Profissionais de Segurança de Aviação Civil criam associação

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Profissionais de Segurança de Aviação Civil criam associação

Mensagem por AeroEntusiasta »

Profissionais de Segurança de Aviação Civil criam associação

Luanda – Cerca de mil profissionais de segurança de aviação civil de várias províncias de Angola, criaram, recentemente, uma associação de carácter nacional a fim de melhor defenderem os seus direitos, anunciou hoje (segunda-feira), à Angop, em Luanda, o presidente do Conselho de Direcção da referida agremiação.

De acordo com Domingos da Silva, actualmente existem muitos profissionais de segurança de aviação civil no país, sobretudo em empresas como a Transportadora Aérea Angolana (TAAG), a Sonair e a Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA) e a sua profissionalização não é uniforme.

Entretanto, com o surgimento da Associação Nacional de Profissionais de Segurança de Aviação Civil “ANPSAC”, espera-se que em breve o quadro se altere, para que o profissional da área seja tratado da mesma maneira em qualquer empresa estatal ou prestadora de serviço privada de segurança.

Segundo Domingos da Silva, eleito para o cargo em finais de 2011, na assembleia-geral constituinte, dos cerca de mil associados, a maioria dos membros encontram-se nas províncias de Luanda, Cabinda, Huíla, Benguela, Namibe, e em número mais reduzido em outros aeroportos e aeródromos, sobretudo pessoal de segurança da ENANA.

Quanto à maior presença de profissionais da área nas cinco províncias citadas, o líder do Conselho de Direcção justificou a situação pelo facto de “nessas províncias os aeroportos serem maiores e a actividade de aviação civil ser mais dinâmica, regular e corrente, daí o maior número de associados nessas cidades”, sublinhou.

O presidente do Conselho de Direcção ANPSAC, Domingos da Silva, foi eleito em Outubro de 2011, para um mandato de quatro anos, renovareis em dois pleitos, fazendo parte do elenco da equipa de direcção outros elementos.

A mesma é uma instituição sem fins lucrativos, com duração ilimitada e rege-se pelos artigos expostos nos seus estatutos e na legislação da República de Angola. Tem a sua sede social no Aeroporto Internacional 4 Fevereiro, em Luanda, no edifício do Centro de Instrução 14 de Abril.

A associação, que espera realizar várias acções de formação, vai realizar a sua cerimónia de tomada de posse dos corpos gerentes neste mês de Abril, segundo o interlocutor.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_p ... ae662.html" onclick="window.open(this.href);return false;
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Profissionais de Segurança de Aviação Civil criam associ

Mensagem por AeroEntusiasta »

ANPSAC ajudará a uniformizar profissão de segurança de aviação


Luanda – O surgimento da Associação Nacional de Profissionais de Segurança de Aviação Civil "ANPSAC", vai ajudar a uniformizar o actual quadro dos trabalhadores do sector, afirmou hoje (segunda-feira), em Luanda, o presidente do Conselho de Direcção do referido grémio, Domingos da Silva.

Falando em entrevista à Angop, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o responsável da associação justificou a sua posição pelo facto de actualmente os profissionais de segurança de aviação civil terem tratamento diferente nas empresas e não estarem licenciados pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC).

Nesta base, disse, sendo o INAVIC o órgão reitor da política da aviação civil e aeronáutica de Angola, a ANPSAC vai trabalhar com o referido Instituto do Ministério dos Transportes no sentido de ajustar a situação e alterar o quadro actual com o apoio da referida autoridade aeronáutica do país.

Segundo o entrevistado, a razão da necessidade de se cumprir com tal exigência, “está no facto de o Anexo 17 da ICAO, Associação Internacional de Aviação Civil, recomendar a necessidade de se prestar o serviço de segurança de uma maneira uniforme, o que actualmente ainda não acontece em Angola”.

Além dos anexos da ICAO, que tratam da segurança, o INAVIC tem igualmente os seus manuais que regem a prestação de serviços na área.

Entretanto, o responsável adjunto da Direcção de Segurança Operacional do INAVIC, engenheiro Mateus Francisco, confirmou a existência da associação que está a desenvolver contactos com o Instituto no sentido de tratar do assunto do licenciamento dos referidos profissionais.

Os profissionais de segurança de aviação civil actuam principalmente na prevenção de actos de interferência ilícita, violência, terrorismo, e outras acções que interferem na segurança de passageiros, aeronaves e aeroportos.

Por exemplo, disse, os trabalhadores da área de segurança da TAAG actual sobretudo na vigilância dos passageiros e protecção da aeronave, enquanto os da ENANA protegem no geral a estrutura aeroportuária usando aparelhos de RX e outros equipamentos.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_p ... 2a1e2.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Responder