Re-Certificação

Primeiro fórum sobre a aviação em Angola, com notícias, novidades, fotos, história, bate-papo, turismo e muita informação sobre a aviação neste país africano!

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re-Certificação

Mensagem por Jaime Carneiro »

Tenho estado longe da aviação nos ultimos mêses. :fp:
Alguêm sabe dizer-me como é que esta estre processo de re-certificação do INAVIC? Ouvi já a algum tempo que Agosto era o deadline para as Cias estarem em conformidade. Alguêm confirma ou desconfirma? :unh?:
Avatars
Jaime Carneiro
Clipper202

Re: Re-Certificação

Mensagem por Clipper202 »

Nao sei confirmar con relacao ao deadline, mais ate agora nenhuma empresa tirando a Taag consegui obter o certificado de operador aereo e pelo que sei o processo esta a ser muito dificil.
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Re-Certificação

Mensagem por Jaime Carneiro »

chileno 777 escreveu:Nao sei confirmar con relacao ao deadline, mais ate agora nenhuma empresa tirando a Taag consegui obter o certificado de operador aereo e pelo que sei o processo esta a ser muito dificil.
Chileno777, Dificil porqué? :unh?:
Algum entrave por parte das autoridades? ou inêrcia das Cias?
Ou outro problema não "oficial" ? :mrgreen:
Avatars
Jaime Carneiro
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: Re-Certificação

Mensagem por agostinho »

chileno 777 escreveu:Nao sei confirmar con relacao ao deadline, mais ate agora nenhuma empresa tirando a Taag consegui obter o certificado de operador aereo e pelo que sei o processo esta a ser muito dificil.
Nem mesmo a Sonair, grande Chileno? Olhem que este é um dos meses do lançamento da dita cuja lista negra. Vamos lá ver que avanços ela trará para as nossas airliners, eu estava já a contar com a Sonair :unsure: .
Sérgio Agostinho
Clipper202

Re: Re-Certificação

Mensagem por Clipper202 »

Jaime Carneiro escreveu:
chileno 777 escreveu:Nao sei confirmar con relacao ao deadline, mais ate agora nenhuma empresa tirando a Taag consegui obter o certificado de operador aereo e pelo que sei o processo esta a ser muito dificil.
Chileno777, Dificil porqué? :unh?:
Algum entrave por parte das autoridades? ou inêrcia das Cias?
Ou outro problema não "oficial" ? :mrgreen:

Acho que e um pouco das duas coisas...Estive a conversar com o Chief pilot de uma empresa, (prefiro nao dizer o nome mais eles voam MD80) :wink: e o senhor disse que se antes o Inavic era 8 agora e 88, e muitas das vezes 888 :huh?: Por otro lado tb tenho estado a conversar com o alguem que trabalha no departamento de auditoria e qualidade de uma empresa regular que voa Emb 120 e ele afirmou que os inspectores do Inavic quando vao la, chegam com uma atitude muito arrogante e dispostos a encontrar falhas a tudo custo! :O.o:
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Re-Certificação

Mensagem por Jaime Carneiro »

ebaaaa granda a INAVIC :dente: assim mesmo. Bom esta atitude já é tipica, anos de inercia agora toca a :chicote: :box: todos :mrgreen:

Agora isso é realmente perigoso, primeiro acho que devem sim estar a dispostos a encontrar as não conformidades, contudo qualquer auditor\inspector sabe que têm de estar enquadrado na realidade :unsure:, senão ai mesmo é que ninguêm mais voa :rant:

Acredito que isso seja só medida inicial para por todo mundo em sentido :mrgreen:
Se as cias cumprirem logo logo eles começam a abrandar, até porque não tenhem disciplina para continuarem com este rigor todos os mêses :cool:
Avatars
Jaime Carneiro
DT777
PP
PP
Mensagens: 66
Registrado em: Qui Out 01, 2009 17:31

Re: Re-Certificação

Mensagem por DT777 »

agostinho escreveu:
chileno 777 escreveu:Nao sei confirmar con relacao ao deadline, mais ate agora nenhuma empresa tirando a Taag consegui obter o certificado de operador aereo e pelo que sei o processo esta a ser muito dificil.
Nem mesmo a Sonair, grande Chileno? Olhem que este é um dos meses do lançamento da dita cuja lista negra. Vamos lá ver que avanços ela trará para as nossas airliners, eu estava já a contar com a Sonair :unsure: .
Agostinho,

Bom dia ou Boa tarde,.....A Sonair já foi re-certificada "cara"....na passada sexta-feira dia 10/12/10, pelo INAVIC. :cheers:
Próximo passo: saida da dita cuja "lista negra".....com registo D2-.....OF COURSE !

