GOVERNO ARGENTINO lança licitação p/ comprar o novo Tango 1

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GOVERNO ARGENTINO lança licitação p/ comprar o novo Tango 1

Mensagem por AeroEntusiasta »

Governo Argentino lança licitação para comprar o novo Tango 01

por SEBASTIÁN IÑURRIETA | http://www.cronista.com

"Definitivamente, o presidente não pode viajar mais nos vôos comerciais". Quatro dias após o aviso do ministro da Patricia Bullrich, no programa de Mirtha Legrand, a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), com sede no Canadá, lançou um segundo concurso para a Casa Rosada para a compra do novo Tango 01. O momento do alerta, baseado em um relatório da Casa Militar relatado pelo jornal La Nación, não parecia acidental, em tempos em que o governo proclama austeridade e até a compra de uma palmeira por US $ 235 mil gera controvérsia.

Os licitantes terão tempo até o próximo 13 de fevereiro às 16 (hora de Montreal) para apresentar a aeronave que será avaliada pela ANAC (Administração Nacional de Aviação Civil): um deles substituirá, talvez no meio do ano, o Boeing 757 que Carlos Menem comprou em 1992 por US $ 67,5 milhões, desprogramado em El Palomar desde a inauguração de Mauricio Macri. Hoje está aguardando seu leilão no Banco Ciudad, que poderá ser realizado nas próximas semanas, depois de baixar sua avaliação de US $ 2,5 para US $ 1,5 milhão por falta de interesse. "Para deixá-lo como Air Force One (o avião presidencial dos EUA mais antigo) custaria US $ 20 milhões", calculam as fontes aeronáuticas. É um terço do que poderia ser pago pela sua substituição.

Na declaração, não reivindique tantos detalhes da aeronave pretendida. Ao contrário do concurso anterior na OACI, o órgão que foi chamado a fornecer transparência ao processo, mas foi de alta no ano passado com um escândalo que até levou a uma busca da ANAC do juiz Claudio Bonadio por ser, de acordo com a queixa "digitada" pelo CEO da Avianca, Carlos Colunga. No final daquela compra frustrada, havia dois possíveis Boeing 737 (para 15 passageiros), um de US $ 48,9 milhões e outro de US $ 54 milhões. O topo que La Rosada estava disposto a pagar era U $ S 65 milhões (com o preço de ontem, cerca de US $ 1.225.250.000).

O governo agora solicita uma aeronave sem especificar a marca, apenas que é "de longo alcance com configuração executiva"; que não foi fabricado antes de 2002; e que ainda possui 90% de sua vida útil. Como na folha cancelada, deve ser pintada com as cores da Presidência e depositada no Aeroparque.

Fonte: https://www.cronista.com/economiapoliti ... -0031.html
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