VASP: Fairchild Metro III e De Havilland DHC-6

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.

VASP: Fairchild Metro III e De Havilland DHC-6

Mensagempor AeroEntusiasta » Qua Fev 08, 2017 20:02

VASP: Fairchild Metro III (PP-SAF) e De Havilland DHC-6 (PP-SRV)

    Texto: Helena Dornelles Lobato, via Cmte. Wanderley Duck
    Fotos: Arquivo Helena Dornelles Lobato, Cmte. John Long Jr. e Cmte. Ramon Platt.

Poucas pessoas da aviação se recordam dos testes que a VASP fez com aeronaves de pequeno porte no final da década de1960 e começo dos anos 1970, para vôos regionais e dos quais praticamente não existem registros.

Além desse De Havilland DHC-6-100 Twin Otter e desse Fairchild Swearingen SA227-AC Metro III que aparecem nestas fotos, ela também testou o Beech 99, o Piper PA-23 e o Nord 262.

Esses testes acabaram parando antes de alguma conclusão, porque o governo militar da época inviabilizou a compra de qualquer um deles, já que a Embraer estava lançando o Bandeirante e decidiram proibir a importação de aeronaves que tinham similares nacionais, favorecendo assim o nosso Bandeco.

Os registros desses modelos que foram testados são bastante raros, tanto em fotos como nos rols (inventários) de aeronaves que voaram nas companhias brasileiras.

Imagem


Imagem


Imagem
Sem mais.

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta enviando notícias, imagens ou sugestões para:

fabio@aeroentusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Imagem
Avatar do usuário
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
 
Mensagens: 7652
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS

Re: VASP: Fairchild Metro III e De Havilland DHC-6

Mensagempor PB26 » Qui Fev 09, 2017 22:23

E hoje o DHC-6 (na sua versão mais atual) poderia ser uma aeronave muito interessante para o mercado regional brasileiro, aqueles que nem sustenta com o EMB-120 (por tamanho e ser uma aeronave com 30 anos).

E o Metro era apelidado de Sombra e Água Fresca, quem era entusiasta deste avião na Vasp era o futuro governador paulista Paulo Maluf, então secretário de transportes do estado.
PB26
PC
PC
 
Mensagens: 254
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 01:00
Localização: SAO/PAR


Voltar para AERONOSTALGIA

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron