Página 1 de 1

AIRBUS: C295 realizada reabastecimento em voo com sucesso

Enviado: Qua Jan 29, 2020 09:46
por AeroEntusiasta
Imagem

Getafe, 29 de janeiro de 2020 - O Airbus C295 realizou com sucesso os primeiros contatos molhados (transferência de combustível) durante uma campanha de testes de reabastecimento em voo (AAR).

Os primeiros contatos secos (sem transferência de combustível) ocorreram em dezembro de 2019 e foram realizados em configuração com a rampa fechada, mangueira de 100 pés e sistema de visão remota. Os contatos molhados, realizados em Sevilha, Espanha, ocorreram em janeiro de 2020, entre uma aeronave-tanque Airbus C295 e uma aeronave operacional C295 da Força Aérea Espanhola como receptor, e aconteceram em velocidades de vôo entre 100 e 130 nós.

A aeronave-tanque estava equipada com o kit AAR removível e realizou cinco contatos molhados, transferindo um total de 1,5 toneladas de combustível. Os testes foram conduzidos em condições de luz do dia. O capitão Gabiña, piloto da Força Aérea Espanhola que participou da campanha de testes, disse: 'O grau de dificuldade nos testes de voo é sempre alto, pois envolve a realização de manobras que ninguém havia feito antes. Note-se que, devido ao comportamento positivo da aeronave, a operação foi um sucesso'.

A campanha de testes de voo também incluiu operações de vôo noturno e o bem-sucedido teste de proximidade em posição de pré-contato com um caça F18 da Força Aérea Espanhola a uma velocidade de 210 nós.

Imagem

Os testes bem-sucedidos ampliarão a versatilidade da marca registrada do C295 para operações táticas, incluindo missões de reabastecimento para helicópteros, transporte e aeronaves de combate.

Fonte: Airbus Defense