Nas asas da Varig (FSP de 08/02/2005)

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Nas asas da Varig (FSP de 08/02/2005)

Mensagem por Anonymous »

ELIANE CANTANHÊDE

Nas asas da Varig

BRASÍLIA - Para você, esteja ou não voltando hoje do Carnaval para casa nas "asas da Panair", digo, nas asas da Varig: a solução para o grave problema financeiro da companhia continua empacada em solo.
O ministro e vice-presidente José Alencar volta ao batente amanhã com boas idéias, mas que se chocam com a realidade das leis. Como transformar créditos da Varig com o Tesouro, com a Previdência, com a Infraero, com a BR Distribuidora e com o Banco do Brasil em ações da empresa, que é privada?
Típico caso em que falar é fácil, fazer é que são elas. Enquanto isso, a dívida da Varig continua impagável, o tempo vai passando e ninguém sabe exatamente como fazer para que a maior e mais famosa companhia aérea brasileira continue voando.
Também a partir de amanhã o Planalto decide promover ou não vetos na nova Lei de Falências, para retirar seus efeitos sobre justamente as aéreas. Essa discussão é esclarecedora sobre as divisões internas do governo a respeito do setor.
Grosso modo, Lula, Dirceu e Alencar (os políticos) se dizem sensibilizados com o valor econômico e sentimental da Varig e querem que o governo faça tudo que for possível para salvá-la. Do outro lado, Palocci, Mantega e Cade consideram que empresas privadas são sujeitas a riscos -no caso da Varig, também a chuvas e trovoadas. Para eles, cofres públicos não devem cobrir buracos de negócios privados.
Essa divisão vem desde o início do governo, aprofundou-se com a posse de Alencar e pousa na Lei das Falências. Quem tira a teima, evidentemente, é o presidente da República. E Lula acha que a Varig tem de ser salva e ponto. A questão, mais uma vez, é como compatibilizar o falar e o fazer -ou desejo com viabilidade.
No caso da Vasp, o governo empurrou com a barriga sabendo o desfecho. No da Varig, empurra porque não sabe como agir. Por mais que jure o contrário, pode acabar caindo no o BNDES -o santo dos grandes aflitos. Ou das causas perdidas.

(http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opinia ... 200504.htm)
B767
MASTER
MASTER
Mensagens: 1212
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:39
Localização: Fortaleza

Mensagem por B767 »

Ainda sou da opiniao de que embora a aviacao comercial seja um empreendimento de mercado e competencia, uma politica governamental aqui no Brasil precisa ser elaborada para auxiliar e salvaguardar a industria quando circunstancias extraordinarias surgirem que ameacem a saude geral do setor.

Se uma empresa for administrada de forma ruim, sofre as consequencias. mas as empresas daqui realmente enfrentem desafios fora do comum, como impostos desequilibrados e legislacoes nocivas, e o governo cruza os bracos.
Quando bateu 11 de setembro/2001, medidas nos EUA foram tomadas para ajudar a industria. Por aqui, podemos dizer que nada efetiva foi feito para auxiliar, exceto talvez uma pequena ajuda com seguros aeronauticos.
Responder