TAM amplia atuação e faz acordo com Rico

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

TAM amplia atuação e faz acordo com Rico

Mensagem por Anonymous »

Após fechar parceria com a Total Linhas Aéreas, na última segunda-feira, a TAM vai operar também com a operadora regional Rico Linhas Aéreas, em toda a Amazônia. A informação é do representante da TAM em Manaus, Geraldo Diogo Pereira.

Segundo ele, o acordo faz parte do plano macro de expansão dos serviços para as cidades do interior em todo o Brasil. No caso do Amazonas, a parceria com empresas regionais vislumbra a superação da meta de crescimento, que é de 80% neste ano.

No primeiro trimestre de 2004, a média mensal de vôos negociados foi de 5.000. A parceria TAM/Rico pode ser homologada nos próximos dias. Os últimos detalhes estão sendo discutidos entre os diretores.

A Rico opera em mais de 25 cidades na região amazônica. Em linhas gerais do acordo, a TAM vai negociar a malha aérea da Rico em nível nacional, criando novas rotas que ligam o Brasil às cidades da Amazônia, como por exemplo, Santarém, Altamira e Itaituba (interior do Pará), Parintins e Coari (no Amazonas), onde o tráfego aéreo é considerável.

Esta empresa regional, por sua vez, vai vender a malha da TAM em suas agências, para que haja opções do interior dos Estados para as cidades brasileiras que recebem os aviões da operadora.

Vantagens ao usuário

Devido à parceria, o preço da passagem aérea tornou-se único, apesar do envolvimento de duas empresas na operação. Além desta mudança, o acordo permite que os passageiros sejam transferidos de um avião para o outro sem acessar o interior do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

Com isso, as despesas tarifárias (infra-estrutura, taxas de embarque e desembarque) são eliminadas, reduzindo em até 15% o preço da viagem. “O beneficiário destes acordos é o usuário. Ele vai pagar menos, por não usufruir os serviços aeroportuários”, explicou Diogo.
Na TAM, uma passagem aérea do Rio de Janeiro com destino a Parintins, por exemplo, custa R$ 1.159,25 fora as taxas do aeroporto. De São Paulo a Parintins (ida e volta) custa R$ 3.897,08. As cidades da região amazônica estão incluídas nas promoções ‘relâmpago’ realizadas pela empresa.

“Com a flexibilidade em oferecer várias tarifas no mesmo vôo, acreditamos que oferecemos ao passageiro mais uma opção de escolha pela empresa aérea que vai viajar”, destacou Pereira.

Em Manaus, a TAM opera com seis aeronaves que fazem ponte aérea com algumas capitais das regiões Sudeste e Sul, incluindo duas rotas que ligam São Paulo a Cancun e Havana, com escala em Manaus, nos fins de semana.

Interligando o interior da região

O avião que está interligando o interior da Amazônia com o resto do país -já operando em parceria com a Total Linhas Aéreas- é o modelo de última geração ‘AirBus A-320’. Segundo Diogo Pereira, é a primeira vez que o modelo opera em Manaus, substituindo o modelo ‘Fokker 100’.

“Esta mudança de equipamento é resultado da quebra do acordo com a Varig, prevista para o dia 2 de maio. Estamos tirando os F-100 de operação”, afirmou.

O A-320 tem capacidade para 169 passageiros (60 a mais em relação ao F-100) e seis tripulantes, além de suportar sete toneladas de carga.

De Manaus, ele faz escala em Santarém (PA), São Luís (MA), Fortaleza (CE) e Recife (PE), com conexões para o resto do Brasil e mundo. A TAM planeja trazer mais uma aeronave do mesmo modelo para Manaus. O objetivo é realizar esse plano de vôo à tarde e de madrugada.

fonte: http://portalamazonia.globo.com/barras/ ... idLingua=1
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Caro Cmte. Lira, a TRIP não receberá algumas rotas da RICO, entre elas Coari-AM e Itaituba-PA? Como fica o acordo com a TAM agora?
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

TIAGOPVH escreveu:Caro Cmte. Lira, a TRIP não receberá algumas rotas da RICO, entre elas Coari-AM e Itaituba-PA? Como fica o acordo com a TAM agora?
não sei ao certo, uma vez que colhir essa infor em um jornal on-line, uma coisa real que isso posso afirmar seria a vinda da trip, eles já estão até ligando para os hoteis a fim de conseguir hospedagem para as tripulações....já a parceiria com a tam pode ser nas rotas não operadas pela trip, como BVB, PIN..e por aí vai..
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Cmte. Lira escreveu:
TIAGOPVH escreveu:Caro Cmte. Lira, a TRIP não receberá algumas rotas da RICO, entre elas Coari-AM e Itaituba-PA? Como fica o acordo com a TAM agora?
não sei ao certo, uma vez que colhir essa infor em um jornal on-line, uma coisa real que isso posso afirmar seria a vinda da trip, eles já estão até ligando para os hoteis a fim de conseguir hospedagem para as tripulações....já a parceiria com a tam pode ser nas rotas não operadas pela trip, como BVB, PIN..e por aí vai..
Uma curiosidade: A TAM e a RICO somadas mataram quase 200 pax nos últimos 10 anos.
Spetsnaz
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 546
Registrado em: Qua Fev 02, 2005 13:56
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Spetsnaz »

