Ocean Air deixará de operar linha entre Rio Grande e POA

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Ocean Air deixará de operar linha entre Rio Grande e POA

Mensagem por Anonymous »

Ocean Air deixará de operar linha entre Rio Grande e Capital
Medida entrará em vigor a partir do dia 25 de fevereiro





A Ocean Air confirmou nesta segunda, dia 14, que a partir do dia 25 de fevereiro deixará de operar a linha entre Rio Grande e Porto Alegre. O motivo é a falta de ocupação dos vôos. No final de 2004, a Ocean Air substituiu os vôos diários por operações três vezes por semana.

De acordo informações da Ocean Air, enquanto a média nacional de ocupação da empresa gira em torno de 53%, em Rio Grande as aeronaves Brasília, com capacidade para 30 passageiros, raramente decolam com mais de cinco pessoas a bordo.

Fonte: ClicRBS
jambock
MASTER
MASTER
Mensagens: 2461
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 16:37
Localização: Porto Alegre/RS
Contato:

Mensagem por jambock »

Roberto CXJ:


No antigo Salgado Filho eu já via o E120 da Rio-Sul decolar com meia dúzia de passageiros para Rio Grande e me perguntava até quando ela iria manter aquela rota. A verdade é que voar o Rio Grande do Sul, ( exceção Caxias do Sul) com aeronave maior que um Supercaravan é fria, prejuízo na certa. Bandeirante, nem pensar... O custo hora/vôo Supercaravan corresponde a +/- 52% daquela do Bandeirante!
Aí os potenciais passageiros não querem voar "avião pequeno", querem, no mínimo, um Brasília para fazer a rota Cachaprego-Porto Alegre!
Outra coisa, um "Navajão" leva sete passageiros com um só piloto, mas um Supercaravan precisa de dois para levar sòmente nove passageiros, pois o DAC reduziu a lotação do mesmo que, antes, era de doze passageiros! Naturalmente isto se reflete no preço da passagem.
Aí fecha o círculo. Poucos voam em virtude do preço da passagem e do "avião pequeno". O avião se mantém pequeno e a passagem cara, porque poucos voam!
Interior do Rio Grande só com táxi-aéreo, atualmente (e por um futuro longínqüo).
Uma passagem OA, EMB-120, Rio Grande - POA = R$258,00
Uma passagem GOL, B737, FLO-POA= R$ 158,00

Eis porque o Rio Grande não tem uma empresa aérea regional há muito tempo e, a permanecer as coisas com estão, nem terá :!:

Um abraço e até mais...
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambockrs@gmail.com

Na aviação, só a perfeição é aceitável
FABIO XAP
PC
PC
Mensagens: 236
Registrado em: Seg Jan 03, 2005 08:09
Localização: Chapecó, SC
Contato:

Mensagem por FABIO XAP »

jambock escreveu: Roberto CXJ:


No antigo Salgado Filho eu já via o E120 da Rio-Sul decolar com meia dúzia de passageiros para Rio Grande e me perguntava até quando ela iria manter aquela rota. A verdade é que voar o Rio Grande do Sul, ( exceção Caxias do Sul) com aeronave maior que um Supercaravan é fria, prejuízo na certa. Bandeirante, nem pensar... O custo hora/vôo Supercaravan corresponde a +/- 52% daquela do Bandeirante!
Aí os potenciais passageiros não querem voar "avião pequeno", querem, no mínimo, um Brasília para fazer a rota Cachaprego-Porto Alegre!
Outra coisa, um "Navajão" leva sete passageiros com um só piloto, mas um Supercaravan precisa de dois para levar sòmente nove passageiros, pois o DAC reduziu a lotação do mesmo que, antes, era de doze passageiros! Naturalmente isto se reflete no preço da passagem.
Aí fecha o círculo. Poucos voam em virtude do preço da passagem e do "avião pequeno". O avião se mantém pequeno e a passagem cara, porque poucos voam!
Interior do Rio Grande só com táxi-aéreo, atualmente (e por um futuro longínqüo).
Uma passagem OA, EMB-120, Rio Grande - POA = R$258,00
Uma passagem GOL, B737, FLO-POA= R$ 158,00

Eis porque o Rio Grande não tem uma empresa aérea regional há muito tempo e, a permanecer as coisas com estão, nem terá :!:

Um abraço e até mais...
Grande Jambock,

Excelente raio x que fizeste sobre a realidade da avição regional aqui do Sul do Brasil, a comparação dos preços entre uma aérea nacional e uma regional é pra tirar todas as dúvidas. Só para acrescentar o preço de um bilhete OW XAP/POA é de R$ 377,83 com a OA e um trecho XAP/FLN é de R$ 196,00. O pax vai mesmo de busão ou carro próprio, assim não dá!!

Abraços,
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Mensagem por PR-WJI »

Infelizmente no RS, apenas CXJ, GEL e PFD estão atraindo os vôos regionais... Parece que a ocupação do 5080/5081 (CGH-PFD-CGH) não está boa também... Se duvidar, em pouco tempo, PFD passará a receber 3 vôos por semana..

Saudades do tempo que haviam voos para RIA, UGU, BGE....
Velásquez
MULTI
MULTI
Mensagens: 369
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 13:40
Localização: Campo Grande - MS

Mensagem por Velásquez »

Pois é grande Jambock,
na época que a RSL operava os vôos para o interior do RS, todos eles eram suplementados.
Um grande problema no Transporte Aéreo Regional, é o índice de rejeição dos usuários aos aviões a hélice. Na região Centro-Sul ainda há um grande problema: as estradas, o que de certa forma, dá ao usuário uma "alternativa".
Agora na região Centro - Norte, a coisa muda um pouco, pois as estradas quase não existem.
O interior do RS, assim como o de outras regiões do país é de baixa demanda e se torna viável a sua exploração com a volta da Suplementação Tarifária, que está previsto para outubro.
Em tempo, a Cruiser tem planos de operar no RS e já solicitou a slinhas:

POA / Santa Maria
POA / Passo Fundo
POA / Pelotas / Rio Grande
POA / Horizona / Santa Rosa
Todas as linhas estão previstas para serem operados pelo LET410 e ser suplementada.

Abraços
Velásquez
FABIO XAP
PC
PC
Mensagens: 236
Registrado em: Seg Jan 03, 2005 08:09
Localização: Chapecó, SC
Contato:

Mensagem por FABIO XAP »

Velásquez,

Por acaso vc sabe se a Cruiser solicitou alguma rota para Santa Catarina tambem????
Velásquez
MULTI
MULTI
Mensagens: 369
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 13:40
Localização: Campo Grande - MS

Mensagem por Velásquez »

FABIO XAP escreveu:Velásquez,

Por acaso vc sabe se a Cruiser solicitou alguma rota para Santa Catarina tambem????
Infelizmente só linhas no RS.
Estamos pensando em duas hipóteses:

1) a empresa adquire mais um LET410 ou;
2) a base CGB fica operando apenas com E110 e terá que ser adquiro mais um.

Abraços
Velásquez
FABIO XAP
PC
PC
Mensagens: 236
Registrado em: Seg Jan 03, 2005 08:09
Localização: Chapecó, SC
Contato:

Mensagem por FABIO XAP »

Velásquez escreveu:
FABIO XAP escreveu:Velásquez,

Por acaso vc sabe se a Cruiser solicitou alguma rota para Santa Catarina tambem????
Infelizmente só linhas no RS.
Estamos pensando em duas hipóteses:

1) a empresa adquire mais um LET410 ou;
2) a base CGB fica operando apenas com E110 e terá que ser adquiro mais um.

Abraços
Velásquez

Velásquez, então POA seria uma base de operações aqui no sul da Cruiser.
Obrigado pela resposta quase que instantânea.
FABIO XAP
PC
PC
Mensagens: 236
Registrado em: Seg Jan 03, 2005 08:09
Localização: Chapecó, SC
Contato:

Mensagem por FABIO XAP »

A OceanAir iniciará uma rota que ligará Passo Fundo a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e a São Paulo (Aeroporto de Congonhas) a partir do próximo dia 14 de março. Os vôos partirão da capital gaúcha às 7h00 para chegar em Passo Fundo às 7h40, de onde seguem às 7h55 para São Paulo. A saída do Aeroporto de Congonhas acontece às 17h30, com chegada em Passo Fundo às 19h35. Às 19h50, o vôo prossegue rumo a Porto Alegre, onde chega às 20h30. No Rio Grande do Sul, a OceanAir já opera vôos entre Porto Alegre e Santo Ângelo para Chapecó (SC) e São Paulo. As tarifas entre Passo Fundo e Porto Alegre custarão a partir de R$ 170,00 e entre Passo Fundo e São Paulo, a partir de R$ 347,00. Foto: Paulo Berger 15/02/05 REvista Flap International
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Bem que a OceanAir poderia colocar o Fokker 50 na linha para Passo Fundo. Tomara que as boas notícias sobre a Cruiser sejam confirmadas.

Até,
PR-WJI
MASTER
MASTER
Mensagens: 6909
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 11:20

Mensagem por PR-WJI »

Engraçado.... a OceanAir informa que a Varig está com baixa ocupação em PFD, já a própria Varig diz que a ocupação está boa...

Creio que se não estivesse boa, a ONE nao iria colocar os vôos dela para aquela cidade.

Bom, agora é comemorar a chegada da ONE em Passo Fundo...!
Marco SBCT
MASTER
MASTER
Mensagens: 2950
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 21:52
Localização: Curitiba-PR-BR

Mensagem por Marco SBCT »

Hummmm!!!!
Das duas uma: Ou a RG está saindo de PFD, ou a OCE está vendo mercado p/ as duas!
A Cruisier é uma boa notícia. Tudo vai depender dos horários , pois até agora foram ruins.
Marco A Moraes
SBBI/SBCT
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
Mensagens: 1962
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Maurício »

Pessoal,

Houve uma época em que existiam vôos regulares de POA para 11 cidades do interior do RS, servidas pela aviação regional. Por exemplo, em JUL 95 (um ano após o Plano Real, quando a economia estava mais aquecida):

Vôo Nº Orig/Dest. Freqüência Saída/Cheg. Equipamento

SL 591 POA/CXJ 2ª a 6ª 0920/0950 735
SL 593 POA/CXJ Dom a 6ª 2015/2045 735
SL 363 POA/LVB/URG 2ª a 6ª 1045/1230 EM2
SL 355 POA/PFB 2ª a 6ª 0630/0710 EM2
SL 365 POA/RIG/PET 2ª a 6ª 1430/1550 EM2
JJ 127 POA/CSU/RIG 2ª a 6ª 1100/1235 CNA
SL 351 POA/RIA/GEL Dom a 6ª 1730/1855 EM2
JJ 120 POA/ERM/SRA 2ª a 6ª 0630/0850 CNA
JJ 121 POA/SRA/ERM 2ª a 6ª 1400/1655 CNA

Legenda
CXJ - Caxias do Sul
LVB - Livramento
URG - Uruguaiana
PFB - Passo Fundo
RIG - Rio Grande
PET - Pelotas
CSU - Santa Cruz do Sul
RIA - Santa Maria
GEL - Santo Ângelo
ERM - Erechim
SRA - Santa Rosa

Agora é esperar para ver se novas empresas regionais retornem, gradativamente, com os vôos em algumas cidades. Sucesso!

Maurício.
Responder