LAN Chile negoceia compra de companhia aérea argentina Lafsa
Aero Press
A companhia aérea chilena LAN assumirá a argentina Lafsa, anunciou o titular da Secretaria de Transportes da Argentina, Ricardo Jaime, segundo a imprensa local.
"As bases do acordo permitem que a LAN, por meio da compra de uma empresa nacional, crie a Lan Argentina", sustentou. Pelo acordo que agora foi concluído, 51% da nova companhia será de carácter nacional e 49%, estrangeiro, neste caso capital chileno.
LAN Chile negoceia compra de companhia aérea argentina Lafs
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A TAM estava na parada!
Prezado MARR:
Complementando...
A Lan sempre mostrou interesse em se expandir na Argentina, e admitiu nesta semana que estava em negociação, além da LAFSA, também com a Southern Winds. A imprensa argentina também vinha anunciando que a brasileira TAM tinha interesse na empresa estatal argentina. A LAFSA foi criada em julho de 2003 pelo governo argentino para empregar os ex-funcionários das falidas Lapa e Dinar.
Além disso, as autoridades também fecharam um acordo com a companhia argentina Southern Winds, no qual o governo daria subsídios de combustíveis à empresa e, em contrapartida, a LAFSA teria direitos de compartilhamento de infra-estrutura.
Em fevereiro, no entanto, a Southern Winds foi acusada de envolvimento em um escândalo de tráfico de drogas e o governo deixou o acordo com a LAFSA expirar no começo de março.
Um abraço e até mais...
Complementando...
A Lan sempre mostrou interesse em se expandir na Argentina, e admitiu nesta semana que estava em negociação, além da LAFSA, também com a Southern Winds. A imprensa argentina também vinha anunciando que a brasileira TAM tinha interesse na empresa estatal argentina. A LAFSA foi criada em julho de 2003 pelo governo argentino para empregar os ex-funcionários das falidas Lapa e Dinar.
Além disso, as autoridades também fecharam um acordo com a companhia argentina Southern Winds, no qual o governo daria subsídios de combustíveis à empresa e, em contrapartida, a LAFSA teria direitos de compartilhamento de infra-estrutura.
Em fevereiro, no entanto, a Southern Winds foi acusada de envolvimento em um escândalo de tráfico de drogas e o governo deixou o acordo com a LAFSA expirar no começo de março.
Um abraço e até mais...
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Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com
Na aviação, só a perfeição é aceitável
Cláudio Severino da Silva
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Greve fecha aeroporto metropolitano de Buenos Aires
Buenos Aires - Uma greve dos funcionários aeronáuticos de todas as empresas aéreas que operam na Argentina fechou o aeroporto metropolitano Jorge Newbery hoje. Todos os vôos domésticos e algumas linhas internacionais, como do Uruguai, estão suspensos. A greve é um protesto contra a decisão do governo de separar e transferir as operações da Lafsa e Southern Winds (SW) à Lan Chile, sem ter sido realizada uma licitação prévia. A transferência das operações foi uma conseqüência do escândalo do narcotráfico praticado pelos aviões da SW. Cerca de 300 passageiros aguardam a reabertura do aeroporto.
Marina Guimarães
Buenos Aires - Uma greve dos funcionários aeronáuticos de todas as empresas aéreas que operam na Argentina fechou o aeroporto metropolitano Jorge Newbery hoje. Todos os vôos domésticos e algumas linhas internacionais, como do Uruguai, estão suspensos. A greve é um protesto contra a decisão do governo de separar e transferir as operações da Lafsa e Southern Winds (SW) à Lan Chile, sem ter sido realizada uma licitação prévia. A transferência das operações foi uma conseqüência do escândalo do narcotráfico praticado pelos aviões da SW. Cerca de 300 passageiros aguardam a reabertura do aeroporto.
Marina Guimarães
Bruno Guimarães Orofino
Florianópolis-SC-BRASIL
Florianópolis-SC-BRASIL
Economia Internacional
Protesto de trabalhadores fecha aeroporto de Buenos Aires
Quinta, 17 de Março de 2005, 12h54
Fonte: Agência EFE
Trabalhadores da aviação paralisaram nesta quinta-feira as atividades do aeroporto de Buenos Aires, na Argentina, para protestar contra a entrada da companhia aérea LanChile no mercado local.
Por causa da manifestação, vários vôos que deviam partir nesta manhã do aeroporto - que concentra os vôos domésticos e para os países vizinhos - atrasaram, e apenas um avião procedente do Uruguai aterrissou.
Além de fazer um protesto no interior do aeroporto, trabalhadores de seis grêmios aeronáuticos bloquearam a passagem de veículos em uma movimentada avenida em frente ao acesso ao local.
A concentração foi liderada por empregados da estatal Linhas Aéreas Federais (Lafsa). A LanChile vai assumir os trabalhadores da Lafsa, segundo um acordo assinado por essa empresa estrangeira na sexta-feira passada com o governo argentino.
Nesse convênio, a companhia chilena também se comprometeu a garantir por pelo menos três meses a continuidade da companhia aérea privada argentina Southern Winds.
A LanChile criará a empresa LanArgentina, em sociedade com investidores locais, e o Executivo argentino se comprometeu a aprovar a constituição dessa nova empresa quando os requisitos da legislação local forem cumpridos.
A LanArgentina assumirá os 870 empregados da Lafsa e assinará um acordo de cooperação com a Southern Winds, que além de ter problemas financeiros foi envolvida em um escândalo de tráfico de drogas para a Espanha.
Os trabalhadores afirmaram que o governo entregará à LanChile as operações da Lafsa e Southern Winds de maneira direta em vez de convocar uma licitação na qual outras empresas possam competir.
O subsecretário de Transporte Aero-comercial, Ricardo Cirielli, negou que a linha aérea chilena tenha sido beneficiada por uma adjudicação direta e disse que a operação é prevista no "código aeronáutico" do país.
"A Lan é uma empresa que é cotada em bolsa, que tem um sólido respaldo econômico e que está garantindo por três anos a estabilidade laboral de todos os trabalhadores. De acordo com suas projeções, a empresa vai precisar deles, e já anunciou a incorporação de mais pessoas", declarou o funcionário através da Rádio Continental.
O secretário argentino de Transporte, Ricardo Jaime, afirmou que a Lafsa "não se licita nem se vende", mas seu pessoal será absorvido pela LanArgentina "nas mesmas condições" em que a linha aérea estatal absorveu os trabalhadores das falidas Lapa e Dinar em 2003.
Jaime também negou as versões que afirmam que o grupo espanhol Marsans planeja vender as Aerolíneas Argentinas por causa da entrada da LanChile no mercado local.
Protesto de trabalhadores fecha aeroporto de Buenos Aires
Quinta, 17 de Março de 2005, 12h54
Fonte: Agência EFE
Trabalhadores da aviação paralisaram nesta quinta-feira as atividades do aeroporto de Buenos Aires, na Argentina, para protestar contra a entrada da companhia aérea LanChile no mercado local.
Por causa da manifestação, vários vôos que deviam partir nesta manhã do aeroporto - que concentra os vôos domésticos e para os países vizinhos - atrasaram, e apenas um avião procedente do Uruguai aterrissou.
Além de fazer um protesto no interior do aeroporto, trabalhadores de seis grêmios aeronáuticos bloquearam a passagem de veículos em uma movimentada avenida em frente ao acesso ao local.
A concentração foi liderada por empregados da estatal Linhas Aéreas Federais (Lafsa). A LanChile vai assumir os trabalhadores da Lafsa, segundo um acordo assinado por essa empresa estrangeira na sexta-feira passada com o governo argentino.
Nesse convênio, a companhia chilena também se comprometeu a garantir por pelo menos três meses a continuidade da companhia aérea privada argentina Southern Winds.
A LanChile criará a empresa LanArgentina, em sociedade com investidores locais, e o Executivo argentino se comprometeu a aprovar a constituição dessa nova empresa quando os requisitos da legislação local forem cumpridos.
A LanArgentina assumirá os 870 empregados da Lafsa e assinará um acordo de cooperação com a Southern Winds, que além de ter problemas financeiros foi envolvida em um escândalo de tráfico de drogas para a Espanha.
Os trabalhadores afirmaram que o governo entregará à LanChile as operações da Lafsa e Southern Winds de maneira direta em vez de convocar uma licitação na qual outras empresas possam competir.
O subsecretário de Transporte Aero-comercial, Ricardo Cirielli, negou que a linha aérea chilena tenha sido beneficiada por uma adjudicação direta e disse que a operação é prevista no "código aeronáutico" do país.
"A Lan é uma empresa que é cotada em bolsa, que tem um sólido respaldo econômico e que está garantindo por três anos a estabilidade laboral de todos os trabalhadores. De acordo com suas projeções, a empresa vai precisar deles, e já anunciou a incorporação de mais pessoas", declarou o funcionário através da Rádio Continental.
O secretário argentino de Transporte, Ricardo Jaime, afirmou que a Lafsa "não se licita nem se vende", mas seu pessoal será absorvido pela LanArgentina "nas mesmas condições" em que a linha aérea estatal absorveu os trabalhadores das falidas Lapa e Dinar em 2003.
Jaime também negou as versões que afirmam que o grupo espanhol Marsans planeja vender as Aerolíneas Argentinas por causa da entrada da LanChile no mercado local.