Vasp é proibida de realizar vôos regulares

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Anonymous

Vasp é proibida de realizar vôos regulares

Mensagem por Anonymous »

Aviação
Vasp é proibida de realizar vôos regulares e funcionários param
Quarta, 26 de Janeiro de 2005, 18h12
Fonte: INVERTIA


Click here to find out more!

Atualizada às 20h44
Com informações da Reuters Investor

O Departamento de Aviação Civil (DAC) proibiu a Vasp de fazer vôos regulares, após auditoria do órgão feita entre os dias 20 e 26 na companhia aérea, que enfrenta grave crise financeira.

A Vasp continua a ter concessão, mas se quiser operar vôos fretados terá que pedir autorização ao DAC, informou o órgão nesta quarta-feira.

Também nesta quarta-feira, os funcionários da Vasp decidiram entrar em greve a partir 0h desta quinta-feira. A decisão foi tomada em assembléia hoje à tarde por conta de salários atrasados.

# Vasp volta a deixar passageiros no chão

De acordo com a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio, a paralisação deve durar pelo menos até o próximo dia 4, quando está marcada uma nova assembléia.

"Os trabalhadores decidiram entrar em greve em respeito aos usuários e para garantir a segurança (dos vôos)", afirmou ela.

Desde o último sábado, a Vasp vem cancelando parte de seus vôos, aqueles que têm menos de 50 por cento de ocupação e que, portanto, trariam prejuízo à companhia aérea.

O Departamento de Aviação Civil (DAC) já multou a Vasp pelo cancelamento e nesta quarta-feira deve divulgar relatório de uma auditoria feita nas contas da empresa, que corre o risco de perder as licenças dos vôos regulares que deixarem de ser realizados. Segundo o sindicado, a Vasp tem cerca de 4.000 empregados diretos e eles estão com os salários de dezembro atrasados.

A Vasp, que já foi a segunda maior companhia aérea do país, teve sua crise deflagrada em meados do ano passado, devido a problemas com sua frota de aviões. A empresa tem agora participação inferior a 1 por cento do mercado doméstico de aviação.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

26/01/2005 - 20h36
Vasp perde concessão para explorar oito linhas comerciais


JANAINA LAGE
PATRICIA ZIMMERMANN

da Folha Online, no Rio e em Brasília

O DAC (Departamento de Aviação Civil) determinou hoje a cassação das oito linhas operadas pela Vasp. A partir de amanhã, a Vasp está proibida de operar vôos regulares. A empresa não perdeu a concessão para operar vôos regulares, mas entrou numa contagem regressiva para regularizar a sua situação.

Por lei, ela teria direito a 180 dias para ajustar as contas e provar que tem condições de operar estes vôos. No entanto, como a licença da empresa para realizar vôos regulares vence em abril, ela deverá provar ao DAC que tem condições de realizar estes vôos antes mesmo do prazo legal.

As oito linhas atendem localidades como Salvador, Manaus, Fortaleza, Recife e Maceió. Segundo o diretor geral do DAC, Jorge Godinho, já existe demanda de outras empresas para operar estas linhas.

A decisão do DAC foi realizada com base na observação do período de 20 a 26 de janeiro. No dia 19, o DAC havia autorizado a Vasp a realizar estes vôos. No período observado, das 56 viagens previstas, somente oito foram realizadas e 13 foram feitas parcialmente. A partir disso, o órgão avaliou que a empresa não tem condições no momento de realizar vôos regulares.

A Vasp pode voltar a operar vôos regulares, caso normalize sua situação e solicite nova inspeção ao DAC. A decisão do órgão passou pela Aeronáutica e pelo Ministério da Defesa, aos quais o departamento está subordinado. Outro caminho para a empresa é solicitar autorização para fazer vôos fretados.

A inspeção do DAC ainda não terminou. O departamento investiga ainda quantas pessoas deixaram de ser atendidas pela empresa.

