DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor AB3 » Sex Jan 20, 2017 15:46

José Cursio escreveu:Bom dia amigos Forenses.

Datas Históricas

18 de janeiro de 1984 primeiro vôo Internacional da VASP com passageiros (charter) de Manaus para Aruba e Orlando

Obs. As copias são na integra como estão no Aerohobby

Abs. Cursio


Estranho, já havia voado em 81/82 para Bariloche com 737-200 e 727-200 saindo de SP
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em www.avioesemusicas.com
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 3299
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor Electra » Sáb Jan 21, 2017 19:05

José Cursio escreveu:20 de janeiro de 1997 inauguração do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro
Valeu, Cursio! Só uma pequena correção, o T1 do GIG foi inaugurado no dia citado em 1977.
Grato desde já!
Abraços!!!
Electra
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1124
Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Dom Jan 22, 2017 21:40

AB3 escreveu:
José Cursio escreveu:Bom dia amigos Forenses.

Datas Históricas

18 de janeiro de 1984 primeiro vôo Internacional da VASP com passageiros (charter) de Manaus para Aruba e Orlando

Obs. As copias são na integra como estão no Aerohobby

Abs. Cursio


Estranho, já havia voado em 81/82 para Bariloche com 737-200 e 727-200 saindo de SP

Boa noite amigos Forenses.

Acredito que o Aerohobby tenha se referido o A300 :yeah:

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5382
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Seg Jan 23, 2017 10:13

Bom dia amigos Forenses.

21 de janeiro de 1976 marcam o inicio das operações do avião Concorde com a Air France (AF) e a Brithis Airways (BA). A AF fez Paris / Rio de Janeiro e a BA Londres / Bahrein

1º vôo no Brasil, foi feito com o F-BVFA msm 205
http://migre.me/5VqYd

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5382
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor Starliner » Ter Jan 24, 2017 21:43

Cursio,
Muito bom esse vídeo, pois nos mostra um DC-8 da Braniff parqueado na Base Aérea, um DC-8 da KLM e o principal prova que o primeiro voo dos Passageiros vindos com o |Concorde de Paris e destinados a São Paulo embarcaram no 737 da VP PP-SNA. O 737 da VP fretado sempre ficava parado ao lado de onde o Concorde estacionava.
Nos mostra também o Caravelle da Litton Industries que tinha sido usado pela Cruzeiro/LASA.
Starliner - GIG
Starliner
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1127
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor PZDC8 » Qua Jan 25, 2017 22:43

Vídeo espectacular :clap:
PZDC8
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1207
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 22:46
Localização: Asuncion, Paraguay

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Sex Jan 27, 2017 13:01

Boa tarde amigos Forenses.

Datas Históricas

27 de janeiro de 1927 primeiro vôo comercial do Syndicato Condor, do Rio de Janeiro para Porto Alegre, com escalas, operado pelo, “Atlântico”

Obs. As copias são copiadas na integra como estão no Aerohobby

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5382
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor AB3 » Ter Jan 31, 2017 20:46

José Cursio escreveu:Boa tarde amigos Forenses.

Datas Históricas

27 de janeiro de 1927 primeiro vôo comercial do Syndicato Condor, do Rio de Janeiro para Porto Alegre, com escalas, operado pelo, “Atlântico”

Obs. As copias são copiadas na integra como estão no Aerohobby

Abs. Cursio


Condor voou primeiro, depois chamam uma outra empresa de pioneira... tsc tsc... até em enciclopédia essa informação já existia lá em 80s, 90s...
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em www.avioesemusicas.com
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 3299
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor AeroEntusiasta » Qua Fev 01, 2017 19:25

Imagem
Sem mais.

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta enviando notícias, imagens ou sugestões para:

fabio@aeroentusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Imagem
Avatar do usuário
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
 
Mensagens: 7713
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor PB26 » Qui Fev 02, 2017 18:05

AB3 escreveu:
José Cursio escreveu:Bom dia amigos Forenses.

Datas Históricas

18 de janeiro de 1984 primeiro vôo Internacional da VASP com passageiros (charter) de Manaus para Aruba e Orlando

Obs. As copias são na integra como estão no Aerohobby

Abs. Cursio


Estranho, já havia voado em 81/82 para Bariloche com 737-200 e 727-200 saindo de SP


O Aerohobby deve ter referido ao primeiro vôo internacional da Vasp para AUA e MCO, e não o primeiro internacional de fato.

No final dos anos 60/início de 70 chegou a ter charter de carga para EZE e acho que até MIA, com os DC-6.
PB26
PC
PC
 
Mensagens: 257
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 01:00
Localização: SAO/PAR

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Seg Fev 13, 2017 15:42

Boa tarde amigos Forenses.

O 10 de fevereiro na história da aviação Brasileiras

História – 10/02/1965 por decreto faliram a Panair.

O artigo abaixo, publicado no site Com Ciência, é de autoria do jornalista Daniel Leb Sasaki, autor do livro Pouso forçado: a história por trás da destruição da Panair do Brasil pelo regime militar (Editora Record). A Comissão da Verdade investiga formalmente, agora, a possibilidade de a ditadura militar ter levado a Panair à bancarrota, por causa das ligações entre seus donos e dois antigos presidentes, Juscelino Kubitschek e João Goulart.

O 10 de fevereiro é uma data histórica para a aviação comercial brasileira. Nesse dia, em 1965, as concessões de linhas aéreas da Panair do Brasil S.A. foram abruptamente cassadas, por meio de despacho assinado pelo então presidente da República, marechal Castello Branco, e pelo ministro da Aeronáutica, brigadeiro Eduardo Gomes, que se basearam em Exposição de Motivos apresentada pelo brigadeiro Clóvis Travassos, ex-diretor da antiga Diretoria da Aeronáutica Civil. A determinação, recebida via telegrama, foi anunciada apenas cinco horas antes da decolagem de um vôo internacional programado com destino a Frankfurt, Alemanha.
Um sentimento de incredulidade imediatamente tomou conta de todos. Primeiro, porque a Panair, concessionária das rotas para a Europa, África e Oriente Médio, era a mais respeitada e prestigiosa empresa de aviação do país. Com 35 anos de atividades, significava pioneirismo e qualidade, funcionava informalmente como consulado brasileiro em quatro continentes e representava, aos estrangeiros, o domínio e a capacidade técnica do país no setor aéreo.
Depois, porque o ato, baixado sem qualquer aviso prévio, deixou a diretoria e os clientes sem saber o que fazer com os bilhetes já emitidos. Mas a surpresa maior viria à noite: como soubesse da resolução governamental com antecedência, a Varig, então operadora de linhas para os Estados Unidos e Japão, tripulou de imediato um Boeing 707 para realizar, sem solução de continuidade, o vôo da concorrente cassada. E o avião decolou, ainda que com pequeno atraso, rumo a países para os quais os pilotos em tese nunca haviam voado, numa demonstração sem precedentes de eficiência na aviação comercial.

Fonte - Livro Pouso Forçado - http://www.diariodocentrodomundo.com.br/29891/

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5382
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

Re: DATAS HISTÓRICAS DA AVIAÇÃO NACIONAL - Por CURSIO

Mensagempor José Cursio » Ter Fev 21, 2017 22:43

Boa noite amigos Forenses.

VASP volta a FLN - 10/02/1980 - jornal Folha de São Paulo

Imagem

Abs. Cursio
José Cursio
AeroConselho
 
Mensagens: 5382
Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
Localização: São Paulo

AnteriorPróximo

Voltar para AERONOSTALGIA

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron