Página 1 de 1

Aeroporto de Carianga (Angola) recebe hoje voo experimental

Enviado: Qua Nov 09, 2011 20:52
por Marcelo Areias
Aeroporto de Carianga recebe hoje voo experimental

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_p ... 64276.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Ndalatando – O aeroporto de Carianga, localizado no município do Cazengo, província do Kwanza Norte, recebe hoje, quarta-feira, um voo experimental, após cerca de quatros anos de paralisação devido a obras.


As obras da estrutura aeroportuária estiveram avaliadas em cerca de 57 milhões de dólares e compreenderam a construção de um hangar com capacidade para quatro aviões, bem como a modernização e ampliação da placa de apoio à descolagem e aterragens de aeronaves.

O terminal (aerogare) pode receber 100 passageiros e estará equipado com tecnologia de ponta. Possui salas de embarque e desembarque, já com assentos, balcões e esteiras rolantes, sala vip, sala de última espera com restaurante, totalmente climatizada, lavabos, sistema de som e placares informativos.

Foi ainda construído local para acolher uma unidade do corpo de bombeiros, para o armazenamento de combustível e o estacionamento de viaturas.

A unidade de bombeiros, antes inexistente, vai poder funcionar com duas viaturas, tendo ainda sala de estudos, jogos, trabalho, refeitório, de manutenção e um miradouro.

Ela conta ainda com um sistema independente de alimentação de água e todas as zonas de serviço estarão climatizadas.

Independentemente da unidade de bombeiros, o aeroporto conta ainda com um sistema anti-incêndio 24 horas/dia, que vai funcionar automaticamente tão logo haja foco de fogo.

Este sistema vai funcionar quer com energia da rede normal, como do grupo gerador.

O recinto aeroportuário vai contar ainda com serviços de meteorologia, alfândegas e outras unidades da polícia nacional que concorrem para a sua segurança e normal funcionamento.

De acordo com os dados técnicos, o aeroporto tem agora uma pista de 2300 metros de comprimento e trinta de largura.

As faixas laterais da pista têm 75 metros em cada lado, com canais revestidos que permitem a drenagem da água.

Segundo apurou a Angop de fonte oficial, o aeroporto terá a designação, após inauguração, de Aeroporto Comandante Ngueto, em homenagem ao já falecido general das Forças Armadas Angolanas (FAA) José Domingos Baptista Cordeiro “Ngueto”.

A inauguração da infra-estrutura, que esta localizada a sete quilómetros de Ndalatando, terá lugar no quadro das comemorações do 11 de Novembro dia da Independência Nacional de Angola, cujo acto central, este ano, tem lugar na cidade de Ndalatando, província do Kwanza Norte.

Erguido ainda na era colonial, na altura designado campo de aviação de Carianga, a infra-estrutura possuía na altura apenas um terminal, agora ampliado e modernizado,e a sua pista era de terra batida.