Mais quatro companhias aéreas vão operar no mercado nacional

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mais quatro companhias aéreas vão operar no mercado nacional

Mensagem por AeroEntusiasta »

ANGOP 26-03-2012 14:26

Mais quatro companhias aéreas vão operar no mercado nacional

Luanda – Mais quatro companhias aéreas privadas poderão começar a operar, brevemente, no mercado nacional de aviação, depois de completarem já os seus pré-processos de candidatura para operador junto do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC), anunciou hoje (segunda-feira), em Luanda, um responsável da Instituição.

De acordo com o chefe-adjunto da Direcção de Segurança Operacional do INAVIC, engenheiro Mateus Francisco, em entrevista à Angop, trata-se da transportadora aérea privada angolana Air Two, Trans-World, Omni Aviation e a SJL, empresas que aguardam a conclusão dos seus processos a fim de serem certificados de forma oficial.


Dentre estas companhias, disse, a transportadora privada SJL, já tinha a autorização para efectuar voos de carácter meramente particular ou pessoal e remeteu os seus processos para candidatar-se a ser certificado e passar a fazer operações de voos comerciais.

Antes a SJL apenas possuía “um licenciamento e não um certificado de operador privado de voo”, condição em que se encontram qualquer elemento particular ou empresa que possua avião próprio e o proprietário possa pilotá-lo pessoalmente ou contratar um piloto, desde que cumpra com as normas de aero-navegabilidade definidas no país e internacionalmente, esclareceu.


Entretanto, frisou, o licenciado não pode exercer actividade de aviação civil de carácter remuneratório, pois tem que sair deste quadro e candidatar-se para ser certificado com as áreas de actuação devidamente definidas, de acordo com as normas da aviação, reafirmou o chefe adjunto da Direcção de Segurança Operacional do INAVIC.


Segundo o entrevistado, à luz da lei angolana, qualquer empresa candidata a ser operadora aérea, primeiro tem que contactar as autoridade de aviação civil para ser orientada em certos aspectos, incluindo até a própria compra das aeronaves, para ser recomendado de acordo com a actividade que vai exercer.


No entanto, das quatro empresas, a Air Two, com sede em Luanda, manteve já contactos com as autoridades do INAVIC e o seu processo encontra-se um pouco mais avançado, estando na segunda fase do processo de certificação (que é feito em cinco etapas), pois possui já duas aeronaves do tipo fokker-400 que pensa utilizar nas suas operações, revelou a fonte.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_p ... f4a04.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Responder