ppjr escreveu:
Cmte. Lira escreveu:
TIAGOPVH escreveu:Caro Cmte. Lira, a TRIP não receberá algumas rotas da RICO, entre elas Coari-AM e Itaituba-PA? Como fica o acordo com a TAM agora?
não sei ao certo, uma vez que colhir essa infor em um jornal on-line, uma coisa real que isso posso afirmar seria a vinda da trip, eles já estão até ligando para os hoteis a fim de conseguir hospedagem para as tripulações....já a parceiria com a tam pode ser nas rotas não operadas pela trip, como BVB, PIN..e por aí vai..
Uma curiosidade: A TAM e a RICO somadas mataram quase 200 pax nos últimos 10 anos.
HIUAAHIUAHIUAHIUAHUA oh a coisa q c me fala haha
Bruno Geovane
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 511
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:45
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Bruno Geovane »

Fazer acordo operacional com a Bomba Aérea do Norte não sei se foi uma boa idéia para a TAM não. É que nem diz o ditado: "antes só do que mal acompanhado."
Abraços
Bruno Geovane
b.geovane@terra.com.br
MSN Messenger: b_geovane@hotmail.com
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Fatalidades acontecem.
Velásquez
MULTI
MULTI
Mensagens: 369
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 13:40
Localização: Campo Grande - MS

Mensagem por Velásquez »

Bruno Geovane escreveu:Fazer acordo operacional com a Bomba Aérea do Norte não sei se foi uma boa idéia para a TAM não. É que nem diz o ditado: "antes só do que mal acompanhado."
Grande Bruno, me permita discordar de sua opnião a respeito da Rico.
Hoje, no segmento regional, a ÚNICA saída viável para as empresas, enquanto não sai a tão esperada suplementação tarifária, é esse tipo de parceria entre as empresas de âmbito doméstico com as empresas regionais.
E atualmente, a TAM é a única empresa que vem levando esse tipo de parceria à sério. A Gol lançou o PIAR (Programa de Integração Aérea Regional), da qual participaram (e assinaram) a Gensa, Cruiser, Team e Puma. Porém esse acordo não deu certo em função de fatores que prefiro não comentar.
Já a TAM, iniciou essa parceria SÓLIDA, com a Ocean Air, Trip e Total. Com toda a certeza, é uma excelente notícia que o mercado vê essa parceria com a Rico.
Basta ver os resultados excelentes que a empresa vem obtendo com essa parceria.
Com toda a certeza a TAM (ou qualquer uma outra empresa que busca esse tipo de parceria) olha, em primeiro lugar a rentabilidade desse tipo de acordo, para depois oficializá-lo.
E o que não se pode deixar de lado é que a Rico é a empresa regional com a maior participação no mercado:

Rico: 0.62%
Total: 0.38%
Trip: 0.34%
Ocean Air: 0.26%

Muitos vão até pensar: a Ocean Air com a chegada dos F100 irá aumentar a sua participação, o que é verdade, porém o segmento que essas aeronaves irão operar não é regional. Portanto, "bomba do norte" ou não, a empresa tem um grande destaque no setor regional e promete, junto com a Total, manter-se na liderança do mesmo.

Bruno, perdão por discordar de sua opinião :wink:

Abraços
Velásquez
Velásquez
MULTI
MULTI
Mensagens: 369
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 13:40
Localização: Campo Grande - MS

Mensagem por Velásquez »

TIAGOPVH escreveu:Caro Cmte. Lira, a TRIP não receberá algumas rotas da RICO, entre elas Coari-AM e Itaituba-PA? Como fica o acordo com a TAM agora?
Bem Thiago, esses são os pedidos de linha da TRIP, já autorizados:

TIB5541: Manaus / Coari / Tefé / Carauari / Eirunepé (seg, qui, sab)

TIB5542: Manaus / Barcelos / Santa Izabel do Rio Negro / São Gabriel da Cachoeira (ter, sex, dom)

TIB5524 Manaus / Tefé / Fonte Boa / São Paulo de Olivença / Tabatinga (ter, dom)

TIB5550: Ji-Paraná / Porto Velho / Lábrea / Humaitá / Manaus (qua, sex)

Todos os vôos serão operados pelo ATR42, para 45 pax.
Vou confirmar se a TRIP vai retirar algum ATR42 de alguma linha ou conseguiu homologar o PTF.

