Caro Agostinho,agostinho escreveu:O que se esta realmente a passar com a Air 26? Sempre pensei que fosse ela a dar uma revira volta a aviação domêstica Angolanachileno 777 escreveu: E verdade que a Fly esta a crescer mas por otro lado a Air26 esta cada vez pior (so estam a voar com 1 aviao) e por tanto o mercado domestico permanece quase igual.Para um aeroporto moderno, é suposto se encontrar tais dificuldades ou seja um aeroporto moderno em qualquer parte do mundo tem ou pôde criar condicionalismos para a aterragem ou descolagem de um determinado tipo de avião?Rota Lubango foi retirada devido a falta de performance do aviao nessa pista elevada (+-5500 pes).
Tentando responder suas perguntas...
Com relacao a Air 26 o que esta a acontecer realmente e uma pena. Empresa passou de 5 E120 a nao ter nenhum em operacao e de ter 3 Jatos a ter unicamente 1 a voar. Salarios estao a mais de 3 meses em atraso, pilotos e pessoal de terra na sua maioria sairam da empresa. Os poucos que ainda estao la acredito que deve-se unicamente devido a falta de oportunidades. O cenario e mais triste ainda devido ao facto que a empresa tinha (e tem ainda) PNT, PNC, mecanicos e oficiais de operacoes sumamente profissionais e competentes que tem se sacrificado enormemente pela empresa. No meu humilde ponto de vista acredito o que falhou foi o modelo de gestao, a capacidade dos gestores (especialmente na area comercial) e o tipo de aviao escolhido (E145/135) para as rotas que a companhia opera.
Espero sinceramente que esta companhia nao feche, nao so pelo facto que tenho amigos e conhecidos a trabalhar ainda la, mas tambem devido a que isto seria sumamente perjudicial para o mercado de aviacao domestico regular de Angola.
Com relacao a sua pergunta do cancelamento da rota da FLY540 a Lubango isto nao tem nada a ver com o aeroporto ser moderno ou nao. Tudo e uma questao de elevacao do aeroporto e performance dos motores (potencia) do ATR 72. O aeroporto esta localizado a 5500 pes e nessa altitude os motores do aviao desenvolvem menos potencia devido ao ar ser menos denso. Por tanto, na eventualidade de uma perda de motor o aviao com seu peso maximo nao conseguiria subir a vontade ou nao subiria (dependendo da temperatura do momento), razao pela qual o aviao devia sair com limitacao de pax e carga (especialmente no verao) e aparentemente a rota deixou de ser rentavel.
Espero ter respondido as suas perguntas.
Saudacoes