Gol espera manter 2lugar no setor de aviação tirado da Varig

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Gol espera manter 2lugar no setor de aviação tirado da Varig

Mensagem por Anonymous »

FABIANA FUTEMA
da Folha Online


A companhia aérea Gol quer se consolidar como uma das maiores empresas de aviação do país. O segundo lugar do setor em transporte de passageiros dentro do Brasil foi alcançado pela primeira vez em abril, quando a participação de mercado da Gol ficou em 27,81%, contra uma fatia de 27,61% da Varig.

Com isso, a novata da aviação --a Gol estreou no setor em 2001-- conseguiu ultrapassar a rival, que completou 78 anos de operação no último sábado, ficando atrás apenas da TAM.

Mas a companhia aérea espera chegar ao final do ano com uma participação de mercado de 32% a 35%. Se a meta for alcançada, a Gol passará a incomodar a TAM, que hoje é líder absoluta do setor --em abril, a participação de mercado foi de 42,3%.

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, se recusa a dizer que a empresa trabalhe para se manter como segunda ou que espera alcançar a primeira do setor. Mas admite que está em vantagem em relação às demais concorrentes.

"O mercado [de aviação] vai crescer e dificilmente haverá um concorrente com o mesmo nível de crescimento da Gol. A tendência [da empresa] é ganhar mercado e o mercado deve crescer", disse Oliveira Júnior.

Ele também não quis dizer de qual empresa sairá essa fatia de participação que a Gol espera conquistar até o final de 2005. "Depende muito de como o passageiro vai reagir. É difícil saber onde passageiro sensível a preço está voando hoje."

Para conquistar uma participação maior de mercado, a Gol está investindo na ampliação de sua frota e de malha aérea. Com isso, poderá elevar sua oferta de assentos e ganhar mercado.

A frota da empresa é composta hoje por 32 aeronaves. A expectativa é chegar ao final de 2005 com 40 aviões em operação --anteriormente, a Gol previa encerrar o ano com 36 aeronaves. Até 2009, deverão ser 70 aviões --30 próprios e 40 alugados.

Segundo a Gol, a ampliação da frota neste ano permitirá um crescimento de 50% na capacidade de assentos disponíveis.

Malha aérea

O aumento de frota do primeiro trimestre já permitiu que a Gol ampliasse em 62 o número de freqüências operadas dentro do país. Desse total, 12 são vôos da ponte Rio-São Paulo --que ligam o aeroporto Santos Dumont a Congonhas.

Os planos internacionais de vôo da Gol prevêem a inauguração de um destino para Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) até junho. Outros dois destinos --Montevidéu (Uruguai) e Assunção (Paraguai)-- deverão começar a ser operados até o final do ano.

Segundo Oliveira Júnior, a companhia voltará a pedir ao DAC (Departamento de Aviação Civil) autorização para ampliar sua malha aérea. "Temos um plano de crescimento de malha que será exercido no momento adequado", afirmou.

A Gol encerrou o primeiro trimestre com um lucro líquido de R$ 111,255 milhões, o que representa um crescimento de 63,7% em relação ao mesmo período de 2004.

A receita líquida da Gol com transporte de passageiros e cargas teve crescimento de 36% nos primeiros três meses deste ano, atingindo R$ 589 milhões.

Diante da projeção de ampliação da frota e de malha, a Gol elevou suas projeções de receita para o ano --espera fechar 2005 com uma receita líquida de R$ 3 bilhões, o que representará um incremento de 53% em relação a 2004. O lucro por ação projetado para 2005 ficará entre R$ 2,85 e R$ 3,15.
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