Página 1 de 1

Evento em Frankfurt discute impacto do superjumbo A380

Enviado: Sex Abr 29, 2005 18:52
por MARR
Evento em Frankfurt discute impacto do superjumbo A380
29/04/2005 - Gerentes de aeroportos e companhias aéreas de todo o mundo se reuniram este mês em Frankfurt, na Alemanha, para discutir como o novo superjumbo Airbus A380 mudará a aviação global. O evento "Welcoming the A380/Dando as Boas-Vindas ao A380", o primeiro dedicado exclusivamente ao A380, reuniu cerca de 150 participantes.

O presidente do comitê executivo da empresa patrocinadora do evento Fraport AG, Wilhelm Bender, disse em seu discurso de abertura que o Aeroporto de Frankfurt está a caminho de se tornar um dos principais centros de conexão para essa aeronave de 555 lugares. Inaugurado em 1994, o Terminal 2 do aeroporto foi concebido desde o início para aviões com as dimensões do A380. "Esta próxima geração de jatos causará grande impacto na indústria de aviação, da mesma maneira que o "jumbo" Boeing causou há um quarto de século" enfatizou Bender.

Mudanças - O Frankfurt Airport deverá estar devidamente preparado em tempo. Até meados deste ano, o Terminal 2 terá uma posição de estacionamento de aeronave, disponível para receber os primeiros vôos-teste de rota do A380. Uma das duas pontes de passageiros nesta posição de estacionamento poderá se acoplar diretamente ao andar superior do superjumbo. De acordo com os planos atuais, os primeiros vôos-teste de rota estão antecipados a acontecerem já no final de 2005. Lufthansa, o principal cliente do Fraport, estará colocando em serviços o seu Airbus de dois andares em 2007. A companhia aérea alemã já fez o pedido de um total de 15 unidades do A380. Portanto, o Aeroporto de Frankfurt servirá como a base da segunda maior frota de superjumbos no mundo, depois de Dubai.

Um pré-requisito para estacionar os superjumbos da Lufthansa no aeroporto é a criação de uma nova base de manutenção. Os pesquisadores de mercado da Fraport AG antecipam que o maior aeroporto da Alemanha estará atendendo cerca de vinte decolagens e aterrissagens de A380 diariamente a partir de 2010. O novo sistema de pista não terá que ser modificado para acomodar a nova geração de aviões. As duas pistas paralelas da Pista Norte do Frankfurt têm 60 metros de largura e atende o assim chamado "Airport Code F" (Código F de Aeroporto) para aviões da categoria do A380. A Pista Sul e a Pista 18 Oeste (utilizadas para decolagens apenas) têm 45 m de largura e acostamentos reforçados com 7,5 m de largura do lado direito e do lado esquerdo. O aeroporto alemão tem três pistas, todas com 4.000 metros de extensão. Estas e uma série de outras providências para a adaptação do A380 envolverão investimento total de 150 milhões de euros.
-

canal do transporte