Avião que transportava 15 pessoas cai na Austrália

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

Avião que transportava 15 pessoas cai na Austrália

Mensagem por MARR »

Avião que transportava 15 pessoas cai na Austrália

da Folha Online

Um avião que levava 15 pessoas colidiu neste sábado com uma montanha na região noroeste da Austrália. Segundo o jornal "The Age", a polícia encontrou os restos do aparelho, que foi totalmente consumido pelo fogo. Autoridades afirmam que os 13 passageiros e dois tripulantes podem ter morrido no acidente.

O avião bimotor se dirigia para a região de Lockhart, nome de uma comunidade aborígene de 350 pessoas em Queensland. O aparelho foi encontrado por uma equipe de busca e resgate que sobrevoava a região, caracterizada por uma densa floresta tropical, por volta das 17h [4h de Brasília].

As buscas devem prosseguir apenas neste domingo pela manhã.

Segundo a polícia local, o avião deveria chegar à comunidade por volta das 12h. Um pouco antes do horário determinado, o piloto entrou em contato com o aeroporto, anunciando sua chegada.

Logo após as primeiras divulgações sobre a queda do aparelho, houve confusão sobre o número de mortos. Autoridades inicialmente divulgaram a presença de 18 pessoas no avião, mas os policiais confirmaram o número de 15 pessoas.

O acidente de avião ocorrido neste sábado na Austrália foi um dos piores, desde que dois helicópteros do Exército colidiram no ar perto da cidade de Townsville, em Queensland, matando 18 pessoas em 1996.

A comunidade Lockhart foi formada a partir de uma antiga missão anglicana, para onde aborígenes foram levados, em 1920. Nos últimos anos, o local tornou-se famoso por causa das atividades de um grupo de artistas.
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

Mensagem por MARR »

Morreram todos os 15 ocupantes de um avião Fairchild Metroliner III, que efectuava um voo regional entre Bamaga, no norte do estado setentrional de Queensland, na Austrália, e a povoação aborígena de Lockhart River, na península de Cap York, no mesmo Estado, segundo a Agência Australiana de Buscas e Socorros (AusSAR).
Um porta-voz da AusSAR disse que o avião ardeu por completo e que fora localizado por um helicóptero três horas após o seu desaparecimento dos radares, numa floresta densa e em terreno de difícil acesso, totalmente envolto em chamas. Segundo as mesmas fontes o aparelho voava numa zona em que se verificavam más condições climáticas, caracterizadas por chuva e ventos fortes.
Entre os 13 passageiros do avião, seguiam duas importantes personalidades da vida actual do país: o professor universitário David Banks, de 55 anos, considerado o maior cientista de Bio-Segurança na Austrália, e Judy Spence, de 28 anos, secretária de Estado da Polícia para o Queensland, a primeira mulher autóctone a ascender a tal cargo.
O avião pertencia à Trans Air e estava a ser operado pela Aero-Tropics. Este foi o pior desastre de aviação desde Dezembro de 1968, quando um avião comercial com 26 pessoas a bordo – 21 passageiros e cinco tripulantes – se despenhou em Port Hedland, no Noroeste do país, com perdas totais.
As autoridades aeronáuticas australianas recusaram-se a relacionar este acidente com um outro, ocorrido com um mesmo modelo de aeronave, há cerca de uma semana na Nova Zelândia.
A Aero-Tropics declarou-se muito chocada com a tragédia. Além dos dois pilotos que tripulavam o aparelho um terceiro funcionário seguia no avião como passageiro e morreu também.
Responder