Abraços
Velásquez
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Aproveitando ae sobre a rico...oq deu na investigaçao do wro emb-120 q caiu....ja saiu alguma coisa oficial a respeito???
Velásquez
MULTI
MULTI
Mensagens: 369
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 13:40
Localização: Campo Grande - MS

Mensagem por Velásquez »

Bem, pelo que pude verificar, a TRIP vai colocar mais um ATR42-300 em operação para cumprir essa nova malha.
Há grandes chances de ser o PP-PTF, que estava parado há meses no hangar da empresa em Campinas.
Aproveitando, os amigos de CPQ saberiam informar se há alguma moviementação em torno do PTF?
Somente para informação, esses novos vôos da TRIP serão realizados à partir de 01 de maio.

Abraços
Velásquez
Bruno Geovane
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 511
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:45
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Bruno Geovane »

Velásquez escreveu:
Bruno Geovane escreveu:Fazer acordo operacional com a Bomba Aérea do Norte não sei se foi uma boa idéia para a TAM não. É que nem diz o ditado: "antes só do que mal acompanhado."
Grande Bruno, me permita discordar de sua opnião a respeito da Rico.
Hoje, no segmento regional, a ÚNICA saída viável para as empresas, enquanto não sai a tão esperada suplementação tarifária, é esse tipo de parceria entre as empresas de âmbito doméstico com as empresas regionais.
E atualmente, a TAM é a única empresa que vem levando esse tipo de parceria à sério. A Gol lançou o PIAR (Programa de Integração Aérea Regional), da qual participaram (e assinaram) a Gensa, Cruiser, Team e Puma. Porém esse acordo não deu certo em função de fatores que prefiro não comentar.
Já a TAM, iniciou essa parceria SÓLIDA, com a Ocean Air, Trip e Total. Com toda a certeza, é uma excelente notícia que o mercado vê essa parceria com a Rico.
Basta ver os resultados excelentes que a empresa vem obtendo com essa parceria.
Com toda a certeza a TAM (ou qualquer uma outra empresa que busca esse tipo de parceria) olha, em primeiro lugar a rentabilidade desse tipo de acordo, para depois oficializá-lo.
E o que não se pode deixar de lado é que a Rico é a empresa regional com a maior participação no mercado:

Rico: 0.62%
Total: 0.38%
Trip: 0.34%
Ocean Air: 0.26%

Muitos vão até pensar: a Ocean Air com a chegada dos F100 irá aumentar a sua participação, o que é verdade, porém o segmento que essas aeronaves irão operar não é regional. Portanto, "bomba do norte" ou não, a empresa tem um grande destaque no setor regional e promete, junto com a Total, manter-se na liderança do mesmo.

Bruno, perdão por discordar de sua opinião :wink:

Abraços
Velásquez
Velásquez,

Debates em fóruns de aviação como estes estão para debater eventuais discordâncias mesmo, por isso nem precisava se desculpar ao discordar da minha opinião. :lol: :lol:
Sobre a tal Bomba Aérea do Norte o que eu pus em questão é se seria uma boa a TAM fazer parceria com uma empresa aérea que não oferece segurança aos seus paxs. Se a empresa tivesse outra regional para concorrer com ela nesses vôos da Amazônia ela não estaria com essa bola toda, pois depois dos dois acidentes os paxs iriam preferir voar pela outra regional do que por uma empresa que teve dois acidentes com aeronaves do mesmo modelo em pouco mais de 1 ano e que ainda há dossiês de que a segurança não é prioridade nesta empresa.
Abraços
Bruno Geovane
b.geovane@terra.com.br
MSN Messenger: b_geovane@hotmail.com
B767
MASTER
MASTER
Mensagens: 1212
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:39
Localização: Fortaleza

Mensagem por B767 »

Pelo jeito, acho que o acordo da VARIG com a RICO nao teve muito exito.
Bruno Geovane
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 511
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:45
Localização: Brasília - DF

Mensagem por Bruno Geovane »

B767 escreveu:Pelo jeito, acho que o acordo da VARIG com a RICO nao teve muito exito.
B767,

O acordo entre as duas acabou dias depois do acidente com o segundo Brasilia. Não sei se foi a falta de segurança da empresa que fez com que a Varig cessasse o acordo com ela.
Abraços
Bruno Geovane
b.geovane@terra.com.br
MSN Messenger: b_geovane@hotmail.com
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

:( me impressiona a falta de ética profissional dos "aspirantes" ao setor aeroviário, esquecendo-se de que neste fórum podem estar pessoas que podem ser a chave para ingressar em uma companhia aérea. Se eu fosse um gerente de RH de uma cia aérea qualquer, deixaria pessoas com esse tipo de ideologia amadurecer um pouco mais suas ideias antes de admiti-la em minha empresa, pois se um dia (deus nos livre) essa empresa sofresse um desatre aéreo, eu iria precisar que o meu colaborador ajudasse na imagem e não saisse espalhando falando mal por aí de uma coisa que pode acontecer a qq hora com qq um. Fica essa dica, e espero não ter ofendido e sim ajudado um pouco. :idea:
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Valeu Velasquez!

