Piloto brasileiro voou com a Patrouille de France

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Black Typhoon
MASTER
MASTER
Mensagens: 3228
Registrado em: Qui Jan 27, 2005 21:27
Localização: na Lua, sozinho e feliz

Piloto brasileiro voou com a Patrouille de France

Mensagem por Black Typhoon »

Un brésilien à la patrouille de France

Un Brésilien vit au rythme endiablé de la Patrouille de France. Dans le cadre de l'échange des leaders de ces deux illustres patrouilles acrobatiques - toutes deux ont plus de 50 ans d'existence - le Lieutenant-colonel Ricardo Reis a été accueilli sur la base aérienne de Salon-de-Provence du 11 au 15 avril par son homologue français. Il a ainsi pu "s'immerger" dans la vie des pilotes de la PAF et partager avec eux une semaine intense d'entraînement. C'est en effet en ce moment que l'équipe 2005 conçoit sans relâche le show aérien qu'elle présentera dès le 22 mai au grand public, en France comme à l'étranger (cf. calendrier sur site web Armée de l'air).

A raison de deux vols par jour, le leader brésilien a découvert en place arrière des Alphajet de la PAF la chorégraphie aérienne minutieusement mise au point et répétée.


Le leader des Fumaças, en toute discrétion et avec beaucoup de bonne humeur, a suivi cette vie particulière qu'il ne découvrait pas totalement puisque son équipe évolue sensiblement au même rythme. La comparaison s'arrête là car les Fumaças volent sur Tucano - avion brésilien qui équipe certains escadrons école de l'armée de l'air française -, conçoivent un nouveau programme tous les 3 ans et effectuent chaque année 90 présentations aériennes, principalement sur le territoire national et en Amérique du Sud. Ils volent à 7 avions et sont 12 pilotes.

"Chaque patrouille acrobatique a ses spécificités et ce genre d'échange aboutit à une connaissance mutuelle très enrichissante", déclarait le Commandant Emmanuel Paillou, leader de la PAF cette année. "Le partage d'expérience a en effet un intérêt considérable dans notre métier et je me réjouis de pouvoir à mon tour effectuer cet échange au sein de la patrouille brésilienne. J'apprendrai beaucoup, tant sur les qualités de l'aéronautique de ce pays que sur le professionnalisme de son personnel".

Le leader brésilien, qui s'efforçait de ne parler que Français afin d'être plus à l'aise lorsque son équipe reviendra en France pour le défilé du 14 juillet, ne tarissait pas d'éloges. Il a eu beaucoup de plaisir à séjourner en France et à travailler avec les pilotes français. " J'aime apprendre des autres, déclarait-il, et je suis ravi de voler avec la PAF sur un avion que je ne connaissais pas. J'ai ainsi pu découvrir de nouvelles figures et formations dont je tenterai de m'inspirer pour la conception de mon futur show aérien ". En ce qui concerne l'esprit d'équipe, le leader brésilien est fier de souligner que toutes les patrouilles acrobatiques sont animées du même "team spirit". "Les valeurs sont identiques, celles de l'amitié, de la famille et de l'union dans l'effort."

Après ce séjour dans le Sud de la France, le Lieutenant colonel Reis reviendra, cette fois-ci avec toute son équipe, pour hisser très haut dans le ciel français les couleurs du Brésil. Rendez-vous pris le 14 juillet à Paris.

Fonte: Armée de l´Air - 14 de abril de 2005
carlos oliveira
PC
PC
Mensagens: 197
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:38

Mensagem por carlos oliveira »

:shock: :shock:

Oi Black, traduz pra gente que não sabe francês :!: :!: :!:
"Vivendo o presente, preparando o futuro"
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Sob as bençãos de Sta. Joanna d'Arc...

Mensagem por jambock »

Prezado Black Typhoon:

Que belo tópico. Parabéns :!: Nunca tinha lido ou ouvido sobre este intercâmbio.

Caro carlos oliveira. Puxando pela memória dos meus tempos de ginásio (tive duas professoras, mãe e filha, sendo a mãe francesa) e, nem tendo mais dicionário de francês, vou tentar traduzir o interessante tópico posto pelo nosso colega. Antecipadamente peço desculpas por qualquer incorreção. Voilá! Alons enfants de la Patrie. Que a Santa Joanna d'Arc me ajude.

Um brasileiro na "Patrulha de França"
Um brasileiro viveu o ritmo endiabrado da "Patrouille de France". Dentro da política de intercâmbio dos líderes desta duas ilustres patrulhas acrobáticas - ambas com mais de 50 anos de existência - o Ten. Cel. Ricardo Reis foi acolhido na Base Aérea de Salon-de-Provence de 11 a 15 de abril pelo seu colega francês. Ele pode, assim, "submergir" na vida dos pilotos da FAP e partilhar com eles uma semana de intenso treinamento. Com efeito, é nesse momento que a equipe 2005 treina sem descanso o show aéreo que apresentarão a 22 de maio ao grande público, na França como no estrangeiro ( conforme agenda no site Armée de l'Air ). À razão de dois vôos diários, o líder brasileiro descobriu, no assento traseiro dos Alphajet da Patrulha da França , a coreografia aérea minuciosamente ensaiada e repetida. O líder dos Fumaças, em tudo discreto e com muito bom humor seguiu esta vida particular, que para êle não é totalmente uma descoberta, pois sua equipe evolue sensivelmente no mesmo ritmo. A comparação se explica pois os Fumaças voam o Tucano - avião brasileiro que equipa certos esquadrões da Escola da Força Aérea Francesa - concebem um novo programa a cada três anos e efetuam noventa apresentações por ano, principalmente sobre o território nacional e América do Sul. Eles voam 7 aviões e são 12 pilotos. "Cada patrulha acrobática tem suas características e esta espécie de troca leva a um conhecimento mútuo muito interessante" declarou o comandante Emmanuel Paillon, líder da PAF este ano. " A troca de experiência tem, com efeito, um considerável interesse no nosso trabalho e eu me alegro de poder, por minha vez, efetuar essa troca junto à patrulha brasileira. Eu muito aprenderei, tanto sobre as qualidades aeronáuticas desse país, como sobre o profissionalismo de seu pessoal." O líder brasileiro, que se esforçou em não falar nada além de francês a fim de estar mais à vontade pois sua equipe virá à França para o desfile de 14 de julho, não economizou elogios. Ele tem tido muito prazer em estar na França e trabalhar com os pilotos franceses. " Eu amo aprender com os outros, declarou, e eu fiquei entusiasmado de voar com a PAF em um avião que não conhecia, Assim pude descobrir novas figuras e formações nas quais tentarei me inspirar para a concepção de meu futuro show aéreo." No que concerne a espírito de equipe, o líder brasileiro é enfático ao destacar que todas as patrulhas acrobáticas são animadas do mesmo "espírito de equipe". "Os valores são idênticos, os de amizade, de família e união de esforços." Após esta temporada no sul da França, o Ten. Cel. Reis voltará, desta vez com toda a sua equipe, para alçar muito alto no céu francês as côres do Brasil. Encontraremo-nos a 14 de julho em Paris.
Fonte: Armée de l'Air - 15 de abril de 2005.
Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Responder