LAN Chile negoceia compra de companhia aérea argentina Lafs

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

LAN Chile negoceia compra de companhia aérea argentina Lafs

Mensagem por MARR »

LAN Chile negoceia compra de companhia aérea argentina Lafsa
Aero Press


A companhia aérea chilena LAN assumirá a argentina Lafsa, anunciou o titular da Secretaria de Transportes da Argentina, Ricardo Jaime, segundo a imprensa local.
"As bases do acordo permitem que a LAN, por meio da compra de uma empresa nacional, crie a Lan Argentina", sustentou. Pelo acordo que agora foi concluído, 51% da nova companhia será de carácter nacional e 49%, estrangeiro, neste caso capital chileno.
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

A TAM estava na parada!

Mensagem por jambock »

Prezado MARR:
Complementando...

A Lan sempre mostrou interesse em se expandir na Argentina, e admitiu nesta semana que estava em negociação, além da LAFSA, também com a Southern Winds. A imprensa argentina também vinha anunciando que a brasileira TAM tinha interesse na empresa estatal argentina. A LAFSA foi criada em julho de 2003 pelo governo argentino para empregar os ex-funcionários das falidas Lapa e Dinar.

Além disso, as autoridades também fecharam um acordo com a companhia argentina Southern Winds, no qual o governo daria subsídios de combustíveis à empresa e, em contrapartida, a LAFSA teria direitos de compartilhamento de infra-estrutura.

Em fevereiro, no entanto, a Southern Winds foi acusada de envolvimento em um escândalo de tráfico de drogas e o governo deixou o acordo com a LAFSA expirar no começo de março.

Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
Bruno Orofino
MULTI
MULTI
Mensagens: 444
Registrado em: Qua Dez 22, 2004 18:16
Localização: Florianópolis-SC

Mensagem por Bruno Orofino »

Greve fecha aeroporto metropolitano de Buenos Aires


Buenos Aires - Uma greve dos funcionários aeronáuticos de todas as empresas aéreas que operam na Argentina fechou o aeroporto metropolitano Jorge Newbery hoje. Todos os vôos domésticos e algumas linhas internacionais, como do Uruguai, estão suspensos. A greve é um protesto contra a decisão do governo de separar e transferir as operações da Lafsa e Southern Winds (SW) à Lan Chile, sem ter sido realizada uma licitação prévia. A transferência das operações foi uma conseqüência do escândalo do narcotráfico praticado pelos aviões da SW. Cerca de 300 passageiros aguardam a reabertura do aeroporto.


Marina Guimarães
Bruno Guimarães Orofino
Florianópolis-SC-BRASIL
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

Mensagem por MARR »

Economia Internacional
Protesto de trabalhadores fecha aeroporto de Buenos Aires
Quinta, 17 de Março de 2005, 12h54
Fonte: Agência EFE




Trabalhadores da aviação paralisaram nesta quinta-feira as atividades do aeroporto de Buenos Aires, na Argentina, para protestar contra a entrada da companhia aérea LanChile no mercado local.

Por causa da manifestação, vários vôos que deviam partir nesta manhã do aeroporto - que concentra os vôos domésticos e para os países vizinhos - atrasaram, e apenas um avião procedente do Uruguai aterrissou.

Além de fazer um protesto no interior do aeroporto, trabalhadores de seis grêmios aeronáuticos bloquearam a passagem de veículos em uma movimentada avenida em frente ao acesso ao local.

A concentração foi liderada por empregados da estatal Linhas Aéreas Federais (Lafsa). A LanChile vai assumir os trabalhadores da Lafsa, segundo um acordo assinado por essa empresa estrangeira na sexta-feira passada com o governo argentino.

Nesse convênio, a companhia chilena também se comprometeu a garantir por pelo menos três meses a continuidade da companhia aérea privada argentina Southern Winds.

A LanChile criará a empresa LanArgentina, em sociedade com investidores locais, e o Executivo argentino se comprometeu a aprovar a constituição dessa nova empresa quando os requisitos da legislação local forem cumpridos.

A LanArgentina assumirá os 870 empregados da Lafsa e assinará um acordo de cooperação com a Southern Winds, que além de ter problemas financeiros foi envolvida em um escândalo de tráfico de drogas para a Espanha.

Os trabalhadores afirmaram que o governo entregará à LanChile as operações da Lafsa e Southern Winds de maneira direta em vez de convocar uma licitação na qual outras empresas possam competir.

O subsecretário de Transporte Aero-comercial, Ricardo Cirielli, negou que a linha aérea chilena tenha sido beneficiada por uma adjudicação direta e disse que a operação é prevista no "código aeronáutico" do país.

"A Lan é uma empresa que é cotada em bolsa, que tem um sólido respaldo econômico e que está garantindo por três anos a estabilidade laboral de todos os trabalhadores. De acordo com suas projeções, a empresa vai precisar deles, e já anunciou a incorporação de mais pessoas", declarou o funcionário através da Rádio Continental.

O secretário argentino de Transporte, Ricardo Jaime, afirmou que a Lafsa "não se licita nem se vende", mas seu pessoal será absorvido pela LanArgentina "nas mesmas condições" em que a linha aérea estatal absorveu os trabalhadores das falidas Lapa e Dinar em 2003.

Jaime também negou as versões que afirmam que o grupo espanhol Marsans planeja vender as Aerolíneas Argentinas por causa da entrada da LanChile no mercado local.
Responder