DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Sex Mar 17, 2017 15:31

Boa tarde amigos Forenses.

Enaltecendo as qualidades do One-Eleven

Um pulo ao sul

Porto Alegre, a bela capital gaucha, esta agora a uma hora de vôo de São Paulo, com a inauguração, no dia 16 ultimo, da nova linha da VASP, servida pelo excelente One-Eleven, já nosso conhecido, confortável e seguro e com rapidez surpreendente que lhes dão as duas turbinas Rolls Royce. A pequena duração do vôo, entretanto, não priva os passageiros do estupendo serviço de bordo, onde as comissárias se desdobram para proporcionar a todos o que existe de melhor enquanto o One-Eleven devora as distancia, há tempo para uma refeição suculenta, uísque, café, um licor e, quando o cigarro acaba, Porto Alegre já esta lá em baixo. Um vôo panorâmico, para aproximação, mostrando o Guaíba, agora tranqüilo, mas que as vezes se enfurece, os novos prédios, que se intercalam com os outros, seculares, as grandes avenidas e, um pouso perfeito no Salgado Filho. A partir desse momento, há hospitalidade dos gaúchos recebem os visitantes de todo o país que la chegam, trabalhando ou passeando, mas que quando deixam Porto Alegre sempre tem uma palavra de exaltação à terra gaucha, agora tão perto pelo One-Eleven

(Folha de São Paulo 19/04/1968)

A Varig anunciava inicio das operações na Dinamarca no dia 19/04/1968 esse vôo era prolongamento dos vôos para Roma.

A Varig vai estabelecer uma verdadeira ponte aérea entre o Brasil e a Europa, com seus poderosos jatos “Boeing”, a partir do dia 15, com vôos diretos para Roma, Paris, Madri e Lisboa, o ira reduzir as distancia e o tempo gasto na viagem, o programa da Varig e o seguinte: as 2ªs feira é para Madri, as 3ªs Paris, as 5ªs e domingos para Lisboa e a sextas para Roma seguindo depois para Copenhague. Zurich, Frankfurt e Londres continuam na rota da Varig, também as sextas feiras os vôos de Lisboa e Madri fazem escala em Recife. Desse modo as viagens de negócios ou a passeio deixam de ser um sonho para tornar-se realidade, com todas as facilidades e garantias oferecidas pela Varig.

(folha da São Paulo 05/04/1968)

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5469
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Ter Mar 21, 2017 14:16

Boa tarde amigos Forenses.

Performance de um Super G Constellation da Varig.

Batendo um recorde de aviação, o terceiro Super-G Constellation da serie adquirida pela Varig nos Estados Unidos, acaba de chegar a Porto Alegre, o PP-VDC, prefixo da moderna aeronave que fez a escala direta de Porto Of Spain a Porto Alegre em 11h20, com combustível bastante, para uma viagem de ida e volta a Buenos Aires. Esse “Desempenho” do Super-G Constellation é uma demonstração do grande raio de ação desses aviões, que é de 8.000 quilômetros, o maior, alias, de todos os aviões comerciais presentemente em uso no Mundo. O Super-G Constellation da Varig – do mesmo tipo dos que a Força Aérea Americana utilizou para pesquisas nas zonas de furacões das Caraíbas – foram escolhidos pela fabrica da Lockeed para a Cia. Brasileira e estarão brevemente operando na nova linha internacional São Paulo – Nova York.

(Folha da Manhã 06/07/1955). http://i.imgur.com/OP3Pj.png.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5469
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Ter Mar 21, 2017 14:20

Boa tarde amigos Forenses.

Folha de São Paulo 11 de agosto de 1960

Aeroporto de Congonhas é homologado para “Caravelle 1”, “Comet IV” e “Bristol Britannia 308”

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5469
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Qua Mar 22, 2017 14:50

Boa tarde amigos Forenses.

São Paulo na rota da Iberia.

A Iberia – Linhas Aéreas da Espanha. Inaugurara a 03 de novembro próximo a inclusão de São Paulo na rota que mantém entre Madri e Buenos Aires. O equipamento utilizado pela companhia espanhola, o Lochkeed L-1049-G, é idêntico ao empregado por outras empresas nos serviços do Atlântico sul. Desenvolve aproximadamente 480 quilômetros horários e tem autonomia de aproximadamente 10 horas. Equipado com radar metereológico pode contorna mal tempo, pois com antecedência de 30 minutos a equipagem é avisada de qualquer distúrbio na rota.
O Super-G da Iberia devera chegar à Congonhas às 15h00 do próximo dia 3, procedente de Madri, com escala somente em Dakar e Rio de Janeiro. Daqui prosseguirá viagens para Montevidéu e Buenos Aires.

Jornal Folha da Manhã 30/10/1958

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5469
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Qui Mar 23, 2017 14:52

Boa tarde amigos Forenses.

Aero Peru inicia as operações para o Brasil, em 23 de outubro de 1975.

Folha da São Paulo 24/10/1975

Imagem

Revista Veja 22 de outubro de 1975.

Imagem

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5469
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Qui Mar 23, 2017 15:01

A Aero Peru foi a 1ª empresa aérea a operar com os aviões Tris-Tar 1011-500 no Brasil.
Os mesmos foram incorporados a frota sendo o 1º em Dezembro de 1978.
Os vôos são realizados as terças e domingos na rota LIM/VCP/GIG/LIM, possibilitando conexão para Guaiquil, Miami, Nova York e Los Angeles.


Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5469
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Sex Mar 24, 2017 14:07

Boa tarde amigos Forenses.

Jornal Folha de São Paulo 01/02/1974

Imagem

Jornal do Brasil 04/07/1974 – LH

Imagem

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5469
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Seg Mar 27, 2017 15:17

Boa tarde amigos Forenses.

Transbrasil

Folha de São Paulo 27/01/1984 – pontualidade

Imagem

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5469
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Seg Abr 24, 2017 14:42

Boa tarde amigos Forenses.

Com esse Constellation a Lufthansa iniciou os vôos para a América do Sul.

Imagem

Com o recebimento de seu último Super Constellation, a Lufthansa pode então inaugurar seus serviços entre a Alemanha e a América do Sul. Assim, em 15 de agosto de 1956 era inaugurado pelo L-1049G D-ALEC (s/n 4640) a linha entre Hamburgo e Buenos Aires (voo LH500), com paradas em Dusseldorf, Frankfurt, Paris, Dakar, Rio de Janeiro (Galeão) e São Paulo (Congonhas) - uma distância total de 7.458 milhas, coberta em 31 horas de voo.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5469
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Qua Abr 26, 2017 15:37

Boa tarde amigos Forenses.

Há mais de 60 anos o acidente com o PP-ANX

O Estado de São Paulo 11/04/1957

Imagem

O Estado de São Paulo 12/04/1957

Imagem

MSN 13048 - USAAF 42-108920 - C-47A-20-DK – em 17/04/1944 - RFC 09.07.46
Nevada Aerial Contractors Inc – como NC58776 – DC/3C em 1947
J. de Oliveira Barros Jr. – 12/12/1950 como PP-XBM - reg PP-AXT rq 01.51 but NTU
VASP - Viação Aérea São Paulo – em 06/08/51 como PP-SQI
rgd, dbr 19.10.51 at Cambara but repaired
Bankers Life & Casualty Company – em 12/1954 como N58776
REAL Transportes Aéreos – em 27/04/56 como PP-AXN
W/O - Colidiu com o Pico do Papagaio na Ilha Anchieta, em Ubatuba litoral paulista em 10/04/1957 - 26 mortos e 4 sobreviventes.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5469
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Qui Abr 27, 2017 11:43

Bom dia amigos Forenses.

Curiosidade, jornal Folha da Manhã - Movimento em CGH 1949

Imagem

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5469
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Qui Mai 04, 2017 16:11

Boa tarde amigos Forenses.

Dados interessantes de 1958...

Fonte – jornal Correio da Manhã 26 de maio de 1958

A “International Air Trasport Association” IATA acaba de divulgar em Montreal, sede da organização, de que 82 companhias associadas operam com 2.900 aeronaves.
São 59 tipos diferentes, incluindo Helicópteros: 1.434 quadrimotores; 10 de três; 1334 de dois e 29 monomotores. Existem 43 Helicópteros.
Apesar de já existirem dois “Comet” operando (jatos) revela notar que ainda existem 694 “DC/3”, operando regularmente. Ainda em vôo 03 “Junkers” (52) trimotores.
“Cosntellation” e, “Super Constellation” são em numero de 347; “Douglas” 590; e mais
198 “DC/4”; “Viscount” 158; “Convair” 310 e “C-46” ainda estão em trafego 53; o “Britannia” já tem 22.
A propósito dos “DC/3” devemos esclarecer que existem ainda em vôo 6.187 aeronaves; somente nos EE UU., nas linhas aéreas regulares, são em numero de 338 e 1998 na Força Aérea Americana (nos EUA e em suas bases no exterior). E, em nosso país a “REAL” tem 86 aeronaves: e a “Cruzeiro do Sul” tem 35.

Obs. Foi copiado como esta escrito na matéria do jornal, com ponto, virgula, aspas, parêntese e tudo mais.

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5469
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

AnteriorPróximo

Voltar para AERONOSTALGIA

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron