China e Taiwan lançam primeira conexão aérea...

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
SBSP
PC
PC
Mensagens: 333
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 10:59
Localização: São Paulo - SP

China e Taiwan lançam primeira conexão aérea...

Mensagem por SBSP »

Sáb, 29 Jan - 10h39

China e Taiwan lançam primeira conexão aérea direta em 5 décadas



Por Alice Hung e Lindsay Beck

TAIPÉ/PEQUIM (Reuters) - Taiwan e China lançaram neste sábado vôos charter históricos entre os dois países. A conexão aérea temporária é a primeira linha direta entre a ilha e o continente em mais de 55 anos, o que aumenta a esperança que a relação entre Taipé e Pequim melhore.

Seis aviões da China aterrissaram um depois do outro no aeroporto internacional de Taipé, tornando-se os primeiros jatos chineses a aterrissar em solo de Taiwan desde 1949, com a exceção de um avião sequestrado.

Taipé havia banido vôos diretos por razões de segurança e ainda insiste que os charters passem pelo espaço aéreo de Hong Kong ou Macau.

A proibição dos vôos se deu logo depois dos nacionalistas fugirem para Taiwan, após perderem a China continental para os comunistas em uma guerra civil.

A China alega que Taiwan é parte do seu território e ameaça invadir a ilha, sob regime democrático, no caso de uma declaração formal de independência.

O serviço temporário visa transportar taiuaneses, que moram ou trabalham na China, para comemorar com os parentes o Ano Novo Lunar, no dia 9 de fevereiro, o mais importante feriado chinês.

"Nunca voei para casa tão rapidamente", disse Jerry Chen. Ele, a sua mulher e o seu filho de quatro anos estavam entre os 241 passageiros do primeiro vôo, da China Southern Airlines, que partiu de Guangzou e levou 80 minutos.

"Se os vôos diretos virarem uma coisa regular, isso pode aproximar os dois lados de novo", afirmou Chen, dono de uma fábrica no sul da China.

Segundo estimativas, um milhão de taiuaneses, 5 por cento da população da ilha, trabalham ou moram na China e têm que passar por outros lugares, como Hong Kong, quando viajam entre os dois lados. Isso adiciona quatro horas ao trajeto.

Autoridades em Taipé e Pequim esperam que a conexão temporária leve à volta do diálogo entre os dois territórios e reduza a tensão política.

Na sexta-feira, uma alta autoridade chinesa sinalizou que o diálogo pode ser retomado, sob circunstâncias convenientes.

Chiu Tai-san, integrante do conselho taiuanês que formula a política para a relação com a China, afirmou que os dois lados têm de mostrar mais do que boa vontade. "Eles têm que tomar medidas concretas."

Num gesto diplomático, os aviões chineses que chegaram a Taiwan não traziam a bandeira comunista.

Em Pequim, o primeiro avião taiuanês foi recebido com aplausos dos convidados que esperavam na pista e com a tradicional dança do dragão, numa temperatura abaixo de zero.

Segundo o acordo firmado entre os dois lados, 12 aeronaves vão fazer 48 vôos charter entre Pequim, Xangai e Guangzou, na China, e Taipé e Kaohsiung, em Taiwan, deste sábado até 20 de fevereiro.

Fonte: Reuters
Responder