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Teremos o retorno dos voos comerciais na Pampulha?

Enviado: Qui Out 14, 2021 11:01
por Fernando C. Milke
Teremos o retorno dos voos comerciais no Aeroporto de Pampulha?

https://aviacaobrasil.com.br/teremos-o- ... -pampulha/

Aviação Brasil

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Em 2000 e 2001 fui 4 vezes de SP a BH via PLU (737-500 Rio Sul e Fokker 100 TAM), lembro que naquela época o aeroporto sempre estava com o saguão cheio e as salas de embarque e desembarque lotadas. Aliás, no piso superior havia um pequeno terraço panorâmico, será que está aberto?

Maurício, a Vasp operou regularmente com 727-200 em PLU? Qual rota? A TABA utilizou Fokker 100 lá? 727-200 no fim também? Grato.

Re: Teremos o retorno dos voos comerciais na Pampulha?

Enviado: Qui Out 14, 2021 13:55
por Maurício
Fernando, PLU me traz boas recordações. Vou listar somente algumas:
1964 - Ganhei um diploma de piloto-mirim e um distintivo da VASP, quando o Viscount 701 PP-SRQ realizava o voo SDU/PLU/SDU;
1995 - Voo MCZ/FOR/PLU, fretamento Soletur, no F100 TAM PT-MRK (ainda sem cs NUMBER ONE);
1996 - Voo FOR/PLU, fretamento Soletur, com pouso em PLU no jump-seat do F100 TAM PT-MRR (inesquecível!, mas foi antes de 2001);
Outros F100 em PLU: PT-MRP / PT-MRX (cs Brasil) / PT-MRN / PT-MQS / PT-MRW / PT-WHK...
Respondendo à sua pergunta:
Os Boeing 727-200 Super da VASP iniciaram operações em PLU, em JUL 1980, na rota comercial CGH/PLU/CGH sendo a maior aeronave de dimensões a operar nesse aeroporto. Com a inauguração de CNF em JAN 1984 passaram ali a operar até MAR 1989, quando foram desativados pela empresa;
A TABA não operou F100, nem Boeing 727-200 em PLU e sim com o turboélice DASH 800, na rota SDU/PLU/BSB e vice-versa;
Quanto ao possível retorno de voos comerciais em PLU entendo ser muito difícil, pois necessitaria de "derrubar" a Portaria ANAC de 2005, quando o então governador Aécio Neves apoiou para implementar os voos em CNF, através da construção da "Linha Verde". Essa Portaria não permite voos diretos para outras capitais;
Na minha modesta opinião, sabedor das dificuldades operacionais do aeroporto, sobretudo em tempos de chuvas, ainda acredito que se tivessem uns dois voos/dia, nos picos manhã e noite, para SDU e CGH não causariam problemas maiores, nem para a população de seu entorno. A AZUL já leva e traz suas aeronaves diariamente, inclusive os jatos, para manutenção e testes de motores em PLU.
Como a mesma concessionária de CNF ganhou a concorrência para PLU, tudo pode acontecer, inclusive o possível desmanche do atual terminal como noticiado semana passada. Aí apaga-se a história desse aeroporto construído em 1936, cujo primeiro voo comercial ocorreu em 1937, rota RIO/PLU, com o Electra 10 PP-PAS da PANAIR DO BRASIL.

Re: Teremos o retorno dos voos comerciais na Pampulha?

Enviado: Qui Out 14, 2021 20:49
por Maurício
Correção, Fernando:
A TABA, já no fim de sua existência, operou em PLU com os jatos:
AGO 1995 - T2935 - BSB 1800 1900 PLU - 2ª/4ª/6ª - F100
T2935 - BSB 2100 2200 PLU - 3ª/5ª/SAB - F100
T2914 - PLU 0800 0900 BSB - 2ª A SAB - F100

SET A DEZ 1995 - T2915 - BSB 1800 1900 PLU - 2ª A 6ª - B727-200
T2914 - PLU 0800 0900 BSB - 2ª A 6ª - B727-200

ATÉ JUL 1995 E DEPOIS, EM JAN 1996- OPERAVA COM DASH 8 - BSB/PLU/BSB.