Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

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Ivandro
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Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por Ivandro »

Finalmente o erro será reparado....como pode ter durado tanto tempo a competição na nossa aviação de duas companhias estatais?falo vos concretamente da TAAG e da SONAIR duas companhias de peso no mercado e ambas sustentadas pelo estado facto que jamais deveria ter se verificado...e o que vem pela frente resultado desta decisão?fusão de ambas expandindo assim a frota actual da TAAG com aeronaves moderníssimas e o que provocará a retirada de operação dos 737-200 tal como sucedeu se com os B.747,e com isso nós passageiros é que temos a ganhar pois serão viagens cada vez mais confortaveis visto que o design interior dos aviões da SONAIR apresentam maior confortabilidade dos que da TAAG...e é também de se louvar a chegada, ainda este ano,dos B 777-300ER da TAAG abrindo assim novas opcões de rotas para os seus fiéis consumidores...enfim,é notável o esforço da TAAG em requalificar os seus serviços e quem sabe no futuro,não veremos a TAAG inserida em uma das alianças mundiais da aviação... :clap:
C-Check
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Re: Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por C-Check »

Ivandro escreveu:Finalmente o erro será reparado....como pode ter durado tanto tempo a competição na nossa aviação de duas companhias estatais?falo vos concretamente da TAAG e da SONAIR duas companhias de peso no mercado e ambas sustentadas pelo estado facto que jamais deveria ter se verificado...e o que vem pela frente resultado desta decisão?fusão de ambas expandindo assim a frota actual da TAAG com aeronaves moderníssimas e o que provocará a retirada de operação dos 737-200 tal como sucedeu se com os B.747,e com isso nós passageiros é que temos a ganhar pois serão viagens cada vez mais confortaveis visto que o design interior dos aviões da SONAIR apresentam maior confortabilidade dos que da TAAG...e é também de se louvar a chegada, ainda este ano,dos B 777-300ER da TAAG abrindo assim novas opcões de rotas para os seus fiéis consumidores...enfim,é notável o esforço da TAAG em requalificar os seus serviços e quem sabe no futuro,não veremos a TAAG inserida em uma das alianças mundiais da aviação... :clap:

Caro Ivandro....eu não daria pulos de alegria tão cedo.
Há varias questões que se colocam nesta "fusão":

1. Tanto a TAAG como a Sonair são empresas financeiramente em péssimo estado, por terem um accionista maioritario que não se cansava de injectar dinheiro. Apesar de ser em escalas diferentes ambas as cias têm uma cultura de ineficiência. A Sonair historicamente foi melhorando tendo começando como um departamento da Sonangol e evoluído para uma subsidiaria. Dois factores a ter em consideração para esta evolução na qualidade da Sonair: Primeiro: os standards elevados dos clientes da sonair (BP, Esso, Total etc) que faziam e fazem constantes auditorias de qualidade a empresa. Segundo: os standards da Sonangol consideravelmente acima da media das outras empresas publicas.

2. Existe um problema de "Corporate Governance". Nesta fusão a Sonangol passava a ser accionista da TAAG? Se for este o caso é facil prever os choques que existirão entre o modelo de gestão do mundo Sonangol com o modelo de gestão da TAAG habituada a ver a política prevalecer sobre a gestão.

3. As fusões têm o risco de monopólios. Para todos os efeitos a Sonair tinha preços +- enquadrados com o verdadeiro custo de produção, e a TAAG fazia claramente dumping no mercado. Se esta fusão significar que se ira manter os preços da TAAG, então é o fim da concorrência. Ninguém consegue concorrer com bilhetes a USD 70 no mercado Angolano.

e mais.....etc etc há dezenas de questões em aberto.

Pelo que conheço do mercado Angolano e da mentalidade dos gestores, sobre tudo quando há política a mistura, acho prudente fazer os prognosticos só no fim do jogo :mrgreen:
Clipper202

Re: Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por Clipper202 »

Ivandro escreveu:Finalmente o erro será reparado....como pode ter durado tanto tempo a competição na nossa aviação de duas companhias estatais?falo vos concretamente da TAAG e da SONAIR duas companhias de peso no mercado e ambas sustentadas pelo estado facto que jamais deveria ter se verificado...e o que vem pela frente resultado desta decisão?fusão de ambas expandindo assim a frota actual da TAAG com aeronaves moderníssimas e o que provocará a retirada de operação dos 737-200 tal como sucedeu se com os B.747,e com isso nós passageiros é que temos a ganhar pois serão viagens cada vez mais confortaveis visto que o design interior dos aviões da SONAIR apresentam maior confortabilidade dos que da TAAG...e é também de se louvar a chegada, ainda este ano,dos B 777-300ER da TAAG abrindo assim novas opcões de rotas para os seus fiéis consumidores...enfim,é notável o esforço da TAAG em requalificar os seus serviços e quem sabe no futuro,não veremos a TAAG inserida em uma das alianças mundiais da aviação... :clap:


Caro Ivandro vai me desculpar mais nao consegui entender na totalidade seu post.
A qual decisao esta se referindo? O erro vai ser reparado de que forma? Fusao de que tipo?

En fim agradecia que pudesse esclarecer um pouco mais.


PS: bemvindo ao forum


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Ivandro
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Re: Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por Ivandro »

Bom pelo que ouvi haverá a fusão SONAIR-TAAG brevemente,e concerteza como qualquer acordo há uma série de burocracias a serem cumpridas o que faz com que seus resultados não sejam visíveis do dia para noite vejamos o caso da CONTINENTAL-UNITED por exemplo e entre outros...
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Ivandro
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Registrado em: Dom Mar 13, 2011 20:02

Re: Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por Ivandro »

chileno 777 escreveu:
Ivandro escreveu:Finalmente o erro será reparado....como pode ter durado tanto tempo a competição na nossa aviação de duas companhias estatais?falo vos concretamente da TAAG e da SONAIR duas companhias de peso no mercado e ambas sustentadas pelo estado facto que jamais deveria ter se verificado...e o que vem pela frente resultado desta decisão?fusão de ambas expandindo assim a frota actual da TAAG com aeronaves moderníssimas e o que provocará a retirada de operação dos 737-200 tal como sucedeu se com os B.747,e com isso nós passageiros é que temos a ganhar pois serão viagens cada vez mais confortaveis visto que o design interior dos aviões da SONAIR apresentam maior confortabilidade dos que da TAAG...e é também de se louvar a chegada, ainda este ano,dos B 777-300ER da TAAG abrindo assim novas opcões de rotas para os seus fiéis consumidores...enfim,é notável o esforço da TAAG em requalificar os seus serviços e quem sabe no futuro,não veremos a TAAG inserida em uma das alianças mundiais da aviação... :clap:


Caro Ivandro vai me desculpar mais nao consegui entender na totalidade seu post.
A qual decisao esta se referindo? O erro vai ser reparado de que forma? Fusao de que tipo?

En fim agradecia que pudesse esclarecer um pouco mais.


PS: bemvindo ao forum


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Bem meu caro refiro me sobre a fusão da sonair-taag brevemente e isso será um reparo no erro que se verificava pois não é possível haver concorrência entre duas estatais no mesmo ramo,uma delas teria que ser privatizada pelo menos...
Obrigado pela cortesia,mas para mim é um prazer participar de conversas sobre este mundo que muito anseio fazer parte..
C-Check
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Re: Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por C-Check »

Ivandro escreveu:Bom pelo que ouvi haverá a fusão SONAIR-TAAG brevemente,e concerteza como qualquer acordo há uma série de burocracias a serem cumpridas o que faz com que seus resultados não sejam visíveis do dia para noite vejamos o caso da CONTINENTAL-UNITED por exemplo e entre outros...

Ivandro voce já faz parte deste mundo e é naturalmente bem vindo. :cheers:

Angola possui um enquadramento muito particular, por isso é difícil nesta fase dizer que uma fusão entre duas cias publicas seria uma mais valia para o mercado. A fusão CO-UN, ou BA-IB são feitas em cenários totalmente diferentes, aonde existe regulamentação e muito cuidado para não fomentar os monopólios.

Se tiver mais detalhes sobre esta fusão partilhe aqui, para podermos tirar mais ilações sobre o futuro :yesyes:

abraço, :yeah:
Clipper202

Re: Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por Clipper202 »

Acho que mais que uma fusao o ideal seria uma privatizacao da TAAG. (capitais nacionais e estrangeiros).
C-Check
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Re: Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por C-Check »

chileno 777 escreveu:Acho que mais que uma fusao o ideal seria uma privatizacao da TAAG. (capitais nacionais e estrangeiros).
Sim desde que o estado se mantive-se como accionista maioritario, naturalmente com uma golden share.
agostinho
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Re: Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por agostinho »

C-Check escreveu:
chileno 777 escreveu:Acho que mais que uma fusao o ideal seria uma privatizacao da TAAG. (capitais nacionais e estrangeiros).
Sim desde que o estado se mantive-se como accionista maioritario, naturalmente com uma golden share.
Estou completamente de acordo ctgo, e espero que não seja de outra maneira.
Sérgio Agostinho
Clipper202

Re: Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por Clipper202 »

Descupem mais nao concordo com voces caros Agostinho e CCheck.

Taag deve ser privatizada e o Estado deixar de ter participacao...no pior dos casos ser accionista minoritario. Empresas do Estado (especialmente na aviacao) geralmente nao sao rentaveis, tendem ao nepotismo e trafico de influencias, e na larga vao a falencia perjudicando ao resto dos contribuintes que durante anos mantiveram com seu esforco (impostos) uma empresa ineficiente.
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Re: Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por C-Check »

chileno 777 escreveu:Descupem mais nao concordo com voces caros Agostinho e CCheck.

Taag deve ser privatizada e o Estado deixar de ter participacao...no pior dos casos ser accionista minoritario. Empresas do Estado (especialmente na aviacao) geralmente nao sao rentaveis, tendem ao nepotismo e trafico de influencias, e na larga vao a falencia perjudicando ao resto dos contribuintes que durante anos mantiveram com seu esforco (impostos) uma empresa ineficiente.
Chileno777,

Acredite que em tempos também tive a mesma opinião. Mas aconselho todos a lêrem o case study da Singapure Airlines.
Creditada em muitos meios como sendo a "melhor" cia do mundo, e 100% detida pelo estado :yeah:

A Airfrance também é um bom exemplo, quando no final da decada de 90 o governo de Miterrand acabou com a UTA e fundiu as duas cias melhorando ao mesmo tempo os preceitos de eficiência e rentabilidade. Vários analistas consideram que esta manobra salvou a AirFrance.

Podemos ver varios exemplos do género espalhados pelo mundo.

Tenho de ser honesto e aceitar que o inverso verifica-se na maioria dos casos (cias publicas na sua maioria são ineficientes).

A minha analise situa o problema no board. É lá que são tomadas as decisões, e é lá que o accionista deve definir a estratégia da cia. Seja este accionista publico ou privado. O exemplo da Singapura Airlines é o perfeito exemplo que um accionista publico (estado) pode definir uma estratégia maioritariamente virada para preceitos de boa gestão e de geração de valor.

Bom agora nós por cá. O accionista maioritario da TAAG têm demostrado que prefere uma estratégia de gestão política da cia. O próprio modelo de governance da cia (dependente do ministério dos transportes) favorece a ineficiência. Contudo caros amigos, a pressão que têm sido feita por organismos internacionais (ex. FMI) ao estado Angolano para que a sua gestão seja eficiente têm nitidamente colocado pressão as empresas publicas para fazerem a sua cota parte.

Acredito que a mudança de postura do accionista da TAAG irá começar a efectivar-se na próxima republica.

Sinceramente duvido que a cia seja privatizada.

Posso estar errado :Muro:
Clipper202

Re: Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por Clipper202 »

Pensei que a AirFrance fosse privada, e que tivesse sido privatizada justamente devido a sua pessima gestao e para evitar uma falencia. Poderia me confirmar esta informacao por favor?

