Acidente no Huambo

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schroeder
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Re: Acidente no Huambo

Mensagem por schroeder »

chileno 777 escreveu:
schroeder escreveu:... pelas duas fotos anexas , a impressão que se tem ... ATENÇÃO EU DISSE IMPRESSÃO , não estou concluindo nada ...
... é que , pelo fato do acidente ter sido na descolagem e pela situação da helice do motor direito ( ela bateu a plena
potencia ) ... aliada a elevação da pista 5.650 pes , mais o fato de que NINGUEM FAZ PESO E BALANCEAMENTO ,
principalmente no Brasilia pois tem motor de sobra ( ainda não ficaram sabendo que o que faz avião voar não é o MOTOR
mas sim as asas , e Brasilia não tem asa .... ou seja tem pouca ) ... leva-se a primeira conclusão de que estava acima do
peso maximo de decolagem ....

... PARA QUEM GOSTA DE DETALHES ...

em ensaios de voo todo projeto é calculado para resistir a 10% acima do publicado .
o Brasilia EM SIMULADOR não voa , eu disse não voa , com 6% ACIMA do peso maximo
ou seja , com apenas 600 quilos de excesso , e em condições ISA ele não voa monomotor

o que dira no Huambo com 5650 pes de elevação , e que 600 quilos , como costumo ouvir
praticamente todos os dias .... " ... são apenas 600 quilos ... " ...
600 kilos acima do peso maximo de descolagem na eventualidade de voo monomotor em Lubango ou Huambo em algums turboprops (E120, ATR 72) e um suicidio absoluto. Acho que nao e preciso peso e balanceamento para evitar isso :(
Obs: 600 kilos e o 5% do MTOW do E120 (PT118 A/B)
Obrigado pelo seu ponto de vista :yeah:
... obrigado

... apenas mais um pequeno detalhe ,nos ATRs modelo 42 300/320 os mesmos 600 quilos são um problema MUITO menor do que nos E 120 visto que nos ATRs o peso de descolagem são de 16.700 e 16.900 quilos respectivamente e ai o PERCENTUAL de excesso diminui bastante daqueles 5%

... em ensaios de simulador , os ATRs 42 300 e 320 NÃO VOAM com o excesso calculado de projeto de 10% NA CONDIÇÃO BIMOTOR o que dira na condição de monomotor .

... pilotos de E 120 ( e não falo de NENHUM em particular ) se esquecem dessa particulariedade e sempre pensam que pelo simples fato do E 120 ter o MESMO motor do ATR 42 300 , aliada ao fato de que os ATRs tem quase 5000 quilos a mais , que isso justifica o fato de poderem colocar peso acima do maximo permitido , se esquecendo de que o que faz avião voar são as asas , e exceder o limite de carga alar significa assinar uma tragedia antecipadamente .

... o comandante do voo que se acidentou é meu amigo particular , mas eu jamais irei perguntar a ele o que aconteceu realmente , muito embora possa se ter uma primeira noção pelas duas fotos . Errar faz parte de todo ser humano , diminuir essa quantidade de erros , saber administrar aqueles que irão por vir ou ainda saber CONVIVER com aqueles cometidos é que diferencia um comandante de outro .

... aprender com os erros dos outros e evitar de comete-los é o melhor meio de se manter vivo

.... um abraço meu caro triplo sete , ja faz tempo que não nos esbarramos pela placa .... :whistling:
schroeder
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Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 15:57

Re: Acidente no Huambo

Mensagem por schroeder »

chileno 777 escreveu:
schroeder escreveu:... pelas duas fotos anexas , a impressão que se tem ... ATENÇÃO EU DISSE IMPRESSÃO , não estou concluindo nada ...
... é que , pelo fato do acidente ter sido na descolagem e pela situação da helice do motor direito ( ela bateu a plena
potencia ) ... aliada a elevação da pista 5.650 pes , mais o fato de que NINGUEM FAZ PESO E BALANCEAMENTO ,
principalmente no Brasilia pois tem motor de sobra ( ainda não ficaram sabendo que o que faz avião voar não é o MOTOR
mas sim as asas , e Brasilia não tem asa .... ou seja tem pouca ) ... leva-se a primeira conclusão de que estava acima do
peso maximo de decolagem ....

... PARA QUEM GOSTA DE DETALHES ...

em ensaios de voo todo projeto é calculado para resistir a 10% acima do publicado .
o Brasilia EM SIMULADOR não voa , eu disse não voa , com 6% ACIMA do peso maximo
ou seja , com apenas 600 quilos de excesso , e em condições ISA ele não voa monomotor

o que dira no Huambo com 5650 pes de elevação , e que 600 quilos , como costumo ouvir
praticamente todos os dias .... " ... são apenas 600 quilos ... " ...
600 kilos acima do peso maximo de descolagem na eventualidade de voo monomotor em Lubango ou Huambo em algums turboprops (E120, ATR 72) e um suicidio absoluto. Acho que nao e preciso peso e balanceamento para evitar isso :(
Obs: 600 kilos e o 5% do MTOW do E120 (PT118 A/B)
Obrigado pelo seu ponto de vista :yeah:
... obrigado

... apenas mais um pequeno detalhe ,nos ATRs modelo 42 300/320 os mesmos 600 quilos são um problema MUITO menor do que nos E 120 visto que nos ATRs o peso de descolagem são de 16.700 e 16.900 quilos respectivamente e ai o PERCENTUAL de excesso diminui bastante daqueles 5%

... em ensaios de simulador , os ATRs 42 300 e 320 NÃO VOAM com o excesso calculado de projeto de 10% NA CONDIÇÃO BIMOTOR o que dira na condição de monomotor .

... pilotos de E 120 ( e não falo de NENHUM em particular ) se esquecem dessa particulariedade e sempre pensam que pelo simples fato do E 120 ter o MESMO motor do ATR 42 300 , aliada ao fato de que os ATRs tem quase 5000 quilos a mais , que isso justifica o fato de poderem colocar peso acima do maximo permitido , se esquecendo de que o que faz avião voar são as asas , e exceder o limite de carga alar significa assinar uma tragedia antecipadamente .

... o comandante do voo que se acidentou é meu amigo particular , mas eu jamais irei perguntar a ele o que aconteceu realmente , muito embora possa se ter uma primeira noção pelas duas fotos . Errar faz parte de todo ser humano , diminuir essa quantidade de erros , saber administrar aqueles que irão por vir ou ainda saber CONVIVER com aqueles cometidos é que diferencia um comandante de outro .

... aprender com os erros dos outros e evitar de comete-los é o melhor meio de se manter vivo

.... um abraço meu caro triplo sete , ja faz tempo que não nos esbarramos pela placa .... :whistling:
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