Companhias aéreas são re-certificadas e autorizadas a voar

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Companhias aéreas são re-certificadas e autorizadas a voar

Mensagem por AeroEntusiasta »

ANGOP 26-03-2012 14:21

Companhias aéreas são re-certificadas e autorizadas a voar

Luanda - Cinco companhias privadas de aviação que se encontravam suspensas de voar no país foram re-certificadas pelo Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) e autorizadas a operar desde o princípio do ano em curso, informou hoje (segunda-feira) à Angop, em Luanda, o chefe-adjunto da Direcção de Segurança Operacional desta instituição, Mateus Francisco.


Dentre elas, depois da Diexim Expresso ter sido autorizada a voar, outras que se seguiram e começaram a realizar operações de voos regulares foram a Air Navy, Guicango, Mavewa, Air Jet e Aero Jet, que actualmente estão oficializadas para operar no mercado nacional de aviação.


Com estas existem actualmente 11 operadores certificados oficialmente pelo INAVIC, entre as quais a Transportadora Aérea Angolana (TAAG), Sonair, Diexim Expresso, Air-Jet, Air-26, Helimalongo, Aero Jet, Fly-540, Air Navy, Air Guicango e Mavewa.


Além disso, disse, “neste momento, além do caso da Angola Air Service, estamos a finalizar os processos da SJL, operadora privada que agora está a candidatar-se para concluir o processo de certificação para passar a efectuar operações de carácter comercial, visto que já operava e vai mudar o tipo de actividade para comercial”.


Entretanto, explicou, o elemento licenciado para uso da sua aeronave para fins privados não pode prestar serviços de carácter comercial, como transportar passageiros, vender bilhetes, transportar correios, entre outras cargas e ou mercadorias, enquanto que o autorizado a fazer operações comerciais pode fazê-lo, esclareceu.


Um operador aéreo certificado só poder efectuar as suas operações segundo os postulados nos documentos que lhe certificam a prestar tal serviço, obedecendo os regulamentos da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) e os normativos do INAVIC, disse.


“Se ele for certificado só para transportar carga, só pode transportar carga, e se for certificado para carga e passageiros, poderá transportar as duas coisas”, exemplificou o engenheiro.


O entrevistado deu ainda a conhecer que o Instituto efectua inspecções regulares na base da lei da aviação civil, e dos regulamentos e normas ditadas pelos manuais dos inspectores que sustentam a actividade da aviação civil em território nacional.


De acordo com o número de pessoal ou de aeronaves, adiantou, define-se o tipo de inspecções em função ao que está regulado pelo manual do inspector que o INAVIC tem, assim como faz-se auditorias regulares para ver se o operador tem cumprido com as orientações dos manuais recomendados.


Assim sendo, “todos os operadores que foram certificados devem manter os padrões de serviço que foram recomendados em função aos postulados e normas da aviação civil, a fim de que tais empresas mantenham sempre uma operacionalidade que garanta a segurança dos passageiros, dos aparelhos, assim como manter sempre os padrões de segurança de aero-navegabilidade”, reafirmou o engenheiro Mateus Francisco.


Além destas empresas, a Ghassist está igualmente a ser certificada pelo INAVIC como operador de serviços de assistência de terra, a Air Gemini já não existe como operadora, enquanto que a Socoil e a SEAS, com sede no Lubango, deixaram de efectuar operações e trabalham para retomar os seus processos de candidatura para retomar as suas operações de voos.

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_p ... 34e54.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Responder