Página 1 de 1

Uma semana especial e a reconstrução do país ANGOLA

Enviado: Qui Out 27, 2011 07:19
por Marcelo Areias
Uma semana especial e a reconstrução do país
http://jornaldeangola.sapo.ao/19/46/uma ... ao_do_pais" onclick="window.open(this.href);return false;

Por razões profissionais, mais uma vez visitei o Brasil, concretamente o Estado de S. Paulo, em trânsito para a Argentina onde acompanhei as eleições realizadas no domingo, 23 de Outubro. Quando o avião da TAAG se fazia à pista do cosmopolita aeroporto de S. Paulo, dois aspectos saltaram à vista. O primeiro tem a ver com o número de aviões a aterrar e descolar ao mesmo tempo. O segundo, prende-se com as obras no aeroporto o que me remeteu de imediato para locais e momentos da reconstrução de Angola, onde homens e máquinas a trabalhar, empreendem todo o esforço para reerguer dos escombros um país dilacerado por longos anos de guerra. Ao ver no aeroporto de S. Paulo as obras de "reconstrução" fiquei satisfeito porque afinal é mesmo verdade, "Angola tem um rumo".
Escrevi esta frase entre aspas porque ela foi proferida pelo Presidente José Eduardo dos Santos no seu discurso sobre o Estado da Nação, proferido ao país, na Casa da Democracia, ante os representantes do povo.
Ainda do discurso, sinto grande prazer em parafrasear a referência feita à Juventude Angolana, a quem o mais alto magistrado da Nação recordou que tem uma trajectória histórica na vida do país, com acções directas na luta de libertação nacional e hoje em muitas batalhas e acções que possibilitam a construção de uma Angola livre e democrática, apesar de ainda serem visíveis sequelas, nas mais diversas formas, que afectam a sociedade angolana. Por estas razões considero a semana passada como sendo especial para mim.
Mas há outros acontecimentos que igualmente marcaram aquele período de uma forma muito positiva. No dia 20 de Outubro, um dos meus irmãos completou 50 anos e por ironia do destino, comemorou-os justamente na cidade de Rio de Janeiro, para onde se deslocou em missão de serviço, sendo o único senão o facto de não podermos festejar à nossa maneira angolana, com tudo e todos, porque afinal é um acontecimento completar meio século de vida. Esta referência é feita apenas pela razão de que, na nossa tradição urbana, o mano mais velho, sobretudo numa condição em que o pai já não faz parte do mundo dos vivos, é considerado pai, sendo uma razão que tornou especial a semana.
Foi ainda na semana passada que a Presidente do Brasil, no decurso da sua primeira viagem ao continente africano, visitou Angola.
E porque falei da TAAG, foi a bordo de um dos seus mais modernos aviões que, por via do Jornal de Angola, tomei conhecimento do brinde feito por uma equipa de pilotagem, à Ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, na comemoração do seu aniversário, ocorrido justamente a bordo.
Antes de prosseguir, e enquanto funcionário do Ministério da Comunicação Social, envio os meus parabéns atrasados à senhora ministra. Na sequência das razões que fazem especial a semana passada, não posso deixar de referir a comemoração de mais um aniversário do episcopado da Igreja Metodista Unida, celebrado no dia 21, data que marca o início de uma direcção local da igreja que me viu crescer e a ela serei eternamente grato pelos ensinamentos que fazem de mim o que sou. Outro factor que torna especial a semana que passou, prende-se com o facto de ter se concretizado um desejo que vem desde 1986, por altura do Mundial de Futebol, realizado no México, no qual o mundo se rendeu à "magia" futebolística de Diego Armando Maradona.
Tal desejo era justamente conhecer a sua pátria, o que ocorreu na semana que considero especial e de onde expedi este texto.