TORRE DE CONTROLE REMOTA

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
Mensagens: 9464
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

TORRE DE CONTROLE REMOTA

Mensagem por AeroEntusiasta »

Indra completa primeiro teste para gerir três aeroportos de forma simultânea

Simulação realizada dentro do projeto SESAR 2020 representa o primeiro passo para uma torre remota capaz de melhorar a mobilidade

A Indra, uma das principais companhias globais de tecnologia e consultoria do mundo, sua filial Indra Navia e a AVINOR (fornecedora de serviços de navegação aérea da Noruega) completaram com sucesso o primeiro exercício de simulação do programa SESAR 2020, com o objetivo de testar uma tecnologia que permitirá gerir vários aeroportos de forma remota a partir de uma posição única de controle de tráfego.

O novo exercício representa um importante avanço para o setor, já que ao gerenciar múltiplos aeroportos será possível responder de maneira mais assertiva aos objetivos de negócio dos operadores e agregar maior eficiência operacional, reduzindo custos.

Na prática, o teste foi realizado da seguinte forma: três controladores com grande experiência foram expostos a três cenários diferentes com crescente tráfego e complexidade. Após os exercícios, foram feitas entrevistas com eles a fim de tentar entender aspectos como a consciência situacional, diferentes fatores humanos, carga de trabalho recebida, limitações operacionais, viabilidade e ferramentas para conseguir maior capacidade de análise, etc.

Tudo isso feito com a nova ferramenta de planejamento e gestão da Indra, capaz de apresentar ao controlador uma linha de tempo que permite a visualização de forma gráfica e intuitiva dos voos pendentes, de acordo com as informações de saídas e chegadas disponíveis.

Além disso, a plataforma de testes, baseada em sistemas de gestão de tráfego aéreo da Indra, facilitou uma recriação completamente integrada do entorno de torre em 3D do tráfego nos aeroportos noruegueses de Røst, Haugesund e Bodø. Toda informação relevante e os controles foram desenvolvidos pela InNOVA, a posição de controlador aéreo que também desenvolveu a informação radar, meteorológica, monitoramento e controle do aeroporto e etiquetas de voo ouflight strips para os três aeródromos. A plataforma de validação também dispôs de outras ferramentas, como o sistema de comunicações de voz para operações aéreas.

O teste de validação agregou informação e resultados de grande valor, que servem de base para abordar o seguinte nível de maturidade e materializar o conceito de gestão remota de vários aeroportos de forma simultânea. Os resultados iniciais claramente indicam que é possível realizá-la.

O Programa de Torres Remotas da AVINOR contempla o desenvolvimento desta tecnologia para gerir 15 aeroportos a partir de um único Centro de Torre Remota. “Estamos muito felizes que esta validação tenha mostrado que estamos no caminho certo”, afirmou Jan Østby, diretor de serviços remotos da AVINOR ANS.

Sobre o SESAR

Como pilar tecnológico da iniciativa Céu Único Europeu, o SESAR tem como objetivo modernizar e harmonizar a gestão do tráfego aéreo na Europa. SESAR Joint Undertaking (SESAR JU) foi fundado em 2007 como uma sociedade público-privada para respaldar este esforço. Para conseguir, o consórcio alia o conhecimento e recursos de toda a comunidade ATM para definir, pesquisar, desenvolver e validar tecnologia inovadora e soluções operacionais. O SESAR JU também é responsável pela execução de Plano Mestre Europeu de ATM, que define as prioridades da UE em I+D e implementação. Fundado pela União Europeia e a Eurocontrol, o SESAR JU é integrado por 19 membros, que, juntamente com sócios e associações afiliadas, representa mais de 100 companhias trabalhando dentro e fora da Europa. O SESAR JU também estreita sua forma de trabalhar com o pessoal, associações, reguladores, operadores aeroportuários e comunidade científica.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia, consultoria e outsourcing do país. Conta com escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros, quatro softwares Centros de Produção e uma oferta diferenciada de soluções e serviços de alto valor agregado que atendem as necessidades dos mais diversos setores da economia.

Sobre a Indra

A Indra é uma das principais companhias globais de tecnologia e consultoria e o parceiro tecnológico para as operações-chave dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É um fornecedor líder mundial de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa, e a empresa líder em Tecnologias da Informação na Espanha e América Latina. Dispõe de uma oferta integral de soluções próprias e serviços avançados de alto valor agregado em tecnologia, que combina uma cultura única de confiabilidade, flexibilidade e adaptação às necessidades de seus clientes. A Indra é líder mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas integrais em áreas como Defesa e Segurança; Transporte e Tráfego; Energia e Indústria; Telecomunicações e Mídia; Serviços Financeiros; Processos Eleitorais; e Administração Pública e Saúde. Minsait é a unidade de negócio de transformação digital da Indra. No exercício de 2017, a Indra teve receitas de 3,011 bilhões de euros, 40.000 profissionais, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.
Responder