FLY540 Angola recebe aviao

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Clipper202

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por Clipper202 »

FLY540 comecou a voar para Malanje com um voo diario.
Actualmente empresa opera tambem para Cabinda, Soyo, Mbanza Congo e Benguela.
Avatar do usuário
Ivandro
PP
PP
Mensagens: 58
Registrado em: Dom Mar 13, 2011 20:02

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por Ivandro »

A fly está a tornar se forte no mercado e é isso que este precisa,concorrência...mas a rota p o lubango foi retirada?
Clipper202

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por Clipper202 »

Ivandro escreveu:A fly está a tornar se forte no mercado e é isso que este precisa,concorrência...mas a rota p o lubango foi retirada?

E verdade que a Fly esta a crescer mas por otro lado a Air26 esta cada vez pior (so estam a voar com 1 aviao) e por tanto o mercado domestico permanece quase igual. :(

Rota Lubango foi retirada devido a falta de performance do aviao nessa pista elevada (+-5500 pes). Aviao com 2 motores subia a rasca imaginen so com 1? :fp: Devido a isto o voo saia com limitacao de pax e aparentemente rota deixou de ser rentavel.
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por agostinho »

chileno 777 escreveu: E verdade que a Fly esta a crescer mas por otro lado a Air26 esta cada vez pior (so estam a voar com 1 aviao) e por tanto o mercado domestico permanece quase igual. :(
O que se esta realmente a passar com a Air 26? Sempre pensei que fosse ela a dar uma revira volta a aviação domêstica Angolana
Rota Lubango foi retirada devido a falta de performance do aviao nessa pista elevada (+-5500 pes).
Para um aeroporto moderno, é suposto se encontrar tais dificuldades ou seja um aeroporto moderno em qualquer parte do mundo tem ou pôde criar condicionalismos para a aterragem ou descolagem de um determinado tipo de avião?
Sérgio Agostinho
Clipper202

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por Clipper202 »

agostinho escreveu:
chileno 777 escreveu: E verdade que a Fly esta a crescer mas por otro lado a Air26 esta cada vez pior (so estam a voar com 1 aviao) e por tanto o mercado domestico permanece quase igual. :(
O que se esta realmente a passar com a Air 26? Sempre pensei que fosse ela a dar uma revira volta a aviação domêstica Angolana
Rota Lubango foi retirada devido a falta de performance do aviao nessa pista elevada (+-5500 pes).
Para um aeroporto moderno, é suposto se encontrar tais dificuldades ou seja um aeroporto moderno em qualquer parte do mundo tem ou pôde criar condicionalismos para a aterragem ou descolagem de um determinado tipo de avião?
Caro Agostinho,

Tentando responder suas perguntas...

Com relacao a Air 26 o que esta a acontecer realmente e uma pena. Empresa passou de 5 E120 a nao ter nenhum em operacao e de ter 3 Jatos a ter unicamente 1 a voar. Salarios estao a mais de 3 meses em atraso, pilotos e pessoal de terra na sua maioria sairam da empresa. Os poucos que ainda estao la acredito que deve-se unicamente devido a falta de oportunidades. O cenario e mais triste ainda devido ao facto que a empresa tinha (e tem ainda) PNT, PNC, mecanicos e oficiais de operacoes sumamente profissionais e competentes que tem se sacrificado enormemente pela empresa. :( No meu humilde ponto de vista acredito o que falhou foi o modelo de gestao, a capacidade dos gestores (especialmente na area comercial) e o tipo de aviao escolhido (E145/135) para as rotas que a companhia opera.
Espero sinceramente que esta companhia nao feche, nao so pelo facto que tenho amigos e conhecidos a trabalhar ainda la, mas tambem devido a que isto seria sumamente perjudicial para o mercado de aviacao domestico regular de Angola.

Com relacao a sua pergunta do cancelamento da rota da FLY540 a Lubango isto nao tem nada a ver com o aeroporto ser moderno ou nao. Tudo e uma questao de elevacao do aeroporto e performance dos motores (potencia) do ATR 72. O aeroporto esta localizado a 5500 pes e nessa altitude os motores do aviao desenvolvem menos potencia devido ao ar ser menos denso. Por tanto, na eventualidade de uma perda de motor o aviao com seu peso maximo nao conseguiria subir a vontade ou nao subiria (dependendo da temperatura do momento), razao pela qual o aviao devia sair com limitacao de pax e carga (especialmente no verao) e aparentemente a rota deixou de ser rentavel.

Espero ter respondido as suas perguntas.

