Crise na Aviação em Angola

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Crise na Aviação em Angola

Mensagem por Jaime Carneiro »

Tenho notado uma crise no sector da aviação em Angola.

Felizmente neste momento a crise não tem como base essencialmente pressupostos técnicos, mas sim variáveis de gestão & qualidade. Em conversa com varias pessoas que trabalham no ramo da aviação em Angola tenho tido feedback de uma enorme crise financeira que hoje esta a afectar transversalmente quase todas as companhias locais.

A duas semanas atrás num semanário económico local vinha um artigo sobre as contas da SONAIR que apresentaram um défice de aproximadamente USD 250M (Número brutal) :shocked: , adicionalmente a isso pessoas ligadas a aviação falaram-me de dificuldades financeiras com a Air26, Airjet, Aerojet e mais...

Não tenho dados sobre a TAAG, mas é histórico que a companhia não dá lucro devido a sua altíssima estrutura de custos. Porque apesar da qualidade do serviço da TAAG não ser boa, a companhia esta protegida pelos acordos bilaterais e regras de proteccionismo do monopólio das empresas publicas, o que acaba por "gerar um trafego obrigatório" por exemplo para destinos como o Brasil.

Bom, mas o tema aqui é a crise no mercado domestico e apesar do esforço do executivo em melhorar as infra-estruturas (aérogares + pistas) a realidade é que a qualidade do serviço continua transversalmente muito má (mau serviço, atrasos etc.) e o preço continua incrivelmente alto.

Eu tenho uma opinião e teoria muito concreta sobre os problemas, soluções, e oportunidades.

Gostaria era de saber antes de mais a vossa opinião em relação a esta crise? Existe, não existe?
Se de facto existe, que variáveis no vosso entender são factores que têm contribuído para o aprofundar da mesma?


JC
Avatars
Jaime Carneiro
Clipper202

Re: Crise na Aviação em Angola

Mensagem por Clipper202 »

Excelente topico...porem acredito que pode ser muito controverso politicamente falando. :coffee:

No meu humilde ponto de vista a crise deve-se basicamente a uma enorme participacao deficitaria por parte do Estado na aviacao em Angola. O Estado controla tudo (acredito que pode ter boas intencoes) porem...controla de forma inadequada e nao controla adequadamente o que sim deveria controlar melhor. :fp:

Vou tentar explicar melhor dando alguns pequenos exemplos:

1) O Estado apesar de ter estado a melhorar as infraestructuras aeroportuarias nao tem investido em ajudas para a navegacao aerea nas diferentes provincias nem na implementacao de um radar em Luanda. A falta destas coisas basicas nao so afecta a seguranca como tambem cria trastornos as empresas aereas pois 90% dos voos que chegam a LAD devem fazer espera (gasto de combustivel desnecesario).

2) A participacao do Estado em empresas aereas como a Sonair e especialmente a TAAG cria uma concorrencia desleal pois fica muito dificil para as empresas privadas concorrer contra as facilidades e beneficios estatais que gozam estas empresas (Dito muito simples TAAG tem prioridade em tudo e nao paga nada). :(

3) Empresas aereas privadas tem muito dificil acceso a facilidades financeiras (ao contrario da TAAG).

Resumen: Acredito que privatizando a TAAG, liberalizando certos servicos de terra (ex, Handling e combustiveis), retirando a participacao excesiva do Estado em certas aereas concentrando-se no que realmente deveria fazer (Inavic, fiscalizacao e investimentos na seguranca aerea) e promovendo uma atitude menos burocratica no acesso ao credito e com facilidades ao investimento privado ajudaria a diminuir de certa forma a actual crise que vive a aviacao em Angola.
Nao podemos esquecer que muito ja foi feito ate agora, todavia...falta ainda muito por fazer nesta nossa Angola de enorme potencial em materia de aviacao. :yes:
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Crise na Aviação em Angola

Mensagem por Jaime Carneiro »

Chileno 777,

Pontos todos 100% validos . Mas será esta a raíz do problema?

Senão vejamos, nos últimos 15 anos surgiram algumas empresas no mercado Angolano que conscientemente na altura do arranque do negocio sabiam da:
- Inexistencia de ajudas de navegação em território Angolano.
- A participação directa do accionista (Estado) nas empresas publicas.
- As limitações de infraestructuras.
- As ineficiências no handling + catering etc.
- Os constrangimentos nos canais de distribuição (Venda de bilhetes)
- Da patente cultura de informalismo e hábitos dos passageiros
- Tempo de espera no reabastecimento de aeronaves em Luanda, inexistência de jet na maioria das províncias.
- E todas as variáveis de custos operacionais (Custo Jet, Taxas de aterragem, parqueamento etc.)
- Limitação de horário operacional
- Etc etc...

No entanto essas mesmas empresas arrancaram as suas operações. Exemplo Air26, Diexim, ServiceAir, Angola Air Services, Aerojet, Fly540.

Volto a dizer tenho uma explicação para o fracasso do plano de negocios destas empresas. No entanto gostaria de saber o que é que no vosso entender foi a causa?

JC
Avatars
Jaime Carneiro
immase
PC
PC
Mensagens: 149
Registrado em: Dom Fev 20, 2005 04:42
Localização: Londres

Re: Crise na Aviação em Angola

Mensagem por immase »

A meu ver, não foi obviamente um só factor. Foram vários que contribuem até hoje para a má imagem que a Taag tem ainda hoje.
Começando então por:
1- imagem/marketing: Esta relação não anda de mãos dadas. O que a TAAG tenta fazer transparecer em termos de qualidade não satisfaz a expectativa do passageiro comum. Começando logo pelo péssimo atendimento e atitude do pessoal em terra, continuando pelo pessoal de cabine. Formação constante e refrescamentos seriam mais que bem recebidos para que haja alguma diferença comportamental por arte do staff de cabine.
2- Creio que a falta de manutenção interior dos sistemas de comodidade para os passageiros colabore gravemente para que o passageiro não se sinta confortável nos nossos aviões de bandeira, o que faz optar por outra companhia se o custo do bilhete não tiver uma diferença grande.
3- A política do facilitismo e de encararmos a nossa companhia como uma companhia familiar onde todos nós estamos sujeitos a perdermos o lugar (previamente confirmado) por mero capricho para que outro passageiro de "maior importância social" possa ter lugar.
4- Falta de rigor no cumprimento do horário estabelicido para a saída do vôo.
5- Acima de tudo, julgo que o maior factor para a TAAG estar onde está é pura e simplesmente a falta de concorrência. Não há companhia alguma que possa fazer frente à TAAG uma vez que esta usufrui de benefícios e direitos que outras não poderão usufruir.
6- Não sei até que ponto compensa à TAAG comprar aviões novos em vez de optar por Leasing, uma vez que a política da TAAG é a de manter sempre uma frota de aparelhos "novos".
7- Acho que a TAAG ainda tem funcionários de terra a mais e quadros capacitados a menos.

Minha opinião.
Marco Filipe Jesus do Amaral
Imagem
immase
PC
PC
Mensagens: 149
Registrado em: Dom Fev 20, 2005 04:42
Localização: Londres

Re: Crise na Aviação em Angola

Mensagem por immase »

A meu ver, não foi obviamente um só factor. Foram vários que contribuem até hoje para a má imagem que a Taag tem ainda hoje.
Começando então por:
1- imagem/marketing: Esta relação não anda de mãos dadas. O que a TAAG tenta fazer transparecer em termos de qualidade não satisfaz a expectativa do passageiro comum. Começando logo pelo péssimo atendimento e atitude do pessoal em terra, continuando pelo pessoal de cabine. Formação constante e refrescamentos seriam mais que bem recebidos para que haja alguma diferença comportamental por parte do staff de cabine.
2- Creio que a falta de manutenção interior dos sistemas de comodidade para os passageiros colabore gravemente para que o passageiro não se sinta confortável nos nossos aviões de bandeira, o que faz optar por outra companhia se o custo do bilhete não tiver uma diferença grande.
3- A política do facilitismo e de encararmos a nossa companhia como uma companhia familiar onde todos nós estamos sujeitos a perdermos o lugar (previamente confirmado) por mero capricho para que outro passageiro de "maior importância social" possa ter lugar.
4- Falta de rigor no cumprimento do horário estabelicido para a saída do vôo.
5- Acima de tudo, julgo que o maior factor para a TAAG estar onde está é pura e simplesmente a falta de concorrência. Não há companhia alguma que possa fazer frente à TAAG uma vez que esta usufrui de benefícios e direitos que outras não poderão usufruir.
6- Não sei até que ponto compensa à TAAG comprar aviões novos em vez de optar por Leasing, uma vez que a política da TAAG é a de manter sempre uma frota de aparelhos "novos".
7- Acho que a TAAG ainda tem funcionários de terra a mais e quadros capacitados a menos.