Um abraco.
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Re-Certificação

Mensagem por Jaime Carneiro »

Caros,

Parece que esta re-certificação foi muito mal calculada. 72 horas depois a cia teve um avião a sair da pista numa aterragem em Cabinda.
Near miss...near miss...near miss.....de repente acidente :Muro:

Engraçado que nenhum jornal local falou do assunto, tive de ir a um jornal Português

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/I ... id=1734798" onclick="window.open(this.href);return false;

1 abc,

JC
Avatars
Jaime Carneiro
emersonpinto
PC
PC
Mensagens: 110
Registrado em: Dom Fev 11, 2007 17:34

Re: Re-Certificação

Mensagem por emersonpinto »

agostinho escreveu:
chileno 777 escreveu:Nao sei confirmar con relacao ao deadline, mais ate agora nenhuma empresa tirando a Taag consegui obter o certificado de operador aereo e pelo que sei o processo esta a ser muito dificil.
Nem mesmo a Sonair, grande Chileno? Olhem que este é um dos meses do lançamento da dita cuja lista negra. Vamos lá ver que avanços ela trará para as nossas airliners, eu estava já a contar com a Sonair :unsure: .


Caro Agostinho já no passado tinha dito e agora parece q vai ser mesmo.... os B737-700 Sonair vão pra TAAG pela informação q tenho ainda esta semana começa a voar um deles pra empresa.

Best Regards
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: Re-Certificação

Mensagem por agostinho »

Caro Jaime, esta notícia do F50 da Sonair ví na TPA Internacional, e não só, tb as consequências deste despiste, como o fecho do aeroporto no mesmo dia e o aeroporto de Cabinda sobrelotado de passageiro sem perspectivas de poderem viajar.

Caro Emerson, obrigado pela notícia acerca dos B737's da Sonair, não sabia de nada e confesso-te ser uma boa notícia, porque creio que as airliners em Angola devem saber definir-se qto ao serviço q prestam :yesyes: .
Mas tb já deves ter te apercebido que estou sequioso de notícias sobre a nossa aviação :hahaha: :hahaha:, estive em Luanda nos meses de Out, Nov, mas, tirando as vezes que estive no aeroporto, saí de lá sem grandes novidades. Valeu, só resta saber que registro eles terão.
Sérgio Agostinho
DT777
PP
PP
Mensagens: 66
Registrado em: Qui Out 01, 2009 17:31

Re: Re-Certificação

Mensagem por DT777 »

Jaime Carneiro escreveu:Caros,

Parece que esta re-certificação foi muito mal calculada. 72 horas depois a cia teve um avião a sair da pista numa aterragem em Cabinda.
Near miss...near miss...near miss.....de repente acidente :Muro:

Engraçado que nenhum jornal local falou do assunto, tive de ir a um jornal Português

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/I ... id=1734798" onclick="window.open(this.href);return false;

1 abc,

JC
Caros amigos e colegas, deixemo-nos do papel de "treinador de bancada" que nos fica muito mal...
Quem somos nós para servirmos de juizes do INAVIC?...Eles são "experts" e nós somos meros observadores.
A Taag aqui há uns anos saiu da pista em CDG, e continuou a voar por longos e felizes anos....até entrar na lista negra.
Os tugas tem 1 provérbio " o que tem o ass, a ver com as calcas?"....deixem a Sonair trabalhar, que pelo menos serve de exemplo à Taag e às demais!

Um abraco.
FS.
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Re-Certificação

Mensagem por Jaime Carneiro »

caro DT777,
O proposito do forum é justamente este. Partilhar opiniões, trocar impressões etc.
No caso especifico o INAVIC como autoridade reguladora têm realmente vindo a demonstrar uma maior eficiencia na aplicação dos normativos, contudo de todas as cias em Angola apenas a Taag e agora a Sonair estão "certificadas", o que leva a pergunta e as outras? Air26, Air Jet etc...
Caro forista se reparar no padrão das mensagens deste forum, até as criticas são construtivas aonde se apresenta os problemas e se discutem as soluções quase sempre com conhecimento de causa e experiencia. Há por aqui pilotos, engenheiros, gestores etc.
Avatars
Jaime Carneiro
DT777
PP
PP
Mensagens: 66
Registrado em: Qui Out 01, 2009 17:31

Re: Re-Certificação

Mensagem por DT777 »