Saudacoes
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por agostinho »

Obrigado, caro Chileno 777, chegaste la, eram mesmo isto que queria saber :yes: .
Sérgio Agostinho
Clipper202

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por Clipper202 »

Air26 pode decretar falencia :(


http://club-k.net/index.php?option=com_ ... &Itemid=88" onclick="window.open(this.href);return false;
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por agostinho »

Caríssimo Chileno, tlv este não seja o tôpico certo, mas gostaria de saber porque é que aviões de mêdio porte como os B737's fazem muito uso da 23/05 e não da 25/07 pelo menos para as aterragens. Podis tambem dizer-me que diferenças e vantagens existem entre as duas pistas?
Sei que a 23/05 é maior e mais adequada para widebodies, a 25/07 está mais próximo da placa possibilitando a liberação imediata da pista após uma aterragem ou descolagem, mas eu gostaria da opinião de alguêm que faz uso das mesmas diáriamente como o Sr que é um piloto.
o taxiway da 23/05 está finalizado ou as obras ainda estão em curso? Segundo o projecto inicial o taxiway iria ser paralelo a esta mesma pista pissibilitando o omvimento de outros aviões na mesma ao invês daquelas 2 placas de espera, assim chamo-as eu. Ridículo, depois de 2 ou 3 aterragens a pista e feito o retorno das aeronaves pela mesma pista, há anos assim e nada muda :( .
Sérgio Agostinho
Clipper202

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por Clipper202 »

agostinho escreveu:Caríssimo Chileno, tlv este não seja o tôpico certo, mas gostaria de saber porque é que aviões de mêdio porte como os B737's fazem muito uso da 23/05 e não da 25/07 pelo menos para as aterragens. Podis tambem dizer-me que diferenças e vantagens existem entre as duas pistas?
Sei que a 23/05 é maior e mais adequada para widebodies, a 25/07 está mais próximo da placa possibilitando a liberação imediata da pista após uma aterragem ou descolagem, mas eu gostaria da opinião de alguêm que faz uso das mesmas diáriamente como o Sr que é um piloto.
o taxiway da 23/05 está finalizado ou as obras ainda estão em curso? Segundo o projecto inicial o taxiway iria ser paralelo a esta mesma pista pissibilitando o omvimento de outros aviões na mesma ao invês daquelas 2 placas de espera, assim chamo-as eu. Ridículo, depois de 2 ou 3 aterragens a pista e feito o retorno das aeronaves pela mesma pista, há anos assim e nada muda :( .


Basicamente e uma questao de seguranca e conforto pois a pista 23 e mais comprida, permite realizar aproximacoes por instrumentos (ILS, VOR, NDB e RNAV) e possui iluminacao.
Por otro lado, a espera e feita em Mango ou no LU ndb que tem seus inbound courses alinhados com a faixa 23 que permite um approach mais directo ao contrario da Rwy 25 que requer realizar uma volta (left ou right base) antes de aterrar sem ter nenhum tipo de approximacao por instrumentos.

Por tanto, um jato de medio porte estando pesado, sem boa visibilidade ou a noite vai preferir aterrar na 23 ao inves que na 25.

Esta finalizada a taxiway E que une a a pista 23 com a 25 e permite cruzar para a placa atraves da taxiway C.

Espero ter ajudado. Saudacoes.
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por agostinho »

Compreendí-o muito bem, obrigado mais uma vez pela sua disponibilidade a explicar conhecimentos de aviação para analfabetos na matéria :yes: .
Sérgio Agostinho
Clipper202

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por Clipper202 »

Operacoes da Air26 suspensas ate novo aviso :( Acho que e o ppio do fim, espero estar enganado. :fp:
schroeder
PC
PC
Mensagens: 334
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 15:57

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por schroeder »

chileno 777 escreveu:Operacoes da Air26 suspensas ate novo aviso :( Acho que e o ppio do fim, espero estar enganado. :fp:
isso ja era esperado e até achei que demorou muito a acontecer , em função da administração ... infelizmente aconteceu , tenho muitos amigos por lá e é triste ve-los nessa situação POREM em
Angola TUDO é possivel .... NUNCA se sabe ... !
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por agostinho »

schroeder escreveu: POREM em
Angola TUDO é possivel .... NUNCA se sabe ... !
O que é que o Sr Cmdte quer dizer com isto :hahaha: ? Se o Sr quer saber nem mesmo eu angolano consigo entender os nossos líderes, directores e empresários. O governo decidiu comprar o último modelo de jaguar para os deputados no valor de 270.000$ cada. Será necessário carros tão caros para uma dúzia de pessoas que já têm milhares deles lá abandonados e sem estradas em condições para eles :( . Enfim.
Sérgio Agostinho
schroeder
PC
PC
Mensagens: 334
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 15:57

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por schroeder »

agostinho escreveu:
schroeder escreveu: POREM em
Angola TUDO é possivel .... NUNCA se sabe ... !
O que é que o Sr Cmdte quer dizer com isto :hahaha: ? Se o Sr quer saber nem mesmo eu angolano consigo entender os nossos líderes, directores e empresários. O governo decidiu comprar o último modelo de jaguar para os deputados no valor de 270.000$ cada. Será necessário carros tão caros para uma dúzia de pessoas que já têm milhares deles lá abandonados e sem estradas em condições para eles :( . Enfim.
Alo sr Agostinho como vai ...