Minha opinião.
Marco Filipe Jesus do Amaral
Imagem
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Crise na Aviação em Angola

Mensagem por Jaime Carneiro »

immase escreveu:A meu ver, não foi obviamente um só factor. Foram vários que contribuem até hoje para a má imagem que a Taag tem ainda hoje.
Começando então por:
1- imagem/marketing: Esta relação não anda de mãos dadas. O que a TAAG tenta fazer transparecer em termos de qualidade não satisfaz a expectativa do passageiro comum. Começando logo pelo péssimo atendimento e atitude do pessoal em terra, continuando pelo pessoal de cabine. Formação constante e refrescamentos seriam mais que bem recebidos para que haja alguma diferença comportamental por parte do staff de cabine.
2- Creio que a falta de manutenção interior dos sistemas de comodidade para os passageiros colabore gravemente para que o passageiro não se sinta confortável nos nossos aviões de bandeira, o que faz optar por outra companhia se o custo do bilhete não tiver uma diferença grande.
3- A política do facilitismo e de encararmos a nossa companhia como uma companhia familiar onde todos nós estamos sujeitos a perdermos o lugar (previamente confirmado) por mero capricho para que outro passageiro de "maior importância social" possa ter lugar.
4- Falta de rigor no cumprimento do horário estabelicido para a saída do vôo.
5- Acima de tudo, julgo que o maior factor para a TAAG estar onde está é pura e simplesmente a falta de concorrência. Não há companhia alguma que possa fazer frente à TAAG uma vez que esta usufrui de benefícios e direitos que outras não poderão usufruir.
6- Não sei até que ponto compensa à TAAG comprar aviões novos em vez de optar por Leasing, uma vez que a política da TAAG é a de manter sempre uma frota de aparelhos "novos".
7- Acho que a TAAG ainda tem funcionários de terra a mais e quadros capacitados a menos.

Minha opinião.
Caro Immase;

De novo pontos 100% validos;

mas relembro, a questão não são os problemas todos que a TAAG tem, mas sim porque é que no Universo da Aviação dentro de Angola, as outras companhias aéreas ----- Sabendo de ante mão dos limites operacionais, e do estado frágil da gestão da TAAG ------- vem fracassados os seus planos de negocio???

Porque é que há uma crise na aviação comercial dentro do Território Angolano, porque é que a Air26, Diexim, Airjet, Fly540, Service Air etc... não são mais valias nos preceitos de gestão?

Merci;

JC
Avatars
Jaime Carneiro
man brunaide da silva
PC
PC
Mensagens: 144
Registrado em: Seg Mai 09, 2005 18:47

Re: Crise na Aviação em Angola

Mensagem por man brunaide da silva »

Eu acho que a taag deve, ser privatizada porque senão o monopólio vai continuar o estado sempre vai ajudar a compania de bandeira
Nao ira quem ira concorrer com a taag,se fomos a ver no mundo de hoje o estado nao tem poder de ter compania. O estado sim tem um direito de fiscalizar e por normas e punir se for possível,mais ao contrário de Angola o estado nunca ira punir a sua compania e aí e normal que vira bagunca
bém,antes de mais nada,gostaria imenso de parabenlizar este maravilhoso,grupo de avia
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: Crise na Aviação em Angola

Mensagem por agostinho »

Caro jaime, ha muito que tenho aberto este thread e com sinceridade acho que tais perguntas deveriam ser feitas à pessoas ligadas à area da aviação pelo simples facto das pessoas ainda não terem percebido que a questão aqui não é somente a Taag mas o sector de aviação Angolano no geral. Infelizmente e assim como fômos ensinados, falar de aviação implica somente falar da Taag.
Conselho: Crie um debate com amigos seus ligados à aviação em todas as suas areas como por ex: Pilotos, controladores aéreos e outros, são pessoas que vivem tais problemas e poderão ser mais uteis qto ao tema em questão.
Sérgio Agostinho
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Crise na Aviação em Angola

