Processo de venda da Alitalia inicia com 18 interessados

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.

Processo de venda da Alitalia inicia com 18 interessados

Mensagempor José Cursio » Seg Jun 26, 2017 14:15

Boa tarde amigos Forenses.

Processo de venda da Alitalia inicia com 18 interessados

http://www.panrotas.com.br/noticia-turi ... html?lista

Fonte - Panrotas

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5770
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: Processo de venda da Alitalia inicia com 18 interessados

Mensagempor Electra » Sex Jul 21, 2017 20:28

Pelo menos 10 empresas fazem ofertas pela Alitalia

O prazo para realizar propostas não vinculantes terminou

Cerca de 10 empresas apresentaram ofertas não vinculantes pela companhia aérea Alitalia, que está sob intervenção do governo nacional e foi colocada à venda.
O prazo para protocolar as propostas terminou às 18h (horário local) desta sexta-feira (21), e entre elas estaria uma do grupo árabe Etihad Airways, que já detém 49% da empresa italiana.
"Continuam existindo fortes ligações entre a Etihad e a Alitalia, e permanecemos abertos a explorar todas as opções para manter e até reforçar esse vínculo", diz uma nota da companhia dos Emirados Árabes Unidos.
O conteúdo das ofertas não vinculantes - que não obrigam seu autor a comprar a empresa pelo preço proposto - será analisado ao longo dos próximos dias, mas ainda não se sabe se elas preveem a aquisição da Alitalia por inteiro, como deseja o governo.
Existe o temor de que a maioria das propostas seja pela compra de alguns ativos da maior companhia aérea italiana, o que forçaria Roma a desmembrá-la. "A empresa deve ser mantida em sua integridade, ela não deve ser fracionada", disse recentemente o ministro dos Transportes Graziano Delrio.
Entre os grupos que haviam demonstrado interesse pela Alitalia estavam British Airways, Ryanair, EasyJet e Lufthansa. O objetivo do governo é fixar para outubro o prazo para a apresentação das ofertas vinculantes.

Risco de falência

A crise na Alitalia se agravou após seus funcionários terem rejeitado um plano de demissões de 1 mil pessoas, requisito obrigatório para os acionistas aumentarem o capital da companhia aérea em 2 bilhões de euros.
Com isso, a empresa se viu na perspectiva de ficar sem liquidez e pediu a intervenção do governo. Se não encontrar um comprador, a Itália terá dois caminhos: tentar sanar a Alitalia e mantê-la em sua configuração societária atual ou decretar sua falência.
Ex-companhia aérea de bandeira, a empresa foi privatizada e é controlada atualmente pela holding Compagnia Aerea Italiana (CAI), que detém 51% de seu capital, e pela Etihad, dona dos 49% restantes. A segunda principal acionista da CAI é a estatal de correios Poste Italiane, com quase 19,48% de participação na holding.

Fonte: Agencia ANSA - http://www.jb.com.br/internacional/noti ... -alitalia/
Grato desde já!
Abraços!!!
Electra
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1184
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: Processo de venda da Alitalia inicia com 18 interessados

