Aeroporto de Congonhas terá a 1ª Ponte Aérea Biométrica...

Notícias e artigos retirados da mídia em geral.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
MSATO
MASTER
MASTER
Mensagens: 2026
Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 11:33
Localização: São Paulo

Aeroporto de Congonhas terá a 1ª Ponte Aérea Biométrica...

Mensagem por MSATO »

Aeroporto de Congonhas terá a 1ª Ponte Aérea Biométrica do mundo

O projeto Embarque + Seguro 100% Digital, com uso de reconhecimento facial, chega na próxima terça-feira (15) à ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro. O Aeroporto de Congonhas (SP) fará os testes para embarques com destino ao Aeroporto Santos Dumont (RJ), e vice-versa, se tornando a primeira ponte aérea do mundo a usar a tecnologia de ponta a ponta.

A tecnologia dispensa a apresentação do cartão de embarque e de documentos de identificação do passageiro. O projeto Embarque + Seguro foi idealizado pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) e desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal. O objetivo é tornar mais eficiente, ágil e seguro o processo de embarque nos aeroportos.

TESTES NO AEROPORTO
Os testes do projeto-piloto acontecerão em três etapas: no check-in, onde os passageiros convidados pela Azul Linhas Aéreas terão a foto e os dados validados com as bases governamentais; na entrada da sala de embarque, onde ocorrerá o reconhecimento facial do passageiro para o acesso à sala; e no portão 1, onde os passageiros passarão pelo último ponto de controle biométrico para o embarque na aeronave.

Fonte: Panrotas
Saudações AeroEntusiastas!!!
MSATO
MASTER
MASTER
Mensagens: 2026
Registrado em: Sáb Jul 28, 2007 11:33
Localização: São Paulo

Re: Aeroporto de Congonhas terá a 1ª Ponte Aérea Biométrica.

Mensagem por MSATO »

CGH e SDU iniciam teste de ponte aérea com reconhecimento facial

Os passageiros que voam hoje (15) na ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro, de Congonhas para o Santos Dumont, ou vice-versa, podem experimentar a fase de testes do projeto Embarque + Seguro 100% Digital. A iniciativa, que tem o governo Federal e IDEMIA como viabilizadores, transforma todo o processo de embarque em uma vivência 100% digital, que usa a biometria facial da chegada no aeroporto à entrada no avião.

Entre hoje e amanhã, ao longo de todo o dia, o projeto funciona em fase de testes e mesmo assim torna a ponte aérea a primeira ano mundo com o recurso utilizado de ponta a ponta no processo de embarque. Os testes são realizados em voos operados pela Azul Linhas Aéreas.

PASSO A PASSO DO EMBARQUE
Dentro do processo realizado pelo projeto Embarque + Seguro 100% Digital os acessos à sala de embarque e ao avião podem ser realizados sem a apresentação de nenhum documento e nem sequer contato com colaboradores da companhia ou do aeroporto.

Veja o passo a passo do embarque biométrico:

- O passageiro pode fazer seu check-in diretamente no aplicativo do projeto, que está disponível tanto para aparelhos iOS como para Android;

- Pela ferramenta, o viajante preenche dados pessoais como CPF, informações do voo e depois disso tira uma foto (selfie) que será confrontada com a base de dados da Serpro - Serviço Federal de Processamento de Dados, do governo Federal;

- Com a confirmação de dados e reconhecimento facial, o aplicativo manda uma confirmação ao viajante e a informação para as bases de dados do aeroporto e da companhia aérea;

- Ao chegar no aeroporto, o passageiro tem dois pontos de reconhecimento. O primeiro já na barreira entre saguão e sala de embarque e o segundo no portão de embarque.

- Nesses dois momentos, terminais com câmeras identificam o viajante e liberam a entrada sem que seja necessária a apresentação de nenhum documento ou do cartão de embarque.

De acordo com o diretor de Public Security & Identity da IDEMIA no Brasil, Márcio Lambert, “o uso do reconhecimento facial é uma tendência global e o projeto Embarque + Seguro, realizado em parceria com o Minfra (Ministério da Infraestrutura) e o Serpro, mostra que o Brasil está no caminho certo para a digitalização dos aeroportos”.

O executivo lembra ainda que essa mesma tecnologia de reconhecimento facial é utilizada nos aeroportos mais modernos de todo o mundo, a exemplo do Changi, em Singapura. “Ela oferece alto nível de segurança para os passageiros, companhias aéreas e operadores dos aeroportos, já que o algoritmo utilizado é de alta acurácia, atingindo altíssimo índice de autenticidade na identificação de indivíduos”, completa.

CONTEXTO E IMPLEMENTAÇÃO
Segundo aponta Lambert, a idealização do projeto nasceu de uma demanda do governo federal, que buscava uma solução digital para o setor de aviação. A pandemia e suas restrições também ajudaram nesse sentido.

“Esse foi o pano de fundo para a aplicação que, para todos os efeitos, traz maior segurança e agilidade para o processo como um todo”, acrescenta.

Com a parceria estabelecida, o projeto foi aos poucos sendo implementado. De acordo com o gestor, houve uma primeira onda de testes, no início do ano, feitos pontualmente em aeroportos como Salvador, Florianópolis e Belo Horizonte. Com a utilização aprovada, a ideia passou para uma segunda etapa, com um embarque 100% digital feito no Rio de Janeiro.

O terceiro momento de testes se dá agora com a utilização numa ponte aérea movimentada.

Ainda não há projeção de datas para que esse processo avance da fase de testes para a efetivação mas, segundo informa Lambert, a tecnologia já está instalada e apta a ser utilizada de forma oficial.

O aplicativo que precisa ser baixado para que o viajante aproveito o novo modelo de embarque leva o nome do projeto: Embarque + Seguro 100% Digital.

Fonte: Panrotas
Saudações AeroEntusiastas!!!
Responder