Começam obras do novo Terminal de Cargas Internacional - POA

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Fernando C. Milke
MASTER
MASTER
Mensagens: 7294
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Começam obras do novo Terminal de Cargas Internacional - POA

Mensagem por Fernando C. Milke »

Começam obras do novo Terminal de Cargas Internacional do aeroporto

https://www.jornaldocomercio.com/_conte ... porto.html
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9466
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: Começam obras do novo Terminal de Cargas Internacional -

Mensagem por AeroEntusiasta »

Porto Alegre, 1º de junho de 2020

Porto Alegre Airport inicia as obras de construção do novo Terminal de Cargas Internacional

Investimento será de mais de R$ 50 milhões

A Fraport Brasil - Porto Alegre começa hoje, 1º de junho, as obras de construção do novo Terminal de Cargas Internacional (TECA), que podem ser observadas pela avenida Severo Dullius, próximo ao estacionamento 4.

A empresa planeja investir mais de R$ 50 milhões, destinados às etapas de edificações - como fundação, infraestrutura, superestrutura, cobertura e instalações hidrossanitárias, elétricas e complementares -, além de equipamentos de tecnologia da informação, mobiliários e toda a estrutura para o início das operações no novo local.

Com uma área de 10.615 m² (quase o dobro da atual em funcionamento), o complexo terá um amplo espaço, possibilitando uma maior verticalização de produtos, com ganhos de capacidade de armazenamento e processamento de cargas em razão do novo leiaute. O empreendimento terá novas áreas administrativas e escritórios modernos, projetados para proporcionar um atendimento ainda mais eficiente.

As intervenções contemplarão novas docas, sendo cinco para atividades de importação e outras oito dedicadas à exportação, permitindo, assim, mais operações e otimizando a logística de mercadorias, equipamentos e veículos.

Próximo ao estacionamento de 6.000 m², também serão feitas uma área exclusiva para espera de caminhões (10 vagas) e uma via de serviço com acesso restrito, que ligará o novo Terminal de Cargas ao pátio de aeronaves.

Outra implantação será a instalação de ambientes climatizados mais eficientes para acondicionar os produtos que circulam pelo TECA Internacional e necessitam de refrigeração adequada, bem como a adoção de um sistema de automação predial para aperfeiçoar o controle de todas as suas utilidades.

Antes das obras, um relevante projeto possibilitou a modernização e automatização das operações de cargas do TECA atual, por meio da implementação de um sistema que cumpre todos os requisitos da Receita Federal. Neste segundo momento, o projeto engloba, ainda, a construção de edificações e estruturas auxiliares, já estando prevista uma área para futuras expansões.

“O novo TECA Internacional não faz parte das obrigações do nosso contrato de concessão com a Agência Nacional de Aviação Civil, mas exercerá papel fundamental para alavancar a logística no Rio Grande do Sul, o que certamente acreditamos apesar do cenário atual gerado pela Covid-19”, comenta Andreea Pal, presidente da Fraport Brasil – Porto Alegre.

Com obras previstas para terminarem no segundo semestre de 2021, o novo TECA Internacional quase triplicará a capacidade de processamento e movimentação de cargas, aumentando de 35 mil para até 100 mil toneladas ao ano.

O investimento gerará uma média de 150 empregos diretos e indiretos no “pico” das obras, com profissionais atuando das 7h às 17h, além dos 237 empregos diretos já existentes no Porto Alegre Airport, considerando todas as áreas da Fraport Brasil – Porto Alegre.

A responsabilidade da execução das obras será do grupo A.Yoshii, com 55 anos de experiência no mercado e referência no seu segmento. “É uma satisfação trabalhar para a Fraport Brasil – Porto Alegre. O escopo deste projeto – novo Terminal de Cargas Internacional (TECA) – representa um avanço positivo para a qualidade da infraestrutura logística rio-grandense e para o sul do país. Juntos, priorizamos a contratação de fornecedores e mão de obra local, cumprindo um de nossos propósitos de fomentar empregos na região. Estamos motivados e engajados para cumprir este grande projeto com sucesso”, destaca Leonardo Yoshii, presidente do grupo A.Yoshii.

Atualmente, o TECA Internacional em funcionamento no Porto Alegre Airport opera 24h com o recebimento e armazenagem de insumos de importação e exportação. Os principais produtos que circulam no local são eletrônicos, maquinários e equipamentos, têxtil, eletromecânicos, calçados, automotivo e metal mecânico.

Fonte: Fraport - POA

Imagem
Responder