INAVIC: fiscalização das escolas de formação

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

INAVIC: fiscalização das escolas de formação

Mensagem por AeroEntusiasta »

ANGOP | 13-04-2012 19:42

INAVIC fiscaliza actividade das escolas de formação

Luanda - As escolas de formação de pessoal navegante de aviação civil existentes em Angola estão certificadas pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) e as suas actividades têm sido fiscalizadas pela referida instituição, revelou hoje (sexta-feira), em Luanda, um responsável do órgão reitor do sector no país.

De acordo com o director-adjunto da Direcção de Segurança Operacional do instituto, engenheiro Mateus Francisco, tratam-se das Escola de Formação 14 de Abril, afecto à Transportadora Aérea Nacional (Taag) e a “Consulte Aviation”, situadas em Luanda e que encontram-se actualmente no processo de certificação.

Ainda situadas na capital do país, estão as escolas “AFA”, localizada no município de Cacuaco, já certificada, a “APA”, afecta à Igreja Metodista, que espera ser certificada, pois iniciou já com o processo de intenção para o efeito e, consequentemente, ser atribuída à homologação dos cursos a ministrar.

Por sua vez, anunciou o responsável, está actualmente localizada em Luanda a “CPAC”, uma outra escola privada que funcionava na província do Namibe e que se encontra já também certificada e com os cursos homologados pelo INAVIC.

Para além de tais escolas, frisou, existe ainda o centro de instrução de aviação “H2 Air”, localizado na cidade do Porto Amboim, província do Kwanza Sul, que ministra igualmente cursos para pessoas interessadas em trabalhar no ramo da aeronáutica.

Nestas escolas existentes em Angola, os alunos recebem formação nas áreas de simuladores de aviação, para serem futuros tripulantes de aeronaves, cursos técnicos de manutenção, treinamento para pessoal navegante de cabine (PNC), que integra as hospedeiras, aeromoças e outros assistentes de bordo, oficiais de operação de voos, de segurança de voo, de regulamentação, comissários de bordo, entre outros cursos.

Para o efeito, os alunos são orientados a efectuar vários exames e apresentar determinados documentos segundo as recomendações do INAVIC, emanadas aquando do licenciamento da escola ou centro, obedecendo igualmente as disposições dos Anexos, Manuais e Normativos da Associação Internacional de Aviação Civil (ICAO).

De acordo ainda com o responsável do Instituto, tendo em conta o retorno de informações obtidas nas inspecções e fiscalizações a tais escolas, a acção por elas desenvolvida tem sido “positiva”, na medida em que elas têm sido realizadas à luz das recomendações e exigências legais.

A respeito, recordou que “os programa que estas escolas possuem são homologados pela Aviação Civil (INAVIC) e elas cumprem com os requisitos que estão estipulados nos nossos normativos, pois se não cumprirem não são homologadas”.

Portanto, acrescentou, “depois da formação, todos os técnicos formados têm que fazer aqui no Instituto um exame para se lhes emitir então posteriormente a possível licença e começar a operar (trabalhar na área da aviação). Entretanto, deste que cumpram com os requisitos estipulados”, reafirmou o engenheiro Mateus Francisco no fim da entrevista.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_p ... 6270e.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Responder