Inventário de Boeing 707 e DC-8

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Inventário de Boeing 707 e DC-8

Mensagempor Constellation » Qua Jan 18, 2006 19:02

Meus amigos,

Vendo o tópico sobre o 707 misterioso no PAMA-GL, me ocorreu a idéia de inventariar os "sobreviventes" de 707 e DC-8 que ainda estão inteiros no Brasil, em vôo ou não, mas com dados completos.

Alguém pode colaborar, por favor.

Um abraço.
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Re: Inventário de Boeing 707 e DC-8

Mensagempor Marcelo Magalhães » Qui Jan 19, 2006 09:50

Prezado Constellation:

Ampliando um pouco o assunto, vide o link abaixo sobre Boeing 707 atualmente em serviço no mundo, STD/ wrecks:

http://www.aviation-friends-cologne.de/ ... 707eng.htm

Atentando p o fato de que o último w/o de um Boeing 707 civil foi ainda no mês passado (23-DEZ-05), quando o modelo 373C 9L-LDU da Koda Air Cargo (c/n 19179) pegou fogo em Istambul.

SDS

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707 e DC-8

Mensagempor Convair 880-22(F) » Qui Jan 19, 2006 11:02

Vamos lá!

B707s

BETA Cargo

PP-BRG 707-323C s/n 19586 l/n 670 ff 21.01.1968
atualmente em LIM/SPIM fazendo cheque de manutenção "C"

PP-BRI 707-351C s/n 19776 l/n 732 ff 19.07.1968
em serviço

PP-BRR 707-323C s/n 20088 l/n 727 ff 02.07.1968
em serviço

Skymaster Airlines

PT-WSM 707-351C s/n 19773 l/n 705 ff 10.07.1968
em serviço/ stored

PT-WUS 707-324C s/n 19352 l/n 576 ff 19.04.1967
em serviço/stored

PT-MTE 707-321C s/n 20017 l/n 753 ff 03.10.1968
stored VCP

PT-MTR 707-369C s/n 20084 l/n 758 ff 29.10.1968
em serviço/stored

Força Aérea Brasileira (KC-137)

2401 707-345C s/n 19840 l/n 679 ff 16.02.1968
em serviço

2402 707-345C s/n 19842 l/n 712 ff 15.05.1968
em serviço

2403 707-320C s/n 20008 l/n 739 ff 15.08.1968
em serviço

2404 707-324C s/n 19870 l/n 702 ff 16.04.1968
em serviço

DC-8s

BETA Cargo

PP-BET DC-8-73F s/n 46103 l/n 483 dom 22.07.1969
em serviço

PP-BEX DC-8-73F s/n 46104 l/n 488 dom 26.08.1969
em serviço

Promodal Cargo

PR-GPT DC-8-71F s/n 45970 l/n 343 dom 05.02.1968
stored MAO

Skymaster Airlines

PR-SKC DC-8-63CF s/n 46143 l/n 547 dom 08.03.1971
em serviço

PR-SKI DC-8-62F s/n 46154 l/n 554 dom 10.01.1972
em serviço

PR-SKM DC-8-63CF s/n 46137 l/n 527 dom 20.03.1970
em serviço

Skytrade International (subsidiária da Skymaster)

N950R DC-8-63(F) s/n 45903 l/n 286 dom 10.04.1967
stored Smyrna, U.S.A.

Transportes Charter do Brasil

PP-TAR DC-8-54F s/n 45668 l/n 187 dom 12.07.1963
stored VCP

PP-TCP DC-8-52(F) s/n 45752 l/n 233 dom 02.08.1965
stored MAO

Essas informações são básicas. Não coloquei histórico pois o tópico ficaria enorme. Caso queiram essas informações poderei passa-las através de email.

Acho que não, mas posso ter deixado passar algum. Caso positivo, favor postarem. Algum dado incorreto, gentileza corrigirem.

s/n = serial number
l/n = line number
ff = first flight
dom = date of manufacture

Saudações

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Frota de 707

Mensagempor Constellation » Qui Jan 19, 2006 12:23

Caros amigos,

Obrigado, Marcelo Magalhães, pois teu link já deu as melhores pistas para rastrear nossa atual frota de Boeing 707. Vamos lá, começar o inventário, por ordem de serial number:

• Boeing 707-338C – PT-WSZ – s/n 18808 – Skymaster: entregue em 09/02/1965 para a Qantas como VH-EBN. Já levou as matriculas 9V-BFW, N707GB, HK-3030X e PT-WSZ. Entregue para a Skymaster em 25/11/1998. É o mais antigo jato comercial em operação no Brasil. Em operação.

