Associação quer punição a aéreas por promoções sem transparê

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

Associação quer punição a aéreas por promoções sem transparê

Mensagem por MARR »

Associação quer punição a aéreas por promoções sem transparência
Folha Online - 10/03/2005
A Andep (Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo) pretende mover uma ação civil pública contra a falta de transparência das promoções anunciadas pelas companhias aéreas. Gol, TAM e Varig anunciaram reduções de preços nos últimos dias.

No entanto, o passageiro está encontrando dificuldades para consultar e comprar bilhetes nos sites da Gol e TAM. Para o presidente da Andep, Cláudio Candiota, essas promoções contrariam o CDC (Código de Defesa do Consumidor).

"Existe um total desrespeito ao direito do consumidor. As companhias lançam promoções, mas o consumidor não consegue ter acesso às ofertas. É uma promoção que não promove coisa alguma", disse ele.

Candiota também criticou a falta de informação sobre o número de assentos nos vôos que são vendidos com preços promocionais ou reduzidos. "As redes varejistas são obrigadas a informar a quantidade de produtos disponíveis em suas promoções. Só no setor aéreo é que existe um mistério sobre essa informação."

As companhias aéreas se recusam a informar a quantidade de vôos oferecidos a preços promocionais em cada vôo. Segundo elas, essa é uma informação estratégia e que pode ser usada pela concorrência. Mas analistas do setor estimam que o número de assentos promocionais nos vôos não passam de seis.

Candiota afirmou ainda que as empresas aéreas aproveitam a divulgação dessas promoções para realizar "marketing". "Todo mundo passa a falar dessas promoções, só que ninguém consegue comprar um bilhete mais barato."

O presidente da Andep pede para os passageiros que se sentirem prejudicados a enviar suas reclamações para a associação, Procons ou outras entidades de defesa do consumidor. "O público usuário do setor aéreo não tem o perfil de 'reclamador'. Mas é preciso que as reclamações sejam feitas para que o erro seja corrigido."

Promoções - Varig e TAM anunciaram descontos de até 70% nos embarques efetuados na Semana Santa. No caso da Varig, os descontos valem para embarques feitos nos dias 25 e 26. Na TAM, os embarques precisam ser feitos entre os dias 22 e 29.

Já a Gol informou que a redução de até 56% nos preços não se trata de uma promoção. É um realinhamento tarifário que atinge tarifas nacionais de determinados horários e numa quantidade limitada de assentos por vôo.
Responder