Gostei do esticamento da rota atual MAO-HIA-LBR-PVH para JPR. A TAM também está muito interessada por esse trecho (PVH-JPR), tanto que na semana passada fez até um Fórum com a população da cidade a respeito de segurança aeroportuária. A TAM só diz que começa operar quando comprarem uns raios-X, rádios-transmissores e umas outras coisinhas....
Esse fórum ainda é reflexo do grande roubo que sofreu o Aeroporto de JPR no começo do ano, quando foi levado até um avião de pequeno porte, provavelmente para o tráfico de drogas.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Fala Velasquez!

E o ATR-42 que faz RPN na rota GRU-CGR? a ATA Brasil não entrará no seu lugar? Ele não seria um provável candidato a ir ao AM?


Tiago Amaral - PVH
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Cmte. Lira escreveu::( me impressiona a falta de ética profissional dos "aspirantes" ao setor aeroviário, esquecendo-se de que neste fórum podem estar pessoas que podem ser a chave para ingressar em uma companhia aérea. Se eu fosse um gerente de RH de uma cia aérea qualquer, deixaria pessoas com esse tipo de ideologia amadurecer um pouco mais suas ideias antes de admiti-la em minha empresa, pois se um dia (deus nos livre) essa empresa sofresse um desatre aéreo, eu iria precisar que o meu colaborador ajudasse na imagem e não saisse espalhando falando mal por aí de uma coisa que pode acontecer a qq hora com qq um. Fica essa dica, e espero não ter ofendido e sim ajudado um pouco. :idea:
Não sou "aspirante" ao setor aeroviário mas engenheiro. Caso eu construa uma ponte que desabe não posso simplesmente dizer fatalidades acontecem... Vamos cuidar da imagem da nossa empresa ...

É obvio que fatalidades acontecem, que há que cuidar da imagem da empresa no entanto lembrar que as companias aéreas que nos anos 90 e 2000 mataram gente foram:

TAM: 98 PAX + 3 Pessoas em terra (Com o Fokker 100 que caiu em suas casas)
RICO: 56 PAX

Totalizando: 157 seres humanos.

Destes 157 obitos do novo Acordo Operacional é preciso notar que não foi liberado ainda a investigação do acidente ocorrido em 30-08-2002 com a RICO nem com o ocorrido com a RICO em 2004.

Porque nos últimos 15 anos só morreu gente com estas duas em 3 acidentes com fatalidades na TAM e 2 acidentes com fatalidades na RICO?
Velásquez
MULTI
MULTI
Mensagens: 369
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 13:40
Localização: Campo Grande - MS

Mensagem por Velásquez »

TIAGOPVH escreveu:Fala Velasquez!

E o ATR-42 que faz RPN na rota GRU-CGR? a ATA Brasil não entrará no seu lugar? Ele não seria um provável candidato a ir ao AM?


Tiago Amaral - PVH
Bem Tiago, os vôos da TRIP, da RPN, entre CGR e GRU deverão ser cancelados em maio, dando lugar à ATA.
Porém, esses dois ATR's que fazem o trecho (atualmente com o PTC e o PTD) cumprem os vôos da TRIP para AFL e CWB.
A malha para cada avião está assim:

PTC: GRU / CGR / MGF / LDB / CGB / OPS / AFL e volta
PTD: GRU / CGR / DOU / CAC / CWB / CAC e volta para CWB
PTE: Malha nordeste
PTA: CPQ / CWB / MGF / ROO / CGB / BVH / JPR

Em função dessa malha, fica difícil a TRIP retirar um ATR dessas rotas. A única diferença, após o fim dos vôos da RPN é que, os dois ATR's ficarão parados em CGR (pernoite).
E outro, o ATR ficará baseado em MAO, portanto, há grandes chances do PTF ir à ativa finalmente.

Abraços
Velásquez
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Grande novidade no norte do Brasil esse novo acordo. É a TAM firmando cada vez mais seus acordos com as regionais. Velasquez, há possibilidade de a TRIP operar no AC em breve?

Abraço
Responder