Passageiros

Quem comprou uma passagem da Vasp deverá procurar a companhia a partir de amanhã para receber o dinheiro de volta. O cliente pode também tentar que outra concessionária endosse o bilhete. O DAC já entrou em contato com as empresas, mas ainda não há uma definição. O passageiro pode ainda recorrer ao DAC para fazer uma reclamação da empresa.

Segundo Godinho, o ofício foi recebido por um assessor da presidência da Vasp. O diretor geral do departamento conversou pelo telefone com o presidente da empresa, Wagner Canhedo. Na avaliação de Godinho, a reação de Canhedo foi a "de um empresário que recebe instruções de um órgão concedente e que deve procurar colocar seu negócio em ordem".

Na avaliação do DAC, a Vasp não tem condições de realizar o aporte de recursos para garantir os credores e pagar despesas como combustível ou dívidas, como a que empresa tem hoje com a Infraero.

O patrimônio da Vasp hoje é formado por 25 aeronaves.

Segundo Godinho, nenhuma das localidades que deixaram de ter pousos de aviões da Vasp deixou de ser atendida por companhias aéreas.

Os trechos operados pela Vasp são: Galeão - Fortaleza, passando por Salvador e Natal, Fortaleza - Manaus, com escalas em Teresina, São Luis e Belém, Brasília - Recife, com escalas em Salvador e Aracaju e Guarulhos - Maceió passando por Recife e Fortaleza.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Oi, não tem problema! :)
Só mostra o quanto estamos preocupados em angariar o máximo de fontes!!! ;)

Triste fim, o da Vasp. Se realmente perder as conceções, deixará uma saudade ENORME.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Já estava na hora do governo tomar uma providência quanto essa palhaçada da Vasp cancelar vôos pq não atingiu 50% de bilhetes vendidos.
FALCÃO BIÔNICO
PC
PC
Mensagens: 128
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 07:44
Localização: São Paulo SP

Mensagem por FALCÃO BIÔNICO »

já está na hora do governo tomar vergonha na cara e tratar o setor aéreo com seriedade e não ficar empurrando a questão com a barriga,está na hora do senhor Canhedo acertar as contas com seus atos e está na hora de todos nós que gostamos da VASP rezarmos para que Deus abençoe a empresa e seus funcionários! :x :x :shock:
Ortiz.
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

O governo achou uma maneira de agradar as duas cias setentonas

A Vasp ira virar Charter

A Varig voara somente para fora do pais.

As linhas domesticas das duas serao absorvidas por TAM GOL e BRA.

Concordam...........

Sds.

Lun
LuxuryLiner
PP
PP
Mensagens: 93
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:20
Localização: Brasil

Mensagem por LuxuryLiner »

cristiane escreveu:A Vasp continua a ter concessão, mas se quiser operar vôos fretados terá que pedir autorização ao DAC, informou o órgão nesta quarta-feira.
cristiane escreveu:26/01/2005 - 20h36
Vasp perde concessão para explorar oito linhas comerciais
Mais uma vez prova-se o baixíssimo nível de pesquisa técnico-científica dos jornalistas da Folha para escrever sobre aviação.
Atenciosamente
LuxuryLiner
Anonymous

Mensagem por Anonymous »

Departamento de Aviação suspende vôos da Vasp

BRASIL- O Departamento de Aviação Civil (DAC) suspendeu ontem a concessão das oito linhas com as quais a Vasp opera atualmente.

O DAC chegou à conclusão de que a empresa não tem condições de continuar operando estes trechos.

A empresa será multada e já foi notificada da decisão.

A Vasp terá a alternativa de fazer uma proposta ao DAC para operar vôos fretados e vai ganhar um prazo para tentar se reestruturar.

Portal Amazônia, com informações do “Portal ORM”
27/01/05_JG
B767
MASTER
MASTER
Mensagens: 1212
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:39
Localização: Fortaleza

Mensagem por B767 »

Se o governo fizer com que a RG cuida dos voos internacionais com exclusividade, estaremos voltando aos tempo de "monopolio" que terminou por volta de 1990/91 quando ate entao, apenas a RG voava regularmente(das brasileiras) para o extreior. Acho que ser um ato de retroceder.
Responder