Advogada do Idec orienta portadores de bilhetes da Vasp

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Felipe Weber
PC
PC
Mensagens: 193
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 12:14
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Advogada do Idec orienta portadores de bilhetes da Vasp

Mensagem por Felipe Weber »

Os consumidores que compraram passagens da Vasp, que teve seus vôos suspensos na semana passada, podem optar por buscar o endosso de outras companhias aéreas ou tentar o ressarcimento do valor pago. Os que optarem pelo ressarcimento deverão enviar à Vasp uma carta com o pedido e guardar uma cópia.
A orientação foi dada pela advogada Maíra Feltrin, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM .

Maíra explicou que, se o pedido de ressarcimento for enviado pelo Correio, é importante o consumidor aguardar o avido de recebimento. "Depois dessa carta, deve haver um prazo de cinco a dez dias para a resposta da empresa. Se, dentro desse prazo, a empresa não se manifestar ou der uma resposta negativa, o consumidor deve procurar o Idec, o Procon ou o Juizado Especial Cível", disse a advogada.

No caso de recorrer ao endosso de outras empresas, a advogada observou que não existe obrigatoriedade de aceitação dos bilhetes da Vasp, mas ressaltou que é provável que elas o façam "por causa de uma prática de mercado e para tornar mais fácil esse processo que já está tão tumultuado".

Ela também disse que os passageiros que financiaram passagens e não conseguiram embarcar devem procurar a Justiça com pedido de liminar de tutela antecipada. "Esse pedido vai servir para que os pagamentos futuros possam ser cancelados. Então, o juiz vai emitir uma ordem ao banco ou à administradora de cartão, indicando a necessidade de sustação dos cheques ou da cobrança dos pagamentos na fatura do cartão."

A advogada lembrou que é recomendável aos consumidores que financiaram a passagem com cheque que não os sustem sem a emissão da ordem da Justiça, pois correm o risco de ter seu nome inscrito no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), mesmo que não tenham usufruído do serviço.

Na semana passada, o Departamento de Aviação Civil (DAC) informou as empresas aéreas Varig, TAM e Gol aceitaram atenderam a seu pedido de endosso dos bilhetes aéreos emitidos pela Vasp. Em nota, o DAC orientou os portadores de bilhetes da Vasp a procurar uma das três empresas para o acerto das condições específicas para cada endosso.


Fonte: Agência Brasil
*
Seja voluntário.
Ajude o Banco de Alimentos do RS. Acesse http://www.bancodealimentosrs.org.br e conheça este belo trabalho.
B767
MASTER
MASTER
Mensagens: 1212
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:39
Localização: Fortaleza

Mensagem por B767 »

Os PAX da VASP vão pegar fila atrás do povo que ficou em terra da TRANSBRASIL, e ainda aguardando a devolução da sua grana - que nunca veio.
Responder