PRIMEIRO AVIÃO PORTUGUÊS NÃO TRIPULADO PRONTO PARA VOAR

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

PRIMEIRO AVIÃO PORTUGUÊS NÃO TRIPULADO PRONTO PARA VOAR

Mensagem por MARR »

PRIMEIRO AVIÃO PORTUGUÊS NÃO TRIPULADO PRONTO PARA VOAR

23 MAR 2005 - O SkyGu@rdian, a primeira aeronave de observação não tripulada feita por portugueses, deverá estar concluído antes do Verão, ficando disponível para ser comercializado ainda este ano.
O avião já está concluído, faltando apenas realizar testes de voo e incorporar equipamento de vigilância e deverá começar a ser testado no aeródromo da Covilhã para onde irá seguir após a quadra pascal, acrescentou este responsável.
O projecto integra um consórcio composto pela ESTG, a Universidade da Beira Interior e pela Plasdan, uma empresa de moldes da Marinha Grande, e visa apoiar as acções da protecção civil na prevenção e detecção de incêndios florestais.
A ideia nasceu em 2003, após a vaga de incêndios que assolou o país, e contou com a cooperação de investigadores e de técnicos que elaboraram os moldes e desenharam parte do equipamento electrónico utilizado.
Estes aviões, que medem entre 2,2 e 4,3 metros, serão controlados por rádio-frequência, utilizando inicialmente controlos semelhantes aos pequenos aviões, mas com o uso de câmaras incorporados, o SkyGu@rdian poderá ser controlado com outro tipo de equipamentos.
Para o futuro, o consórcio está a preparar uma segunda fase do projecto, incluindo ainda outra empresa de software (a SkySoft), visando o controlo do avião por satélite e não por rádio, o que irá aumentar a autonomia do aparelho, que não necessitará de ter contacto visual para voar, podendo cumprir rotas de voo de forma independente.
Este projecto revelou-se de tal modo inovador que os seus responsáveis estão a apoiar o Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) a legislar sobre esta matéria.
Opção turismo
Responder