Jaime Carneiro escreveu:caro DT777,
O proposito do forum é justamente este. Partilhar opiniões, trocar impressões etc.
No caso especifico o INAVIC como autoridade reguladora têm realmente vindo a demonstrar uma maior eficiencia na aplicação dos normativos, contudo de todas as cias em Angola apenas a Taag e agora a Sonair estão "certificadas", o que leva a pergunta e as outras? Air26, Air Jet etc...
Caro forista se reparar no padrão das mensagens deste forum, até as criticas são construtivas aonde se apresenta os problemas e se discutem as soluções quase sempre com conhecimento de causa e experiencia. Há por aqui pilotos, engenheiros, gestores etc.
Caro forista Jaime Carneiro,

Sim já reparei,....que este Forum é quase um clube de Elite! Tem pilotos, engenheiros, gestores etc. Mas atencão, eu disse "quase"...que me desculpem os Srs. Engenheiros e os Srs. Pilotos este forum,...é muito mais que isso! Tem pessoas das mais diversas origens, das mais diferentes classes ou sectores sociais mas que têm em comum 1 coisa: o gosto e a admiracão pela Aviacao Comercial e Professional, mesmo que não sejam grandes entendidos na matéria!

Portanto Caro J. Carneiro,.... este nào é um Clube Elitista, mas sim um clube/fórum de todos.

Sobre o caso, de tentar fazer um "linkage" entre a re-certificacão da Sonair pelo INAVIC e a saida de pista de um avião em Cabinda. Isso caro amigo,...simplesmente não colhe! Não existe qualquer ligacão entre um caso e outro.

Pelo facto de um avião ter tido um "INCIDENTE" não ACIDENTE (é muito diferente, uma coisa da outra)...se ainda tiver dúvidas, pergunte ao INAVIC.
Dizia eu,...pelo facto de um avião ter tido um mero incidente,....não se pode imediatamente ajuizar de que a "re-certificacão foi muito mal calculada"...!!??

A não ser que,....e aí peco desde já as minhas sinceras desculpas, estejamos na presenca de um perito do mais alto nível, que eventualmente tenha feito algumas SAFAS à TAAG e à Sonair e porque não?....ao próprio INAVIC. O que eu sinceramente não acredito...!

Boas Festas. :cheers:
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: Re-Certificação

Mensagem por agostinho »

Caro DT777, eu entendí as palavras ou frases do Jaime como uma gracinha, não precisas levar isto mto a fundo. Boas festas para todos :cheers: .
Sérgio Agostinho
Jaime Carneiro
PC
PC
Mensagens: 296
Registrado em: Qui Dez 18, 2008 11:12
Localização: 15nm from Bravo One

Re: Re-Certificação

Mensagem por Jaime Carneiro »

DT777 escreveu:
Jaime Carneiro escreveu:caro DT777,
O proposito do forum é justamente este. Partilhar opiniões, trocar impressões etc.
No caso especifico o INAVIC como autoridade reguladora têm realmente vindo a demonstrar uma maior eficiencia na aplicação dos normativos, contudo de todas as cias em Angola apenas a Taag e agora a Sonair estão "certificadas", o que leva a pergunta e as outras? Air26, Air Jet etc...
Caro forista se reparar no padrão das mensagens deste forum, até as criticas são construtivas aonde se apresenta os problemas e se discutem as soluções quase sempre com conhecimento de causa e experiencia. Há por aqui pilotos, engenheiros, gestores etc.
Caro forista Jaime Carneiro,

Sim já reparei,....que este Forum é quase um clube de Elite! Tem pilotos, engenheiros, gestores etc. Mas atencão, eu disse "quase"...que me desculpem os Srs. Engenheiros e os Srs. Pilotos este forum,...é muito mais que isso! Tem pessoas das mais diversas origens, das mais diferentes classes ou sectores sociais mas que têm em comum 1 coisa: o gosto e a admiracão pela Aviacao Comercial e Professional, mesmo que não sejam grandes entendidos na matéria!

Portanto Caro J. Carneiro,.... este nào é um Clube Elitista, mas sim um clube/fórum de todos.

Sobre o caso, de tentar fazer um "linkage" entre a re-certificacão da Sonair pelo INAVIC e a saida de pista de um avião em Cabinda. Isso caro amigo,...simplesmente não colhe! Não existe qualquer ligacão entre um caso e outro.