Com relacao a Singapore Airlines devo admitir que nao sabia mesmo, porem acredito mesmo que neste caso aplicase o ditado que diz "a excepcao confirma a regra". :confuso:


Acho que a Etihad e Qatar tb pertencem ao estado, pagam excelentes salarios, tem bom servicio mais sao fortemente subsidiadas e nenhuma das duas conseguiu dar lucro ate agora.


Taag para continuar ser do Estado e ser rentavel so mesmo trazendo os gestores da Singapore. :hahaha:
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Re: Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por C-Check »

chileno 777 escreveu:Pensei que a AirFrance fosse privada, e que tivesse sido privatizada justamente devido a sua pessima gestao e para evitar uma falencia. Poderia me confirmar esta informacao por favor?

Com relacao a Singapore Airlines devo admitir que nao sabia mesmo, porem acredito mesmo que neste caso aplicase o ditado que diz "a excepcao confirma a regra". :confuso:


Acho que a Etihad e Qatar tb pertencem ao estado, pagam excelentes salarios, tem bom servicio mais sao fortemente subsidiadas e nenhuma das duas conseguiu dar lucro ate agora.


Taag para continuar ser do Estado e ser rentavel so mesmo trazendo os gestores da Singapore. :hahaha:

Em entrevista a SkyNews o CEO da Etihad diz que a cia prevê atingir o break-even este ano.
Não nos podemos esqueçer que a cia têm apenas 7 anos de existência.

Hoje estou muito cansado não escrevo mais :fp:

1 abraço.
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Re: Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por Ivandro »

Bom o sucesso de cias aéreas estatais dependem da boa gestão do estado sim e o problema da TAAG reside ai não que o estado não esteja a cumprir o papel de accionista maioritário mas tvz tenha haver com a capacidade de inovação e agilidade dos dirigentes directos da cia,os q trabalham directamente na companhia tvz se tivessem novas idéias,novas formas de chamar a atenção aos passageiros,principalmente dos vôos internacionais,tvz dispertasse mais a atenção,vejamos um novo design sem fugir ao logotipo principal q é a palanca(alias a pintura dos novos aviões que estavam nas publicidades e mesmo em fotos q estao em alguns sites tiradas no aeroporto de seattle estava mto bonita) quer dizer,fazer uma restruturação séria mesmo não apenas mudar as comissárias,tb ajuda mas vemos que o seu mal funcionamento começa já no check in...
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Re: Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por C-Check »

Ivandro escreveu:Bom o sucesso de cias aéreas estatais dependem da boa gestão do estado sim e o problema da TAAG reside ai não que o estado não esteja a cumprir o papel de accionista maioritário mas tvz tenha haver com a capacidade de inovação e agilidade dos dirigentes directos da cia,os q trabalham directamente na companhia tvz se tivessem novas idéias,novas formas de chamar a atenção aos passageiros,principalmente dos vôos internacionais,tvz dispertasse mais a atenção,vejamos um novo design sem fugir ao logotipo principal q é a palanca(alias a pintura dos novos aviões que estavam nas publicidades e mesmo em fotos q estao em alguns sites tiradas no aeroporto de seattle estava mto bonita) quer dizer,fazer uma restruturação séria mesmo não apenas mudar as comissárias,tb ajuda mas vemos que o seu mal funcionamento começa já no check in...
aqui quem inova é despedido :D:
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Re: Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por Ivandro »

Hahhahhahahahha....gostei dessa....mas um dia quem sabe isso não mudará???
C-Check
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Re: Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por C-Check »

Ivandro escreveu:Hahhahhahahahha....gostei dessa....mas um dia quem sabe isso não mudará???
Já esta a mudar.
Mas Roma não foi construída em 1 dia, e Angola precisa de tempo para que as mentalidades mudem.
A vêr vamos :coffee:
schroeder
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Re: Até que enfim deram se conta do erro na nossa aviação

Mensagem por schroeder »

Ivandro escreveu:.... e quem sabe no futuro,não veremos a TAAG inserida em uma das alianças mundiais da aviação...
...... :lol: .... :lol: .... :lol:
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