Mensagempor Electra » Ter Out 17, 2017 15:49

Lufthansa, EasyJet e mais 5 fazem ofertas pela Alitalia

Comissários do governo agora analisarão o conteúdo das propostas

Sete empresas apresentaram ofertas vinculantes pela Alitalia, maior companhia aérea da Itália, incluindo a alemã Lufthansa e a britânica EasyJet.
O prazo para a entrega dos envelopes com as propostas terminou na noite desta segunda-feira (16) - segundo o horário local -, e agora os comissários extraordinários nomeados pelo governo para administrar a Alitalia avaliarão seu conteúdo.
O que se sabe é que as ofertas de Lufthansa e EasyJet não são pela totalidade da empresa italiana. Segundo um comunicado da maior companhia de aviação civil da Alemanha, seu objetivo é criar uma "nova Alitalia", comprando apenas parte de seus ativos, como as rotas diretas italianas e europeias.
"A oferta compreende uma proposta por uma nova estrutura da Alitalia, com um modelo de negócios focalizado que poderia dar origem a perspectivas econômicas de longo prazo", diz a nota da Lufthansa.
Já a EasyJet preferiu não revelar detalhes de sua proposta e afirmou apenas que "fornecerá novas atualizações no tempo devido". A irlandesa Ryanair também havia manifestado interesse pela Alitalia, mas acabou saindo da briga por causa de seus problemas internos.
A empresa italiana foi colocada à venda após entrar em mais uma crise de liquidez, agravada pela recusa de seus funcionários em aceitarem um plano para demitir 1 mil pessoas. O corte era uma exigência dos acionistas para aprovar um aumento de capital de 2 bilhões de euros.
Com isso, a Alitalia se viu na perspectiva de ficar sem liquidez e pediu a intervenção do governo, que nomeou três comissários extraordinários para administrá-la e fez dois empréstimos-ponte, totalizando 600 milhões de euros, para permitir que a empresa continuasse operando.
Se não encontrar um comprador para a companhia aérea, a Itália terá dois caminhos: tentar sanar a Alitalia e mantê-la em sua configuração societária atual ou decretar sua falência.
Ex-companhia aérea de bandeira, a empresa foi privatizada e é controlada atualmente pela holding Compagnia Aerea Italiana (CAI), que detém 51% de seu capital, e pela Etihad Airways, dona dos 49% restantes.

Fonte - Agencia ANSA - http://www.jb.com.br/internacional/noti ... -alitalia/
Grato desde já!
Abraços!!!
Electra
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1184
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: Processo de venda da Alitalia inicia com 18 interessados

Mensagempor Electra » Qua Out 25, 2017 19:34

Fundo dos EUA mostra interesse em comprar Alitalia, diz jornal

Cerberus teria apresentado uma proposta após o leilão oficial

O fundo norte-americano Cerberus Capital Management teria enviado uma proposta para comprar a companhia aérea Alitalia, informou nesta quarta-feira (25) o jornal "Financial Times". No entanto, a proposta teria sido enviada após a finalização do prazo fixado para o leilão da empresa porque os norte-americanos consideraram o prazo inicial "muito restritivo".
De acordo com a publicação, a empresa estaria interessada na compra total da companhia aérea se esta puder ser "reestruturada totalmente". Ainda segundo a matéria, a Cerberus estaria disposta a investir entre 100 milhões e 400 milhões de euros, em um plano que prevê ainda um papel do Governo, com uma cota na companhia, e dos sindicatos, com uma espécie de "divisão de lucros".
A Alitalia recebeu propostas de sete empresas, incluindo a alemã Lufthansa e da britânica Easy Jet. No entanto, nenhum dos envelopes mostrou uma empresa interessada na compra total da companhia italiana, mas sim apenas por partes dela.
Após os rumores sobre a Cerberus, o diretor financeiro da Lufthansa, Ulrik Svensson, confirmou que a sua empresa tem o interesse em "uma nova Alitalia", mas descartou comprar a companhia "como está hoje".
A Alitalia foi colocada à venda após entrar em um nova grave crise de liquidez, agravada pela recusa dos funcionários de um novo plano de demissão de mais de mil funcionários.
O corte era uma exigência dos acionistas para aprovar um aumento de capital de cerca de dois bilhões de euros. Com isso, a empresa se viu na perspectiva de ficar sem liquidez e pediu a intervenção do governo, que nomeou três comissários extraordinários para administrá-la e fez dois empréstimos-ponte, totalizando 600 milhões de euros, para permitir a continuidade de operações.

Fonte - Agencia ANSA - http://www.jb.com.br/economia/noticias/ ... iz-jornal/
Grato desde já!
Abraços!!!
Electra
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1184
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: Processo de venda da Alitalia inicia com 18 interessados

Mensagempor Electra » Seg Jan 08, 2018 22:18

Alitalia avalia 3 ofertas de compra, confirma ministro

Decisão sobre melhor oferta será anunciada nesta semana

A companhia aérea Alitalia avalia três ofertas de compra e pretende anunciar em breve se alguma negociação oficial será iniciada. "Hoje temos três ofertas pela Alitalia. Eu imagino que, até o fim da semana, os comissários irão analisar e dizer qual é a melhor oferta, ou seja, se é possível iniciar uma negociação exclusiva", informou hoje (8) o ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Carlo Calenda.
"Para mim, a questão é muito objetiva e a avaliação será feita sobre os números", destacou o ministro, explicando que a companhia aérea está com o caixa fragilizado. "Basta um aumento no preço de carburante ou a baixa temporada para que o dinheiro termine", comentou.
A companhia aérea foi colocada à venda no ano passado, após entrar em uma nova crise de liquidez. Atualmente, a empresa está sob intervenção do governo da Itália, que nomeou comissários extraordinários para administrá-la e fez dois empréstimos para permitir que as operações continuassem.
Caso não encontre nenhum comprador, a Alitalia deve decretar falência ou tentar uma nova gestão. A Alitalia é mantida pela holding Compagnia Aerea Italiana (CAI), com 51% do capital, e pela Etihad Airways, com 49%.

Fonte: Agência ANSA - http://www.jb.com.br/economia/noticias/ ... -ministro/
Grato desde já!
Abraços!!!
Electra
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1184
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: Processo de venda da Alitalia inicia com 18 interessados

Mensagempor Electra » Qui Jan 11, 2018 19:21

Lufthansa exige reestruturação para comprar Alitalia

Sem dinheiro, empresa foi colocada à venda pelo governo italiano

A companhia aérea alemã Lufthansa enviou uma carta ao governo da Itália dizendo que avançará nas negociações para a compra da Alitalia, maior empresa de aviação civil do país, apenas depois de uma "significativa reestruturação" em suas operações.
Assinado pelo CEO da Lufthansa, Carsten Spohr, o documento foi revelado pela agência "Reuters" e endereçado ao ministro italiano do Desenvolvimento Econômico, Carlo Calenda.
"Mesmo reconhecendo as preciosas medidas adotadas até hoje sob o comando dos comissários [do governo], acreditamos que exista ainda uma considerável carga de trabalho a se fazer antes que a Lufthansa esteja na posição de entrar inteiramente na próxima fase do processo", diz a carta.
Segundo a empresa alemã, a "nova Alitalia" será "menor", tanto em número de funcionários quanto no tamanho de sua frota. Sob intervenção do governo desde maio de 2017, a Alitalia foi colocada à venda e, atualmente, os comissários nomeados por Roma analisam três ofertas.
No entanto, os nomes das empresas na disputa não foram divulgados, embora já se saiba que a Lufthansa está na briga. Em outubro passado, a imprensa italiana divulgou que o grupo alemão pretende reduzir a frota da Alitalia em 30% e cortar 40% da força de trabalho.
A ideia é repetir o processo feito com a Swiss, salva da falência pela Lufthansa em 2005 e que hoje possui uma operação saudável. A empresa italiana solicitou intervenção do governo após ficar sem liquidez e obteve dois empréstimos públicos para continuar funcionando.
A Alitalia é controlada pela holding Compagnia Aerea Italiana (CAI), com 51% das ações, e pelo grupo árabe Etihad Airways, com 49%. Se não conseguir um comprador, a empresa corre sério risco de decretar falência.

