenção da categoria 1 da Autoridade de Aeronáutica dos Estados Unidos da América.

Os ministros dos Transportes africanos abordam a problemática da segurança da aviação civil no continente e o seu impacto para as respectivas economias.

O governante angolano, na qualidade de presidente do órgão, aproveitou para fazer um diagnóstico da situação do sector em Angola e no resto do continente.

Augusto Tomás não deixou de realçar os efeitos do embargo imposto pela União Europeia, ao colocar a TAAG, companhia de bandeira nacional, na sua lista negra.

O ministro dos Transportes disse que após um diagnóstico profundo a TAAG foi submetida a um programa de refundação, cujo resultado positivo permitiu a sua remoção da Lista A do embargo imposto, em Agosto de 2009, pela União Europeia.

A partir daquela altura, a TAAG passou para a Lista B, sob constante vigilância no espaço aéreo e território europeu, com abrandamento gradual.

De acordo com o ministro dos Transportes, o seu sector tem vindo a atravessar um período de profunda renovação nos últimos quatro anos, tendo sido já concretizados alguns dos ambiciosos objectivos a que se propôs.

Augusto Tomás deu a conhecer as medidas implementadas, sendo uma delas a renovação do quadro de responsabilidades e de competências do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC), que dotou aquele órgão regulador de capacidades humanas e financeiras necessárias ao exercício das suas actividades.

A partir daquela altura, disse o ministro dos Transportes, o INAVIC passou a actuar na supervisão, inspecção, recertificação dos operadores, aderindo aos critérios e SARP da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) para a emissão de certificado de operador aéreo.

Em Angola, garantiu o ministro dos Transportes, o órgão regulador da aviação civil tem vindo a desenvolver uma actividade contínua de inspecções antes das partidas das aeronaves, do tipo de inspecção de rampa nos termos da ICAO e do SAFA europeu, devidamente documentados.

Os trabalhos da conferência dos ministros dos Transportes, que decorrem sob os auspícios da União Africana, estão a analisar a problemática da segurança da aviação civil no continente, desde o passado dia 16, com a reunião de peritos do sector que prepararam a agenda deste encontro, que encerra dia 20.

Além do ministro dos Transportes, Augusto Tomás, a delegação angolana integra o director geral do INAVIC, Gaspar dos Santos, e o seu adjunto para a segurança operacional, Francisco Manuel.

Os peritos prepararam a agenda da reunião e a Declaração de Abuja sobre Segurança Operacional da Aviação Civil em África, a ser ratificada dia 20 pelos ministros dos Transportes, que por sua vez submeterão à Comissão da União Africana para a aprovação dos Chefes de Estados e de Governos do continente, no próximo ano.

Fonte: ANGOP
http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_p ... 79357.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Ministro dos Transportes realça segurança aeronáutica

Mensagem por Jaime Carneiro »

De facto assistimos a uma mudança do dia para a noite nas regras de segurança e controlo da aviação civil em Angola nos últimos 3 anos.

No entanto não é suficiente. Não se pode focar a solução do problema na TAAG. O problema sempre foi o INAVIC e a sua incapacidade de supervisionar e enforçar a legislação e normativos internacionais. O objectivo do Ministério deveria ser tirar toda a aviação civil Angolana das Listas :D:

JC
Avatars
Jaime Carneiro
Clipper202

Re: Ministro dos Transportes realça segurança aeronáutica

Mensagem por Clipper202 »

Concordo com o artigo em questao. Tenho assistido nos ultimos meses inspeccoes periodicas, surpresivas e regulares por parte do Inavic em todas as areas na empresa da qual formo parte (Cabin, cockpit, Operacoes de terra etc). Estas inspeccoes (para minha surpresa) tem sido sempre profissionais respeituosas e muito cordias. Acho que neste aspecto de fiscalizacao o Inavic melhorou muito e esta a fazer um bom trabalho.

E de salientar que estas inspeccoes tambem tem sido efectuadas a otras empresas (ex Air26), por tanto acho que o cerco e aperto do Inavic :) esta a ser mais ou menos generalizado.
Responder