GOVERNOS DE PORTUGAL E BRASIL NEGOCEIAM UNIÃO DA VARIG E TAP

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

GOVERNOS DE PORTUGAL E BRASIL NEGOCEIAM UNIÃO DA VARIG E TAP

Mensagem por MARR »

GOVERNOS DE PORTUGAL E BRASIL NEGOCEIAM UNIÃO DA VARIG E TAP.....

22 MAR 2005 - Os governos do Brasil e de Portugal estão a promover uma grande negociação para juntar a companhia aérea brasileira Varig e a TAP Portugal, escreve a revista "Isto É" na edição desta semana.
De acordo com a reportagem, a operação está a ser conduzida em sigilo pelo vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, e só não foi ainda concluída devido à recente troca do governo português.
A revista diz que, segundo fontes do Planalto, o novo primeiro-ministro português, José Sócrates, está a analisar o negócio, mas já estaria comprometido em aceitar a união entre as duas empresas aéreas.
A busca de uma solução para a grave crise financeira da Varig arrasta-se há meses e a procura por um parceiro internacional começou quando o Ministério da Fazenda recusou qualquer possibilidade de usar o dinheiro dos contribuintes para salvar a companhia.
A "Isto É" informa também que o empresário baiano Nelson Tanure, "especialista em comprar empresas quebradas", também estaria interessado na compra da Varig, assim como os grupos portugueses Espírito Santo e Pestana, além de um banco suíço.
No início de Março, em nota divulgada à imprensa, o grupo de turismo Pestana reafirmou seu interesse em adquirir 20 por cento da companhia Varig.
A proposta do Pestana foi encaminhada em Novembro passado pela euroAtlantic, empresa de aviação do grupo, a representantes do governo, da Varig e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), responsável por financiar projectos de infra-estrutura no Brasil.
De acordo com especialistas ouvidos pela "Isto É", o negócio com a TAP é o que faria mais sentido.
A operação da TAP para o Brasil, actualmente com 38 voos semanais, já representa 22 por cento das receitas totais da companhia aérea.
Além disso, alegam os especialistas, o administrador-delegado, Fernando Pinto, é brasileiro, ex-presidente da Varig, e conseguiu que a TAP se tornasse uma empresa lucrativa.
Em Novembro de 2004, a TAP e a Varig iniciaram a partilha de voos, na sequência da entrada da companhia aérea portuguesa na Star Alliance.
Com a operação, a TAP passou a oferecer voos para as cidades de Maceió, Belém, Brasília, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre.
A companhia aérea portuguesa oferece voos próprios diários para as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza, Natal e Salvador. Por seu turno, a brasileira Varig passou a oferecer voos para o Funchal, Faro e Porto.
Opção Turismo
Responder