Governo Federal libera PLU

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Maurício
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Governo Federal libera PLU

Mensagem por Maurício »

Agora vai! Portaria do Ministério dos Transportes/GF publicada no D.O.U de hoje (25) libera PLU para voos comerciais, além dos regionais. Prometi a mim que não iria falar mais nesse assunto, devido às grandes polêmicas dos prós e contras. Entretanto, a notícia é alvissareira para os usuários e vai melhorar a economia do Estado, em tempos de crise.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Fernando C. Milke
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Re: Governo Federal libera PLU

Mensagem por Fernando C. Milke »

Entre 2000 e 2001 fui 4 vezes a BH via Aeroporto da Pampulha (737-500 Rio Sul e Fokker 100 TAM), lembro que o saguão estava muito cheio e as salas de embarque e desembarque lotadas. O Terminal foi ampliado ou continua o mesmo? Aliás, no piso superior havia um pequeno terraço panorâmico, permanece?
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Maurício
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Re: Governo Federal libera PLU

Mensagem por Maurício »

Fernando,
Como a estrutura física do terminal é a mesma, a proposta seria liberar operação nacional dos jatos, um voo a cada 15 minutos, ou seja, 4/h com A319, B737-700 e EMB 190 e talvez restrito para o período de 6h às 22h. E no piso superior ainda existe um terraço, que com o tempo foi diminuindo de extensão. Acredito que devam permitir somente voos de/para SDU/CGH/BSB e VIX. A confirmar.
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Re: Governo Federal libera PLU

Mensagem por Maurício »

Agora sim!..A GOL inicia amanhã (30/11), a venda dos bilhetes para os voos CGH/PLU/CGH de 22 JAN 2018, com B737-700 (138 pax):
CGH 0705 PLU 0830
PLU 0900 CGH 1005
CGH 1620 PLU 1735
PLU 1805 CGH 1925

Vamos esperar QH, data e equipamento das outras cias.
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Fernando C. Milke
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Re: Governo Federal libera PLU

Mensagem por Fernando C. Milke »

Maurício escreveu:CGH 0705 PLU 0830
PLU 0900 CGH 1005
CGH 1620 PLU 1735
PLU 1805 CGH 1925
Bons horários, executivos/clientes a trabalho certamente vão gostar!
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Maurício
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Re: Governo Federal libera PLU

Mensagem por Maurício »

Fernando C. Milke escreveu:
Maurício escreveu:CGH 0705 PLU 0830
PLU 0900 CGH 1005
CGH 1620 PLU 1735
PLU 1805 CGH 1925
Bons horários, executivos/clientes a trabalho certamente vão gostar!
O problema já é a tarifa inicial, cerca de R$ 660 por trecho bem maior que em CNF. Assim, parece somente pax corporativo.
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Re: Governo Federal libera PLU

Mensagem por Maurício »

Maurício escreveu:
Fernando C. Milke escreveu:
Maurício escreveu:CGH 0705 PLU 0830
PLU 0900 CGH 1005
CGH 1620 PLU 1735
PLU 1805 CGH 1925
Bons horários, executivos/clientes a trabalho certamente vão gostar!
O problema já é a tarifa inicial, cerca de R$ 660 por trecho bem maior que em CNF. Assim, parece somente pax corporativo.
CORREÇÃO: Tarifas para embarque em 22 JAN 2018 para CGH, com partidas de:
PLU 9h - R$ 424;
CNF 10h - R$ 259;
CNF 16h40 - R$ 138;
PLU 18h05 - R$ 223;
Valores susceptíveis a variações.

Fonte: Estado de Minas - 01 DEZ 2017.
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Fernando C. Milke
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Re: Governo Federal libera PLU

Mensagem por Fernando C. Milke »

Além da Gol, quais empresas já estão com bilhetes a venda? Azul, TAM, Avianca?
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Re: Governo Federal libera PLU

Mensagem por Electra »

TCU barra volta de voos de grande porte para Aeroporto da Pampulha

Na decisão, o ministro Bruno Dantas dá 60 dias para a ANAC, Infraero e o Ministério dos Transportes apresentarem estudos de viabilidade

A volta dos voos de grande porte para o Aeroporto da Pampulha está suspensa por uma liminar do Tribunal de Contas da União (TCU). A decisão foi tomada nessa quarta-feira (27) e tem efeito até que o mérito da representação, que pede a revogação definitiva da portaria que permitiu a reabertura do terminal, seja julgado pela Corte. A medida contraria o governo do presidente Michel Temer (PMDB), que operou para a permissão por acordos políticos.
O despacho do ministro Bruno Dantas determina que o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MPTA) suspenda os efeitos da portaria 911, de 24 de outubro. Na avaliação de Dantas, o ato ocorreu de forma "aparentemente açodada e sem motivação idônea" e não foram justificadas a relevância e a urgência das medidas tomadas.
A decisão ocorreu no dia 24 de outubro, véspera da votação em que a Câmara dos Deputados rejeitou o recebimento da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB). O pedido para liberar o aeroporto teria partido do PR do ex-deputado Valdemar da Costa Neto, e atendia aos interesses de parte da bancada mineira.
No despacho, o TCU dá 60 dias para que o ministério apresente estudos técnicos e avaliações jurídicas demonstrando a possibilidade do reestabelecimento dos voos domésticos, sem restrições, no aeroporto Carlos Drummond de Andrade.

Prazo para explicações

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) terá o mesmo prazo para se pronunciar sobre os riscos e implicações da medida, incluindo os “efeitos obre as condições de conectividade, ambiente concorrencial sadio, modicidade tarifária e qualidade na prestação dos serviços públicos”.
Já a Infraero terá os mesmos 60 dias para apresentar o impacto dos voos sobre as receitas advindas da exploração do Aeroporto de Confins e sobre as despesas de investimento futuro necessárias para o Aeroporto da Pampulha, “realizando o cotejo entre vantagens e desvantagens dessa decisão para a saúde financeira da estatal”.
A permissão para os voos voltarem à Pampulha foi dada em portaria do Ministério dos Transportes no dia 24 de outubro. Já a representação contestando a decisão foi apresentada pelo senador Antonio Anastasia (PSDB), que pede a anulação da portaria. Na peça, ele alega que a portaria foi editada “sem a devida motivação, afrontando os princípios do estado democrático de direito, a jurisprudência e a doutrina”. O tucano cita ainda impactos negativos para o transporte aéreo na Região Metropolitana de BH, “como possível perda de conectividade, redução ou eliminação de voos internacionais e aumento do preço das passagens aéreas”.
A questão também está sendo discutida em ação na Justiça. A BH Airport, concessionária do Aeroporto de Confins, ingressou com ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para revogar o ato do ministério. O processo, que está sob a relatoria do ministro Francisco Falcão, deve ser julgado a partir de fevereiro, quando termina o recesso do Judiciário.

Anastasia aponta riscos

Autor da ação no TCU, o senador Antonio Anastasia comemorou a decisão e disse que sempre considerou a portaria uma “aberração sem motivos ou justificação”. Para ele, a permissão da volta dos voos para a Pampulha foi uma contradição com outra portaria do ministério que vedava as operações por motivo de segurança. “Desde o início sempre disse que o planejamento do Aeroporto de Confins foi feito exatamente para transformá-lo em um grande hub da aviação nacional e mesmo da internacional, na América do Sul. Temos condições de fazê-lo”, disse.
Para o tucano, a volta dos voos para a Pampulha “colocaria em risco anos de investimento” e haveria dificuldade de recuperar a confiança dos investidores, pois o contrato não previa a concorrência com o Aeroporto da Pampulha. “Temos primeiro de consolidar Confins, aumentado o número de passageiros e tendo o mesmo movimento de Rio e São Paulo. Só então poderemos ter dois aeroportos”, explicou.

Portaria causou prejuízos para Confins

O diretor-presidente da BH Airport, Adriano Pinho, acredita que a decisão do TCU dará forças para a ação judicial movida pela concessionária contra a portaria 911. “A decisão está muito na linha do que a gente vem defendendo em relação ao interesse público primário. A gente sempre alegou que essa medida não só aumenta o custo de passagens e reduz a oferte de voos e destinos mas também diminui a conectividade, afetando a capacidade do aeroporto de Confins de oferecer um hub da aviação”, disse.
Para o dirigente da BH Airport, a portaria também afetou a segurança jurídica e a atratividade para os investimentos em Confins. Segundo ele, Confins teve um prejuízo de R$ 16 milhões por causa da portaria ministerial. Isso porque a medida suspendeu um financiamento do BNDES de R$ 507 milhões que seria assinado em novembro, que seria para pagar um empréstimo ponte e realizar novos investimentos no aeroporto.
“Isso trouxe um custo adicional não previsto da ordem de R$ 16 milhões para prorrogar o empréstimo ponte. Não faz sentido a Infraero deixar um buraco de R$ 500 milhões no caixa aqui (em Confins) pretendendo investir dinheiro na Pampulha”, disse. Com a suspensão da portaria, a BH Airport vai procurar o BNDEs para reavaliar o plano de investimentos no Aeroporto de Confins.

Ministério do Trabalho não foi notificado

Procurado pelo Estado de Minas, o Ministério dos Transportes disse que ainda não foi notificado da decisão do TCU e, portanto, não vai se pronunciar. Apesar de citada, a ANAC também disse que não se posicionaria pelo fato de a portaria ser do ministério. A Infraero ainda não retornou.

Fonte: https://www.em.com.br/app/noticia/econo ... ulha.shtml
Grato desde já!
Abraços!!!
Fernando C. Milke
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Re: Governo Federal libera PLU

Mensagem por Fernando C. Milke »

Gol ainda mantém venda das passagens dos voos da Pampulha após decisão do TCU

03/01/2018 - 10h50 - Atualizado 13h42

No dia 27 de dezembro de 2017, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o Governo Federal suspenda cautelarmente a portaria do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPA) que liberou jatos de grande porte no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

A portaria permitia ainda voos para a capitais a partir de Belo Horizonte. Mesmo com a decisão do TCU, a Gol manteve a venda das passagens dos dois voos sem escalas que estão previstos para 22 de janeiro de 2018. A Gol foi a única a companhia até agora a ter voos aprovados com jatos de grande porte. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que está analisando a decisão do TCU. Somente após essa análise é que a agência vai se posicionar sobre o assunto. Enquanto isso não acontece, a Gol confirmou que irá continuar a vender as passagens.

A suspensão da portaria atendeu a um pedido do senador Antonio Augusto Junho Anastasia (PSDB/MG). O Superior Tribunal de Justiça (STJ) analisa pedido da BH Airport, concessionária de Confins, para que seja concedida liminar suspendendo os voos na Pampulha.

HOJE EM DIA
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