O que eu quiz dizer com isso é que nunca se sabe o que vai na cabeça dos politicos e homens de negocio , a Air 26 deixou literalmente de ser uma companhia aerea quando se desfez dos brasilias e colocou no lugar as jacas dos 135 / 145 , aeronaves de custo extremamente alto e retorno excessivamente baixo , nem no pais aonde foram criados eles deram certos , aqui em Angola não haveria de ser diferente . O custo do bilhete aereo nos E 120 já era alto , com um consumo de 550 kg de combustivel hora , imagine numa aeronave que faz praticamente a mesma coisa com um consumo de 1400 kg hora .... era apenas uma questão de tempo para terminar de afundarem por completo ....

POREM , se houver algum desmiolado que queira injetar dinheiro na empresa e manter os 135 / 145 a voar ai ninguem sabe . A ideia e os ideais da companhia são excelentes POREM deveriam ter se desfeito dos E 120 e pego aeronaves de baixo custo como os ATR 72 e não tranqueiras piores dos os brasilias .

foi isso que eu quiz dizer , é uma pena pois tenho diversos amigos na empresa .... mas em Angola nunca se sabe , outras empresas já renasceram das cinzas , quem sabe a air 26 não possa faze-lo tambem ...
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por agostinho »

Eu já sabia mais ou menos o pto de vista do Sr Cmdte e estou completamente de acordo com o Sr apesar de não entender de avião tão detalhadamente como o Sr. Porêm, as coisas acontecem assim porque esta gente não está preparada para as funções que exercem e o complexo de superioridade que têm os leva a uma teimosia total :Muro: .
Sérgio Agostinho
Clipper202

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por Clipper202 »

Pior de tudo e que ate agora a administracao nao e capaz de dizer absolutamente nada aos trabalhadores.

A empresa ja esta sem voar a 7 dias e os funcionarios ate agora nao sabem o que se passa. Nao sabem qual vai ser o futuro deles, o que vai acontecer com os seu salarios e dividas em atraso, a situacao legal da empresa, ou as medidas que vao ser tomadas pela administracao ....nada absolutamente nada. :Muro:

Desrespeito e falta de consideracao com os trabalhadores ate o fim!!! :@
schroeder
PC
PC
Mensagens: 334
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 15:57

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por schroeder »

chileno 777 escreveu:Pior de tudo e que ate agora a administracao nao e capaz de dizer absolutamente nada aos trabalhadores.

A empresa ja esta sem voar a 7 dias e os funcionarios ate agora nao sabem o que se passa. Nao sabem qual vai ser o futuro deles, o que vai acontecer com os seu salarios e dividas em atraso, a situacao legal da empresa, ou as medidas que vao ser tomadas pela administracao ....nada absolutamente nada. :Muro:

Desrespeito e falta de consideracao com os trabalhadores ate o fim!!! :@
... concordo contigo , mesmo porque eles ( administradores ) não tem muito a perder , visto que a empresa não foi feita para dar lucro mas sim empregos a amigos e afetos , porem existem muitos que aqui estão para sobreviverem do seus salarios e a esses sim , não existe a menor consideração .
schroeder
PC
PC
Mensagens: 334
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 15:57

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por schroeder »

agostinho escreveu:Eu já sabia mais ou menos o pto de vista do Sr Cmdte e estou completamente de acordo com o Sr apesar de não entender de avião tão detalhadamente como o Sr. Porêm, as coisas acontecem assim porque esta gente não está preparada para as funções que exercem e o complexo de superioridade que têm os leva a uma teimosia total :Muro: .
... concordo inteiramente consigo sr Agostinho porem existem coisas aqui as quais devo me abster de tecer qualquer comentario
Clipper202

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por Clipper202 »

Voltando ao topico original....FLY540 elimina rota para Malanje devido a pouca ocupacao. Porem, abre nova frequencia para Benguela (passando de 2 para 3 x dia) e inaugura rota para Catumbela com um voo diario. :yeah:
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: FLY540 Angola recebe aviao

Mensagem por agostinho »

chileno 777 escreveu:Voltando ao topico original....FLY540 elimina rota para Malanje devido a pouca ocupacao. Porem, abre nova frequencia para Benguela (passando de 2 para 3 x dia) e inaugura rota para Catumbela com um voo diario. :yeah:
Acredito que a rota LAD-MEG-LAD não esteja a ser benêfica para nenhuma das companhias aéreas em Angola, ha um ano atras a Taag se queixava do mesmo. contudo, penso que as companhias aéreas devem começar a buscar maneira de contornar a situação, como por ex. fazer promoções.
Sérgio Agostinho
Responder