Mensagem por Jaime Carneiro »

agostinho escreveu:Caro jaime, ha muito que tenho aberto este thread e com sinceridade acho que tais perguntas deveriam ser feitas à pessoas ligadas à area da aviação pelo simples facto das pessoas ainda não terem percebido que a questão aqui não é somente a Taag mas o sector de aviação Angolano no geral. Infelizmente e assim como fômos ensinados, falar de aviação implica somente falar da Taag.
Conselho: Crie um debate com amigos seus ligados à aviação em todas as suas areas como por ex: Pilotos, controladores aéreos e outros, são pessoas que vivem tais problemas e poderão ser mais uteis qto ao tema em questão.
:D:
Agostinho,
realmente a pergunta é "porque é da crise na aviação em Angola"......e a resposta dos participantes é TAAG, TAAG, TAAG :Muro: :lol:

A ideia é analisar o mercado interno em Angola :yesyes:

Alguma ideia? :unh?:

JC
Avatars
Jaime Carneiro
Clipper202

Re: Crise na Aviação em Angola

Mensagem por Clipper202 »

Jaime Carneiro escreveu:
agostinho escreveu:Caro jaime, ha muito que tenho aberto este thread e com sinceridade acho que tais perguntas deveriam ser feitas à pessoas ligadas à area da aviação pelo simples facto das pessoas ainda não terem percebido que a questão aqui não é somente a Taag mas o sector de aviação Angolano no geral. Infelizmente e assim como fômos ensinados, falar de aviação implica somente falar da Taag.
Conselho: Crie um debate com amigos seus ligados à aviação em todas as suas areas como por ex: Pilotos, controladores aéreos e outros, são pessoas que vivem tais problemas e poderão ser mais uteis qto ao tema em questão.
:D:
Agostinho,
realmente a pergunta é "porque é da crise na aviação em Angola"......e a resposta dos participantes é TAAG, TAAG, TAAG :Muro: :lol:

A ideia é analisar o mercado interno em Angola :yesyes:

Alguma ideia? :unh?:

JC

Jaime Carneiro acho que ja esta na hora que o senhor comece a dar algumas ideias e nao so perguntas! :hmm: Por favor nos ilumine com a sua sabiduria :D:
immase
PC
PC
Mensagens: 149
Registrado em: Dom Fev 20, 2005 04:42
Localização: Londres

Re: Crise na Aviação em Angola

Mensagem por immase »

Jaime Carneiro escreveu:
agostinho escreveu:Caro jaime, ha muito que tenho aberto este thread e com sinceridade acho que tais perguntas deveriam ser feitas à pessoas ligadas à area da aviação pelo simples facto das pessoas ainda não terem percebido que a questão aqui não é somente a Taag mas o sector de aviação Angolano no geral. Infelizmente e assim como fômos ensinados, falar de aviação implica somente falar da Taag.
Conselho: Crie um debate com amigos seus ligados à aviação em todas as suas areas como por ex: Pilotos, controladores aéreos e outros, são pessoas que vivem tais problemas e poderão ser mais uteis qto ao tema em questão.
:D:
Agostinho,
realmente a pergunta é "porque é da crise na aviação em Angola"......e a resposta dos participantes é TAAG, TAAG, TAAG :Muro: :lol:

A ideia é analisar o mercado interno em Angola :yesyes:

Alguma ideia? :unh?:

JC
Como disse e bem o Agostinho. Falar da aviação cicil em Angola é falar automaticamente da TAAG, visto que a concorrência contra esta companhia é desleal. A aviação civil em Angola está criada para servir a TAAG e/ou Sonair. Só quando os donos do país deixarem de querer controlar tudo é que se poderá falar de mercado real no sector da aviação.
Já agora, Jaime Carneiro... ilumine-nos e se calhar, por aí, poderá começar o debate que procura.
Marco Filipe Jesus do Amaral
Imagem
Responder