Pelo facto de um avião ter tido um "INCIDENTE" não ACIDENTE (é muito diferente, uma coisa da outra)...se ainda tiver dúvidas, pergunte ao INAVIC.
Dizia eu,...pelo facto de um avião ter tido um mero incidente,....não se pode imediatamente ajuizar de que a "re-certificacão foi muito mal calculada"...!!??

A não ser que,....e aí peco desde já as minhas sinceras desculpas, estejamos na presenca de um perito do mais alto nível, que eventualmente tenha feito algumas SAFAS à TAAG e à Sonair e porque não?....ao próprio INAVIC. O que eu sinceramente não acredito...!

Boas Festas. :cheers:
Caro DT777
Parece que entendeu mal quando disse que haviam engenheiros, pilotos etc. não como sendo elitista, mas sim por se tratar de uma especialidade, este não é um fórum social caro forista e consequentemente ninguém esta aqui para julgar estratos. Muito pelo contrario e como disse anteriormente trocar impressões, ideias, e opiniões. É um fórum aberto.

A saida de pista da Sonair em Cabinda é classificada como acidente tendo o avião sofrido danos (apesar de financeiramente serem mínimos e nos trens de aterragem, contudo necessitando reparação\substituição). O caro forista poderá consultar o Annex 13 como referencia, nenhum acidente\incidente é um mero episódio como o afirma acima; existem sempre fatores contundentes quer sejam de procedimentos (neste caso condições da pista ou não) ou "Human Factors". :yeah:

Em relação a SAFA, o estimado forista de certeza que sabe que a Safety Audit of Foreign Aircraft não se aplica a companhias (apenas a aviões, daí a palavra aircraft), se fosse para companhias não poderia de qualquer das formas aplicar-se a Sonair porque não voa para a EU, nem ao INAVIC por se tratar de um órgão regulador e não um operador. :whistling:

Para responder a sua ultima questão, para além de outras tenho a certificação de Auditor Interno e Auditor Avançado Interno ambas pela IATA em Genebra. Em ambas passadas como melhor aluno e com distinção. :coffee:

No final caro DT777 repito, ninguém esta aqui neste fórum para competir e mostrar que sabe mais ou menos. O objectivo é sabermos todos o máximo e trocar experiências sobre o mundo da aviação em Angola. Espero que não personalize. :cheers:
Avatars
Jaime Carneiro
DT777
PP
PP
Mensagens: 66
Registrado em: Qui Out 01, 2009 17:31

Re: Re-Certificação

Mensagem por DT777 »

Jaime Carneiro escreveu:
DT777 escreveu:
Jaime Carneiro escreveu:caro DT777,
O proposito do forum é justamente este. Partilhar opiniões, trocar impressões etc.
No caso especifico o INAVIC como autoridade reguladora têm realmente vindo a demonstrar uma maior eficiencia na aplicação dos normativos, contudo de todas as cias em Angola apenas a Taag e agora a Sonair estão "certificadas", o que leva a pergunta e as outras? Air26, Air Jet etc...
Caro forista se reparar no padrão das mensagens deste forum, até as criticas são construtivas aonde se apresenta os problemas e se discutem as soluções quase sempre com conhecimento de causa e experiencia. Há por aqui pilotos, engenheiros, gestores etc.
Caro forista Jaime Carneiro,

Sim já reparei,....que este Forum é quase um clube de Elite! Tem pilotos, engenheiros, gestores etc. Mas atencão, eu disse "quase"...que me desculpem os Srs. Engenheiros e os Srs. Pilotos este forum,...é muito mais que isso! Tem pessoas das mais diversas origens, das mais diferentes classes ou sectores sociais mas que têm em comum 1 coisa: o gosto e a admiracão pela Aviacao Comercial e Professional, mesmo que não sejam grandes entendidos na matéria!

Portanto Caro J. Carneiro,.... este nào é um Clube Elitista, mas sim um clube/fórum de todos.

Sobre o caso, de tentar fazer um "linkage" entre a re-certificacão da Sonair pelo INAVIC e a saida de pista de um avião em Cabinda. Isso caro amigo,...simplesmente não colhe! Não existe qualquer ligacão entre um caso e outro.

Pelo facto de um avião ter tido um "INCIDENTE" não ACIDENTE (é muito diferente, uma coisa da outra)...se ainda tiver dúvidas, pergunte ao INAVIC.
Dizia eu,...pelo facto de um avião ter tido um mero incidente,....não se pode imediatamente ajuizar de que a "re-certificacão foi muito mal calculada"...!!??

A não ser que,....e aí peco desde já as minhas sinceras desculpas, estejamos na presenca de um perito do mais alto nível, que eventualmente tenha feito algumas SAFAS à TAAG e à Sonair e porque não?....ao próprio INAVIC. O que eu sinceramente não acredito...!

