Controladores de tráfego aéreo carecem de apoio psicológico

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Controladores de tráfego aéreo carecem de apoio psicológico

Mensagem por AeroEntusiasta »

Fonte: ANGOP

Controladores de tráfego aéreo carecem de apoio psicológico

Luanda - A eficiência do trabalho dos controladores de tráfego aéreo depende, em grande medida, do apoio de psicólogos, advogou hoje, segunda-feira, em Luanda, a controladora regional de tráfego aéreo de rota e área Luzia Mazingo.

A especialista teceu tais declarações à Angop, a propósito da sua actividade, no âmbito da jornada Março/Mulher e justificou este seu ponto de vista pelo facto desta actividade ser bastante dinâmica e que resulta em muito "stress".

Daí que tenha afirmado ser urgente que se recorra aos serviços de psicólogos para que possam fazer um acompanhamento permanente dos trabalhadores desta área e assim obter-se a eficiência e excelência que se auguram no trabalho do tráfego aéreo em todo o país.

"A título de exemplo, caso haja um acidente aéreo em que se culpa o controlador de tráfego, o mesmo tem de ser aconselhado por um psicólogo da empresa para que não afecte o seu serviço", observou.

A fonte defendeu que nestes casos deve haver uma conversa moderada e pacífica por parte dos seus superiores hierárquicos e não uma atitude musculada.

Normalmente, o lesado é chamado ao centro de instrução para fazer um refrescamento de algumas horas e só a partir daí poderá ver onde é que cometeu a falha e, posteriormente, retomar normalmente o seu posto de trabalho.

Luzia Mazingo é trabalhadora da área de controlo de tráfego aéreo desde 1976 e da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea, fez a preparação no centro de formação da própria Enana, na altura a única mulher num grupo de oito principiantes instruídos na categoria ?AB-Início?, curso ministrado por técnicos da Associação Internacional de Aviação Civil (ICAO) e PNUD que se deslocaram a Angola pela primeira vez após a independência para o efeito.
schroeder
PC
PC
Mensagens: 334
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 15:57

Re: Controladores de tráfego aéreo carecem de apoio psicológ

Mensagem por schroeder »

... tai um serviço REALMENTE extressante , principalmente aqueles que trabalham em Luanda , com a quantidade de trafego existente e as condições de trabalho oferecidas ... quase nenhumas ... ali os caras realmente merecem parabens pelo serviço .
Responder