Fonte: Agência ANSA - http://www.jb.com.br/internacional/noti ... -alitalia/
Grato desde já!
Abraços!!!
Electra
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1184
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: Processo de venda da Alitalia inicia com 18 interessados

Mensagempor Electra » Sex Jan 12, 2018 19:18

Lufthansa, Air France-EasyJet e Cerberus disputam Alitalia

Nomes dos concorrentes foram confirmados por ministro italiano

O ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Carlo Calenda, disse nesta sexta-feira (12) os nomes dos autores das três ofertas de compra da Alitalia, maior companhia aérea do país, que estão sendo analisadas pelo governo.
Segundo ele, as propostas foram apresentadas pela alemã Lufthansa, pelo fundo de investimentos norte-americano Cerberus Capital Management e por um consórcio formado pela franco-holandesa Air France-KLM e pela britânica EasyJet.
"Confirmo o objetivo de alcançar um acordo sobre a Alitalia antes das eleições [4 de março]. Temos três ofertas: Lufthansa, Cerberus e EasyJet-Air France. Quero ver que tipo de propostas são", declarou Calenda, acrescentando, porém, que a presença do grupo franco-holandês ainda precisa ser confirmada.
Poucas horas antes, um executivo da Air France dissera ao jornal "Le Figaro" que, até aquele momento, a empresa não havia apresentado qualquer oferta pela Alitalia. Não se sabe exatamente o teor das propostas, mas Lufthansa e EasyJet estariam interessadas apenas em parte dos ativos da companhia italiana, hipótese que não agrada aos comissários nomeados pelo governo para administrá-la.
Além disso, o grupo alemão declarou que só negociará a compra da Alitalia se ela passar por uma reestruturação que inclua uma drástica redução em sua frota e na força de trabalho. Já o Cerberus estaria pensando em comprar a companhia inteira, mas enfrenta um entrave: as normas da União Europeia proíbem investidores de fora do bloco de possuírem mais de 49% de uma empresa aérea.
A Alitalia pediu intervenção do governo após ficar sem liquidez e obteve dois empréstimos públicos, totalizando 900 milhões de euros, para continuar funcionando. Ela é controlada pela holding Compagnia Aerea Italiana (CAI), com 51% das ações, e pelo grupo árabe Etihad Airways, com 49%.

Fonte - Agência ANSA - http://www.jb.com.br/internacional/noti ... -alitalia/
Grato desde já!
Abraços!!!
Electra
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1184
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: Processo de venda da Alitalia inicia com 18 interessados

Mensagempor Electra » Sáb Jan 13, 2018 21:11

Air France-KLM nega ter apresentado oferta pela Alitalia

Grupo estaria interessado apenas em parte dos ativos da empresa

A companhia aérea Air France-KLM negou neste sábado (13) que tenha apresentado uma oferta pela compra da Alitalia, como havia sido anunciado pelo governo italiano. Em nota, o grupo franco-holandês disse que "não tomou parte da concorrência lançada pelas autoridades italianas", processo pelo qual a Alitalia está passando para evitar uma falência.
Ontem, o ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Carlo Calenda, tinha anunciado que a Alitalia recebera três ofertas, sendo do fundo de investimentos norte-americano Cerberus Capital Management, da alemã Lufthansa, e de um consórcio formando pela Air France-KLM com a britânica EasyJet. Mesmo com a negativa da Air France-KLM, fontes ligadas às negociações confirmaram que há encontros entre agendados entre o grupo e a Alitalia "no calendário". Há indícios de que o grupo franco-holandês tenha interesse em apenas partes dos ativos da empresa italiana.
A Alitalia está sob intervenção do governo da Itália devido a uma crise de liquidez. A empresa precisou de dois empréstimos públicos, totalizando 900 milhões de euros, para continuar funcionando. Ela está sendo controlada pela holding Compagnia Aerea Italiana (CAI), com 51% das ações, e pelo grupo árabe Etihad Airways, com 49%.
O governo italiano pretende encontrar um comprador para a Alitalia até as eleições locais de 4 de março.

Fonte: Agência ANSA - http://www.jb.com.br/internacional/noti ... -alitalia/
Grato desde já!
Abraços!!!
Electra
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1184
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35


Voltar para AERONOTÍCIAS

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron