DC-8-33 PP-PDS à Venda!

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.

DC-8-33 PP-PDS à Venda!

Mensagempor Marcelo Magalhães » Sáb Mar 04, 2017 12:52

Amigos:

FOR SALE! Interessante anúncio de venda do DC-8-33 PP-PDS, publicado numa revista Aviation Week, edição de 21 de maio de 1973! Notar que quem vende é a Comissão Aeronáutica Brasileira (o avião, ex-PANAIR e Varig), era leaseado por esta última empresa da massa falida da primeira, desde meados de 1965.

Imagem

Imagem

Notar q o anúncio revela a configuração (F16 Y108), horas totais acumuladas (33.100hs), além de outros detalhes, como a existência 7 "turbinas" sobressalentes (na verdade, motores PW JT4). O anúncio, contudo, parece não ter dado muito efeito...o PP-PDS foi retirado de serviço pela RG em POA em outubro de 1975 e vendido para a American Jet Industries, como N59AJ, em fevereiro de 1978

Abs.

Marcelo Magalhães.
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1215
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: DC-8-33 PP-PDS à Venda!

Mensagempor Maurício » Sáb Mar 04, 2017 13:27

DC-8-33 (cn 45272) ex PP-PDS Panair e Varig complementando:
MAR 1979 - Gulfstream American
FEV 1980 - Cvtd Cargo
JAN 1985 - Charlotte Aircraft Corporation
15 AGO 1990 - HP-1166TCA Tocumen Air Cargo
25 FEV 1991 - Aeronaves Del Peru
20 FEV 1992 - OB-1456 Export Air Cargo
28 MAR 1992 - W/O Iquitos (Peru), após colapso no trem de pouso.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1731
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: DC-8-33 PP-PDS à Venda!

Mensagempor Maurício » Sáb Mar 04, 2017 15:43

Este DC-8-33 (PP-PDS) e mais cinco Caravelles (PP-PDZ/CJA/CJB/CJC/CJD) foram desativados pela Varig-Cruzeiro em 1975, logo que vieram mais DC-10-30 e os SC B737-200. Ficaram estocados em POA até 1978/79 aguardando interessados e após vendidos para os EUA e Colômbia. Somente restou intacto o PP-CJC (cn 62), preservado desde 1985 no Museum Columbus, em Ohio/EUA.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1731
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: DC-8-33 PP-PDS à Venda!

Mensagempor PB26 » Sáb Mar 04, 2017 21:14

Durante o período 1975-1979 a Varig pagava o aluguel do DC-8 e Caravelles ex-Panair ou o governo pagava para ela manter as aeronaves em condições de vôo?

Ambos poderiam ser utilizados pela FAB, o DC-8 como REVO ou transporte e o Caravelle eventualmente como aeronave presidencial ou para transporte de tropas. O ponto negativo era o consumo de combustível.
PB26
PC
PC
 
Mensagens: 259
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 01:00
Localização: SAO/PAR

Re: DC-8-33 PP-PDS à Venda!

Mensagempor paulo roberto » Dom Mar 05, 2017 14:51

O PP-CJA estava em um museu,pena....
paulo roberto
MULTI
MULTI
 
Mensagens: 395
Registrado em: Qua Set 23, 2015 09:40

Re: DC-8-33 PP-PDS à Venda!

Mensagempor Maurício » Dom Mar 05, 2017 18:08

paulo roberto escreveu:O PP-CJA estava em um museu,pena....


Sim, estava no Aeroporto de Cincinnati/Kentucky/EUA (CVG). Fotografado 05 JUN 2009, all right. Status: scrapped em DEZ 2012.
Outras infos atualizadas sobre Caravelles:
Ainda preservados nos EUA ficaram N1001U no Pima Air and Space Museum e N901MW em Port Columbus, esse em treinamento contra fogo;
O Museum de Ohio foi fechado em 2000;
O primeiro serviço na SC ocorreu em 03 MAI 1963, rota GIG-POA;
Em 07 DEZ 1962, a Vasp manifestara a intenção de operar Caravelle. Seria o PP-SRT (cn 158), que não veio e foi para GTLA (1964), Lybia Airlines (1965), Lybian Arab Airlines (1969) e Royal Air Maroc (1975). Depois, WFU em Trípoli;
O último Caravelle operacional era o 9Q-CPI da empresa Waltair, desativado em JUL 2005.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1731
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: DC-8-33 PP-PDS à Venda!

Mensagempor paulo roberto » Seg Mar 06, 2017 11:01

SEMPRE ACHEI QUE os americanos cuidavam mais de raridades, o fim do CJA é triste...tinha esperança neles,já que aqui praticamente so existe um museu ,ainda bem que o Electra II esta no hangar,o C-46 da Força Aérea depois de pintadinho bonitinho,sei la onde anda..lastimável..
paulo roberto
MULTI
MULTI
 
Mensagens: 395
Registrado em: Qua Set 23, 2015 09:40

Re: DC-8-33 PP-PDS à Venda!

Mensagempor Starliner » Ter Mar 07, 2017 20:27

O C-46 está do lado de fora do Musal e sofreu com as inclemências do tempo, mas existe.
Em compensação o KC-137 2402 foi "para o brejo " Cortadinho" em pedacinhos....

Starliner
Starliner - GIG
Starliner
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1131
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ


Voltar para AERONOSTALGIA

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron