Aeroporto de Juiz de Fora começa a operar antes do prazo

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Marco
PC
PC
Mensagens: 111
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 11:15
Localização: Rio de Janeiro

Aeroporto de Juiz de Fora começa a operar antes do prazo

Mensagem por Marco »

(Ricardo Beghini/Estado de Minas)



Os quatros vôos diários entre Juiz de Fora e São Paulo podem ser transferidos nos próximos dias para o Aeroporto Regional da Zona da Mata (ARZM), localizado na divisa dos municípios de Goianá e Rio Novo, antecipando o início de suas operações.

Nesta quarta-feira, o prefeito Alberto Bejani vai notificar a Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), solicitando a interdição da pista do Aeroporto Francisco de Assis (JFA) para aviões equipados com turbinas. O risco de colisão de aeronaves com urubus é o motivo alegado à Infraero. Na semana passada, o próprio Ministério da Defesa alertou o município sobre a presença das aves no aterro de lixo que fica a apenas 4 quilômetros da pista.

Segundo o prefeito, o Aeroporto Francisco de Assis, conhecido como "Serrinha", ficará restrito a aviões executivos de pequeno porte e ao Aeroclube. “Não posso colocar em risco a vida de pessoas", afirmou. Segundo o gerente de aeroportos da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), Júlio César Diniz Oliveira, o ARZM tem condições de operar com vôos diurnos em 15 dias.

O prazo é necessário para concluir pequenas obras, como a melhoria no terminal de passageiros, serviços de capina e roçado, instalação de uma biruta, além de uma eventual vistoria do Ministério da Aeronáutica. "Iríamos operar com vôos cautelosos, porque estaremos realizando as demais obras", disse.

Retomada

O Aeroporto Regional da Zona da Mata vem sendo construído desde 2001, ainda no governo Itamar Franco. A finalidade principal é servir para transporte de cargas e para a indústria aeronáutica. Ontem, Júlio Diniz anunciou a retomada da obras, que estavam paradas há mais de um ano. O Estado e a União liberaram R$3,4 milhões para conclusão da segunda etapa das obras que possibilitarão vôos noturnos a partir de julho. A terceira e última fase ainda depende de recursos para instalação equipamentos que permitam vôos por instrumento.


Raio X

• Localização: municípios de Goianá e Rio Novo, distante 30 quilômetros de Juiz de Fora pela MG-353.

• Classe: categoria I (ILS/CAT-I) aviação regular de grande porte, nacional e internacional para cargas e aeroporto industrial.

• Pista de pouso e decolagem: 2515m x 45m.

• Terminal de passageiros: com 5.984 m² de área, incluindo torre de controle e administração.

• Categoria de aeronaves: MD-11 e DC-10 (aeronaves das categorias A e D de grande porte e cargueiros internacionais)

• Custo da obra: R$ 89.015.751,21
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

Agora vale tudo pra justificar o rio de dinheiro que foi gasto nesse aeroporto que ninguém sabe dizer direito pra que começou a ser feito. Eu acho que colisão com pássaro não faria ninguém gastar 90 milhões num novo aeroporto.

Abraço
Omykron
PC
PC
Mensagens: 342
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 19:17

Mensagem por Omykron »

2500x45 não é pista pequena de mais?
pq não fizeram uma de 2800 ou 3000m?
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

Mensagem por MARR »

Cmte Diego escreveu:Agora vale tudo pra justificar o rio de dinheiro que foi gasto nesse aeroporto que ninguém sabe dizer direito pra que começou a ser feito. Eu acho que colisão com pássaro não faria ninguém gastar 90 milhões num novo aeroporto.

Abraço
Esse pessoal da "Roça Grande" ( BH ) não tem jeito. Morrem de inveja, porque o Onça I ( CNF ) ficou as moscas. Acabando o Regional, começa o de São João Del Rey
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

Hehehe lá vem, demorou ... vamos aguardar e ver. Eu sinceramente desejo sucesso ao tal aeroporto, mas não aposto de jeito nenhum. O pessoal lá podia pedir pra anexar ao Rio ... seria bacana.


Abraço
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 1961
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Maurício »

MARR escreveu:
Cmte Diego escreveu:Agora vale tudo pra justificar o rio de dinheiro que foi gasto nesse aeroporto que ninguém sabe dizer direito pra que começou a ser feito. Eu acho que colisão com pássaro não faria ninguém gastar 90 milhões num novo aeroporto.

Abraço


Esse pessoal da "Roça Grande" ( BH ) não tem jeito. Morrem de inveja, porque o Onça I ( CNF ) ficou as moscas. Acabando o Regional, começa o de São João Del Rey
Nao se esqueçam que este aeroporto foi "obra e graça" de Itamar Franco, quando o mesmo fora governador de Minas (1999/2002). E sua carreira politica começou, justamente, em Juiz de Fora, sendo eleito prefeito.

Este aeroporto eh uma vergonha para Minas. Outro "elefante branco".

Mauricio.
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

E sendo importante ou não para região existem alguns fatos bastante estranhos envolvendo essa obra e os principais políticos que estavam no governo Itamar Franco, incluindo o seu vice. Mas deixa quieto né.

Abraço
Marco
PC
PC
Mensagens: 111
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 11:15
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Marco »

Aeroporto em JF pra que ? Eles já tem o Santos Dumont e o Galeão logo ali, na esssquina ... hehehehe.
Cidades com maior poder aquisitivo e estratégicas, como Montes Claros, Uberlândia, Uberaba e Pouso Alegre possuem demanda muito superior aos Juiz foranos.
Lembrete: CNF estará ocioso somente até 11/03 ... aguardem

Sds,
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

Mensagem por MARR »

A inveja ainda vai matar este pessoal da "Roça Grande".
O poblema ( e assim que o pessoal da Roça Grande pronuncia ), é que enquanto a Grande Juiz de Fora conta com os aeroportos do GIG, SDU, Serrinha e agora o Regional, o pessoal de lá só tem o chiqueirinho da Pampulha e o Onça I (CNF).
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

MARR escreveu:A inveja ainda vai matar este pessoal da "Roça Grande".
O poblema ( e assim que o pessoal da Roça Grande pronuncia ), é que enquanto a Grande Juiz de Fora conta com os aeroportos do GIG, SDU, Serrinha e agora o Regional, o pessoal de lá só tem o chiqueirinho da Pampulha e o Onça I (CNF).
Cara, dá um tempo ... olha aí em volta de você e cai na real.


Abraço
Marco
PC
PC
Mensagens: 111
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 11:15
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Marco »

Se um dia JF voltar a ser a 2a. maior cidade de minas, algo muito improvável de ocorrer, a gente conversa, meu amigo.
Enquanto isto se contente com um aeroporto com capacidade para 4 vôos teco-teco diariamente.
E enquanto isto, o chiqueirinho PLU vai sufocando seus 3,5 milhões de passageiros né ?

OBS: já extenderam a Av. Atlântica até o Ribeirão Paraibuna ? hehehehe
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

Mensagem por MARR »

Cmte Diego escreveu:
MARR escreveu:A inveja ainda vai matar este pessoal da "Roça Grande".
O poblema ( e assim que o pessoal da Roça Grande pronuncia ), é que enquanto a Grande Juiz de Fora conta com os aeroportos do GIG, SDU, Serrinha e agora o Regional, o pessoal de lá só tem o chiqueirinho da Pampulha e o Onça I (CNF).
Cara, dá um tempo ... olha aí em volta de você e cai na real.


Abraço
Falta de argumento é um cado sério. !!!!
Mas gostei da sua primeira mensagem, sugerindo a fusão com o Rio.
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

Mensagem por MARR »

Marco escreveu:Se um dia JF voltar a ser a 2a. maior cidade de minas, algo muito improvável de ocorrer, a gente conversa, meu amigo.
Enquanto isto se contente com um aeroporto com capacidade para 4 vôos teco-teco diariamente.
E enquanto isto, o chiqueirinho PLU vai sufocando seus 3,5 milhões de passageiros né ?

OBS: já extenderam a Av. Atlântica até o Ribeirão Paraibuna ? hehehehe
Ai, Marco, até o seu e.mail é RIO. Outra coisa, qualidade não se mede por quantidade ! Roça Grande por exemplo tem muito menos habitantes que o Rio e é uma cidade muito mais violenta.
Apesar de não ser de Juiz de Fora, gosto muito da cidade, e sei que o padrão de vida e bem melhor do que o de "Roça Grande".
Não sei porque a implicância de voces com este aeroporto. Todo tópico que aparece sobre este aeroporto, aparece o pessoal criticando. E criticando sem argumentos, insinuando que fulano é ladrão, que beltrano levou vantagem, etc..
Todos nós sabemos que este aeroporto não terá muitos passageiros. E nem esta é a finalidade. Será um aeroporto industrial, com EADI e principalmente utilizado para manutenção de aeronaves. Tanto que a ONE já assinou uma carta de intenção para instalar a base de manutenção de seus aviões. Existe também a possibilidade de um fabricante de turbinas transferir sua industria para a area do aeroporto.
Será um futuro centro tecnologico.
Abraços,
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

E a Onça I, como o senhor chama, receberá o Centro de Manutenção da GOL Linhas Aéreas e a partir de 13 MAR cerca de 80 vôos diários. Como eu falei e repito espero que o tal aeroporto da Zona da Mata obtenha sucesso e justifique o investimento feito, mas por favor ponha-se no seu lugar meu amigo. Não queira fazer comparações descabidas.

Abraço
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Vamos deixar a paixão pela terrinha de lado e postar com um pouco mais de racionalidade. Aposto que todos agradecerão, a começar por mim.
MARR
CMTE.
CMTE.
Mensagens: 972
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 19:08

Mensagem por MARR »

Raphael Figueira escreveu:Vamos deixar a paixão pela terrinha de lado e postar com um pouco mais de racionalidade. Aposto que todos agradecerão, a começar por mim.
De pleno acordo Raphael. Não adianta discutir com Doutores especializados na ciência do "achismo" e irresponsáveis que brincam com a honra de pessoas.

Abraços
Phenom
MASTER
MASTER
Mensagens: 1768
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 15:47

Mensagem por Phenom »

Parece que agora o senhor entendeu.


Abraço
Responder