Boas Festas. :cheers:
Caro DT777
Parece que entendeu mal quando disse que haviam engenheiros, pilotos etc. não como sendo elitista, mas sim por se tratar de uma especialidade, este não é um fórum social caro forista e consequentemente ninguém esta aqui para julgar estratos. Muito pelo contrario e como disse anteriormente trocar impressões, ideias, e opiniões. É um fórum aberto.

A saida de pista da Sonair em Cabinda é classificada como acidente tendo o avião sofrido danos (apesar de financeiramente serem mínimos e nos trens de aterragem, contudo necessitando reparação\substituição). O caro forista poderá consultar o Annex 13 como referencia, nenhum acidente\incidente é um mero episódio como o afirma acima; existem sempre fatores contundentes quer sejam de procedimentos (neste caso condições da pista ou não) ou "Human Factors". :yeah:

Em relação a SAFA, o estimado forista de certeza que sabe que a Safety Audit of Foreign Aircraft não se aplica a companhias (apenas a aviões, daí a palavra aircraft), se fosse para companhias não poderia de qualquer das formas aplicar-se a Sonair porque não voa para a EU, nem ao INAVIC por se tratar de um órgão regulador e não um operador. :whistling:

Para responder a sua ultima questão, para além de outras tenho a certificação de Auditor Interno e Auditor Avançado Interno ambas pela IATA em Genebra. Em ambas passadas como melhor aluno e com distinção. :coffee:

No final caro DT777 repito, ninguém esta aqui neste fórum para competir e mostrar que sabe mais ou menos. O objectivo é sabermos todos o máximo e trocar experiências sobre o mundo da aviação em Angola. Espero que não personalize. :cheers:
Claro que não Caro Jaime,....claro que não! Estamos aqui para trocar opiniões, para trocar experiências vividas, etc. etc.,mas não para personalizar discussões!
Mas deixe-me que lhe diga 1 coisa: Tem razão quando diz, que o caso de Cabinda é considerado um acidente e não um incidente. Mas sobre a SAFA discordo consigo.

É evidente que as SAFAS são sobre os aviões,....não sobre as Companhias! Quando eu me refiro a Safas sobre a Taag ou Sonair, é mais que óbvio e evidente que as Safety Audit of Foreign Aircraft são feitas sobre os seus aviões, e não sobre Camiões ou Submarinos pois dessas frotas, eles não as têem....que eu saiba!

Como disse atraz, não quero personalizar absolutamente nada.....mas o que é demasiado óbvio, não precisa de explicacão, certo?
Eu sabia que estavamos, em presenca de "some sort of an expert" ou seja um Auditor qualificado pela IATA em Geneve! Fico muito contente, em saber que temos Angolanos já a este nível, e precisamos de muitos mais,...Os meus sinceros parabéns Jaime Carneiro!

Eu não sou um individuo, que tenha andado por tão "doutas" paragens.... :rev: mas também não sou um qualquer leigo ou desconhecedor da matéria, uma vez que já fui ( I,....myself) por diversas vezes alvo, de SAFAS quer na Europa, Middle East e USA, por isso também sei do que estou a falar. E todas elas foram exercidas,(as inspeccões ou Audits) sobre os Aviões,....mais precisamente sobre as tripulacões, porque como toda a gente sabe os aviões, não sabem falar e, muito menos responder às inumeras perguntas, que os Inspectores fazem durante uma SAFA ! Eu sei, porque já passei por isso e posso dizer....que não é muito agradável! :naonao:

Sempre seguindo, o nosso objectivo de informar para maior esclarecimento...."don't take me personally" desejo-lhe a si Jaime e a todos os foristas:
HAPPY NEW YEAR, :cheers:
agostinho
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 526
Registrado em: Dom Set 14, 2008 17:26
Localização: Tongeren/Bélgica

Re: Re-Certificação

Mensagem por agostinho »

Começo a ter complexos em lidar com os nossos foristas :fp: , parece que eu sou o único neste fórum e não só, que somente gosta de aviões e tdo ligado a aviação, os restantes estão directa ou indirectamente ligados a ela. já sabia que o Jaime é auditor, mas começo a acreditar que o nosso DT777 se não é piloto, foi. :yesyes: , fico contente por isto, uma vez que eu nem sequer possibilidades tive para tentar fazer do meu grande sonho realidade. Feliz ano novos para tdos vcs.
Sérgio Agostinho
Responder