Infraero registra alta de 97% no movimento de carga em SSA

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Infraero registra alta de 97% no movimento de carga em SSA

Mensagem por Anonymous »

Infraero registra alta de 97% no movimento de carga

Volume no aeroporto em Salvador subiu de 4,8 mil toneladas para 9,5 mil toneladas no ano passado

Ampliação do aeroporto contribuiu para o crescente movimento do transporte aéreo de cargas

Toni Vasconcelos

O movimento de cargas no Aeroporto Internacional Deputado Luis Eduardo Magalhães de Salvador alcançou um expressivo crescimento de 97% em 2004 em comparação com o ano anterior. No volume total, saltou de 4,8 mil toneladas para 9,5 mil toneladas de um ano para o outro. O maior incremento, de 76%, foi verificado na importação de cargas, que evoluiu de 1,3 mil toneladas em 2003 para 2,3 mil toneladas em 2004. As exportações tiveram expansão de 3,4 mil toneladas para cinco mil toneladas (46%) no período. Já a operação de carga nacional no aeroporto, que teve início em junho do ano passado, registrou um volume de duas mil toneladas nos seis meses de 2004, numa média mensal de 470 toneladas. Na média do país, o transporte aéreo teve um crescimento de 25% na exportação de cargas e de 30% na importação entre 2003 e 2004.

O balanço foi divulgado pela Infraero, autarquia do governo federal responsável pela administração de alguns aeroportos no país. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, a ampliação, concluída no ano 2000, do terminal de cargas do aeroporto internacional de Salvador - que passou a dispor de área total de 9,2 mil metros quadrados, sendo 4,9 mil metros quadrados de área construída - vem contribuindo decididamente para o crescente movimento do transporte aéreo de cargas. E recente decisão do Departamento de Aviação Civil (DAC) deve impulsionar ainda mais esse modal: os aviões fretados já podem transportar cargas em seus porões sem limite de volume. Antes da resolução, o limite era de cinco toneladas por vôo.

A liberação do limite, segundo a Infraero, atende a reivindicação dos exportadores, principalmente da região Nordeste, que utilizam as aeronaves para escoamento da produção, especialmente de perecíveis como frutas, flores e pescados. Para a diretoria da empresa federal, a medida certamente vai aumentar ainda mais o fluxo de aeronaves fretadas. Ainda sobre os dados do exercício de 2004, os principais produtos exportados pelo terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Salvador foram os agrícolas, couro, pescados, calçados, equipamentos e peças de reparos, químicos e petroquímicos, artesanato e obras de arte. Já as importações no aeroporto foram lideradas pelos componentes de informática e equipamentos eletrônicos, além de maquinário, equipamentos e peças para as indústrias automotiva, química e petroquímica, siderúrgica, metalúrgica e petrolífera, entre outras.

Fonte: Correio da Bahia
Responder