• Boeing 707-330C – PT-BSE – s/n 19317 – Beta Cargo: entregue em 06/03/1967 para a Lufthansa, como D-ABUI. Já foi o PT-TCM da Transbrasil e Aerobrasil. Entregue para a Beta em 11/1996. Acidentado em Manaus em 23/10/2004, quando era o 707 mais voado do Brasil (+ de 100 mil horas tt), e desmanche iniciado em abril de 2005. Situação atual incerta.

• Boeing 707-324C – PT-WUS – s/n 19352 – Skymaster: entregue em 04/67 para a Continental como N17329. Já levou matrículas 9V-BEX, N707JJ, B-2423, N707PM e HK-3604X. Está em operação na Skymaster desde 12/1999.

• Boeing 707-323C – PT-BRG – s/n 19586 – Beta Cargo: entregue em 05/02/1968 para a American Airlines, como N8406. Já voou no Lloyd Aéreo Boliviano como CP-1698. Em operação na Beta desde 11/2000.

• Boeing 707-351C – PT-WSM – s/n 19773 – Skymaster: entregue em 03/05/1968 para a Northwest Orient, como N382US, depois foi CN-RMB da Royal Air Maroc. Também já levou a matrícula N149DM. Parado em São Paulo-GRU. Condição atual incerta.

• Boeing 707-351C – PP-BRI – s/n 19776 – Beta Cargo: entregue em 07/68 para a Northwest como N385US. Voou para vários operadores, como a LACER da Colômbia (N8-91J) e S2-ACE da Bangladesh Biman. Está em operação regular na Beta (Brasair) desde 20/01/1994 .

• Boeing 707-345C (KC-137) – FAB 2401 – s/n 19840 – Força Aérea Brasileira: entregue em 22/06/1968 para a Seabord World como N7321S. Comprado e entregue para a Varig em 28/02/1969 como PP-VJY, foi vendido e entregue para a FAB em 04/07/1986 e convertido em avião tanque KC-137, servindo como aeronave presidencial em substituição ao PP-VJK, adquirido pela FAB como FAB 2400, mas acidentado, antes da entrega, em Abdijan, Costa do Marfim, em janeiro de 1987. É o mais bem preservado Boeing 707 configurado para passageiros do Brasil. Aposentado como aeronave presidencial pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, e pintado na configuração cinza de baixa visibilidade dos KC-137, retornou, com o Presidente Lula, como presidencial e pintura VIP da FAB. Apelidado maldosamente por um diplomata como “Sucatão”, é o mais famoso Boeing 707 brasileiro. Em operação como aeronave presidencial reserva e avião tanque.

• Boeing 707-345C (KC-137) – FAB 2402 – s/n 19842 – Força Aéra Brasileira: entregue em 1968 para a Seabord World, mas não entregue. Foi comprado pela Varig e matriculado PP-VJX, entregue em 06/08/1968 e vendido para a FAB em 04/07/1986. Convertido para o padrão KC-137, avião tanque. A cabine de passageiros pode ser convertida em VIP/Presidencial, e já efetuou missões como levar auxílio para as vítimas do tsunami da Ásia de dezembro de 2004. Serve atualmente como tanque e transporte na FAB.

• Boeing 707-324C – FAB 2404 – s/n 19870 – Força Aérea Brasileira: entregue em24/04/1968 para a Continental Airlines, adquirido pela Varig e entregue em 30/03/1972, como PP-VLK. Vendido para a FAB e entregue em 16/03/1987.Está em serviço como avião tanque e transporte na FAB.

• Boeing 707-320C – FAB 2403 – s/n 20008 – Força Aérea Brasileira: fabricado como 707 standard para a Boeing, onde voou pela primeira vez em 15/08/1968, e matriculada N707N. Foi vendida para a Varig e entregue em 14/07/1969. Vendida para a FAB e entregue em 13/03/1986. Opera na FAB como tanque e transporte.

• Boeing 707-321C – PT-MTE – s/n 20017 – Skymaster: entregue em 25/10/1968 para a Pan American World Airways, depois foi N710FW, N202DJ, N710FW, N517MA e OB-1716 da Cielos Del Peru. Comprada pela Skymaster e entregue em 17/06/2004. Em operação regular.

• Boeing 707-369C – PT-MTR – s/n 20084 – Skymaster: entregue em 04/11/1968 para a Kuwait Airways. Foi N525SJ, N851JB e OB-1699 da Cielos Del Peru. Comprada pela Skymaster e entregue em 07/2000. Está em operação regular de carga.

• Boeing 707-323C – PP-BRR – s/n 20088 – Beta Cargo: entregue em 17/07/1968 para a American Airlines, como N8416. Foi depois PT-TCN na Transbrasil/Aerobrasil, e entregue para a Beta Cargo em 02/97. Está em operação.

Agradeço as correções e complementações.

Um abraço.
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Complementando a frota de 707

Mensagempor Constellation » Qui Jan 19, 2006 12:43

Caros amigos,

Entre os aviões listados, ainda deve constar o 707 "misterioso" da BAGL:

• Boeing 707-351C – PP-BRH – s/n 19774 – Beta Cargo: entregue em 14/05/1968 para a Northwest Orient como N383US. Já levou as matriculas CN-RMC, XA-TDZ, PT-WSY (Skymaster) e N667R. Entregue para a Beta Cargo em 18/07/2001. Estava matriculada novamente N667R da Omega Air quando foi para o PAMA-GL (Rio), onde se encontra atualmente, provavelmente para desmonte pela FAB.

Um abraço.
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Mensagempor Convair 880-22(F) » Qui Jan 19, 2006 12:45

• Boeing 707-338C – PT-WSZ – s/n 18808 – Skymaster: entregue em 09/02/1965 para a Qantas como VH-EBN. Já levou as matriculas 9V-BFW, N707GB, HK-3030X e PT-WSZ. Entregue para a Skymaster em 25/11/1998. É o mais antigo jato comercial em operação no Brasil. Em operação.

O Zulú não está mais em operação na Sky. Foi levado para Lima, Perú e hj serve como "spare plane", já foi parcialmente desmontado, segundo informações recebidas.

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Que informação triste!

Mensagempor Constellation » Qui Jan 19, 2006 12:52

Caro Convair 880-22(F),

Que informação triste essa. Era o jato comercial mais antigo em operação no Brasil, em operação há mais de 40 anos.

Esse título agora deve ser do PT-BSE, entregue para a Lufthansa em 1967 (vide histórico acima), certo?

Um abraço.
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Mensagempor Convair 880-22(F) » Qui Jan 19, 2006 12:54

• Boeing 707-330C – PT-BSE – s/n 19317 – Beta Cargo: entregue em 06/03/1967 para a Lufthansa, como D-ABUI. Já foi o PT-TCM da Transbrasil e Aerobrasil. Entregue para a Beta em 11/1996. Acidentado em Manaus em 23/10/2004, quando era o 707 mais voado do Brasil (+ de 100 mil horas tt), e desmanche iniciado em abril de 2005. Situação atual incerta.

Acabou a desmontagem em Manaus já há alguns meses. Peças, motores no estoque da BETA Cargo e 1 motor para a FAB.

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Mensagempor Convair 880-22(F) » Qui Jan 19, 2006 12:59

Curiosidade:

Eu era o F/E do BSE naquele vôo, em 23 de outubro de 2004 - dia do aviador - onde houve a falha estrutural (colapso do trem de pouso principal direito - atravessou a asa), segundos antes da decolagem (para sorte nossa!!) que provocou a perda total do grande PP-BSE, que tive o prazer de voá-lo também, como PT-TCM, na querida e saudosa Transbrasil.

Saudações

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Acidente do PP-BSE

Mensagempor Constellation » Qui Jan 19, 2006 13:29

Caro Convair?

Qual foi a causa do colapso do trem de pouso do BSE? Fadiga estrutural?
Foi sorte mesmo o trem ter se soltado e atravessado a asa antes da decolagem, e não durante a mesma ou no pouso, onde as consequencias poderiam ter sido muito piores.

Um abraço.
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Mensagempor Convair 880-22(F) » Qui Jan 19, 2006 13:44

Certamente meu caro Constellation, eu não estaria aqui agora tendo esse papo contigo, sem dúvida :wink:

A causa foi falha estrutural, devido fadiga de material, do "caixão" da asa onde o trem de pouso fica apoiado, quando baixado. O trem de pouso, simplesmente, atravessou a asa e o BSE ficou apoiado no chão através dos motores 3 e 4.

Outro abç

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Mensagempor Marcelo Magalhães » Qui Jan 19, 2006 16:57

Caro Convair 880-22(F):

>Eu era o F/E do BSE naquele vôo, em 23 de outubro de 2004 - dia do >aviador - onde houve a falha estrutural.

Vc se lembra qual foi o número final de TT e TC do PP-BSE?

Sei q era o 707 c mais hr de vôo da frota mundial já em fins dos anos 90 (cerca de 100 mil).

Abraços:

Marcelo Magalhães
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