PP-VJX: O “Expresso Cubano”

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Marcelo Magalhães
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PP-VJX: O “Expresso Cubano”

Mensagem por Marcelo Magalhães »

PP-VJX: O "Expresso Cubano"


(por Marcelo Magalhães)

Caso único na aviação comercial mundial, o Boeing 707-345C PP-VJX, da Varig, foi sequestrado nada menos do que em três oportunidades diferentes - todas para Cuba, num intervalo de menos de seis meses! Estes eventos de pirataria aérea valeram ao avião o apelido um tanto sarcástico, por parte dos tripulantes da empresa, de “Expresso Cubano”.

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Acima: O PP-VJX em Miami, visto em 1979 (Foto: Ugo Vicenzi)

O primeiro sequestro ocorreu em 4 de novembro de 1969, quando o ‘VJX fazia o trecho Buenos Aires/Santiago do Chile do voo RG863, originado no Rio de Janeiro (Galeão). Com 89 passageiros e 12 tripulantes e tendo à frente o veterano comandante Geraldo Werner Knippling, os sequestradores – nove homens e uma mulher – armados com pistolas, exigiram que o voo fosse desviado para Havana, quando já em altitude de cruzeiro sobre o pampa argentino, cerca de 30 minutos após sua decolagem de Ezeiza. Porém, como o combustível não fosse suficiente para um deslocamento direto à ilha caribenha, a aeronave prosseguiu para Santiago, onde além de ser reabastecida, uma mulher grávida e seu marido puderam desembarcar.

Os sequestradores declararam-se membros do grupo terrorista brasileiro “Frente de Libertação Nacional” e disseram que passariam por treinamento militar em Cuba para formação em técnicas de guerrilha.

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Acima: O mapa do trajeto de ida e volta do primeiro sequestro do PP-VJX

Reabastecido, o ‘VJX decolou às 17h33 da capital chilena em voo direto para Havana, de cerca de dez horas de duração, aterrissando no Aeroporto José Marti às 1h28 da manhã do dia 5 (hora de Brasília). Durante todo o percurso, o comandante Knippling manteve contato via rádio HF com a Diretoria de Operações da Varig no Rio de Janeiro (até a vertical da Cidade do Panamá) e depois com Nova Iorque.

Além do comandante Knippling, compunham a tripulação do ‘VJX: Abel Flores, 1º oficial; Alfredo Sampaio, 2º oficial; Eiji Tookun, F/E e os comissários Eduardo Benfato, Valmor Book, Eliezer C. de Oliveira, Raya, Paulo C. Pereira, Aldo Rodrigues, Antônio Eduardo Souza, Shirley Wisse e Arlete Karylene Anneguim.

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Acima: O PP-VJX no solo de Santiago do Chile, onde reabastecido, decolou em voo direito para Havana

Como os sequestros para Cuba fossem comuns na época, a Varig já tinha colocado em seus voos internacionais tendo como destino os Estados Unidos e países da América Latina, um conjunto de cartas com os procedimentos de aproximação do aeroporto de Havana para o caso de evento semelhante – o que se mostrou providencial naquele fatídico 4 de novembro de 1969.

Em Havana, o ‘VJX ficou retido por quase quinze horas, tendo seus ocupantes sido desembarcados e submetidos a rápido interrogatório pelas autoridades locais. Depois, passageiros e tripulantes foram levados ao Hotel Riviera. A partida de volta para o Rio de Janeiro deu-se às 16h52 do dia 5, com escalas em Nassau, Bahamas, para reabastecimento e em Caracas (Aeroporto Internacional de Maiquetía). A parada na capital venezuelana decorreu de decisão tomada pelo Comandante Knippling, que ordenou que fossem desembarcados quatro passageiros que insistiam que o avião voasse diretamente para Santiago do Chile – inclusive um deles ameaçou sequestrar novamente a aeronave se não fosse atendido!

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Acima: Em Nassau, Bahamas, o PP-VJX fez escala técnica, após ter decolado de Havana, no retorno ao Brasil.

Finalmente, às 18h26 do dia 6, o ‘VJX pousava no Galeão, sendo imediatamente cercado por soldados da Polícia da Aeronáutica, com os passageiros e tripulantes levados ao QG da 3ª Zona Aérea, onde foram interrogados até às 21h30.

Entretanto, a carreira de sequestros de que seria alvo o ‘VJX mal havia começado, pois o segundo voo forçado para Cuba aconteceria apenas três semanas depois...

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O mapa, que mostra o segundo sequestro sofrido pelo PP-VJX, novamente para Cuba, em menos de um mês!


Dessa feita, o ‘VJX realizava o RG827 de Londres (Heathrow) para o Rio, com escala em Paris (Orly). Tendo decolado da capital francesa às 18h48 do dia 28 de novembro, quando passava sobre a vertical da cidade de Lago, ao sul de Portugal, um homem de nacionalidade argelina, armado com uma pistola e um punhal, invadiu a cabine de comando, anunciando o sequestro e demandando o desvio do avião para Havana. Encontravam-se a bordo 81 passageiros e 15 tripulantes, sendo estes últimos: Rubens Eichemberg Costa, comandante; Délio Lima, 1º oficial; Antônio Carlos Silva, 2º oficial; Válter Escobar, 3º oficial; Ivo Rocha da Silveira, F/E; Gustavo João dos Santos, F/E; Egon Baumer, navegador; além dos comissários de vôo Maurício Leal, Teodor Seldeger, Thomas Hardy, Aristeu Gomes de Sá, Fernando Albuquerque, Lauro José Bartor de Almeida, Altair Mazzucco e Leila Palmer.

Previamente ao pouso em Havana, uma escala em San Juan de Porto Rico foi realizada, onde o ‘VJX foi reabastecido e a tripulação munida de cartas de rota e de aproximação para a capital cubana (o “kit Havana” não era carregado nos voos da Varig para a Europa).

Em Havana, aonde chegou ao amanhecer do dia 29, o ‘VJX permaneceu por 19 horas e 23 minutos, tendo os passageiros e tripulação sido hospedados no Hotel Riviera. Antes, ainda no Aeroporto José Marti, passaram pelo tradicional interrogatório efetuado por agentes da polícia cubana, que solicitava de cada um o nome completo e profissão.

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Acima: O Hotel Riviera, onde os passageiros e tripulação do PP-VJX ficaram "hospedados"....

À noite o 707 foi liberado para prosseguir viagem para o Rio de Janeiro, fazendo uma escala em Caracas onde foi reabastecido, inclusive com o catering que estava já esgotado. O ‘VJX pousou finalmente no Galeão às 13h52 do dia 30, encerrando o segundo sequestro em menos de um mês sofrido pela aeronave.

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Escala em Caracas do PP-VJX, antes de sua chegada ao Galeão.

O último sequestro do “Expresso Cubano” ocorreu no dia 12 de março de 1970, quando o ‘VJX realizava o vôo RG862 de Santiago do Chile para Nova Iorque com escalas em Buenos Aires e Rio de Janeiro.

Alguns minutos após decolar de Santiago para a capital argentina, quando na vertical da cidade de Mendoza, localizada no sopé da Cordilheira dos Andes, o comandante Floriano Bortolo Scalabrim – então piloto chefe da Varig – foi surpreendido pela informação vinda de um comissário de que um homem havia feito uma aeromoça (Ana Baraldi) refém, apontando-lhe uma arma para seu pescoço e ordenando o desvio do avião para Cuba. Como o combustível não fosse suficiente para o trajeto, Scalabrim solicitou retorno a Santiago, onde o avião foi reabastecido, decolando novamente às 20h30 (hora de Brasília), agora para Havana. A bordo do ‘VJX encontravam-se 28 passageiros e 13 tripulantes. Além do comandante Scalabrim, compunham a tripulação Válter Fonseca, 1º oficial; Valmir de Castro Sá, 2º oficial; Gustavo João dos Santos, F/E; Jairo Morais Pohlmann, F/E e, como comissários, Carlos Alberto, Brian, Tietzmann, Resende, Dos Passos, Wellington Silva, Joice Galagham e Ana Baraldi.

O ‘VJX pousou em Havana às 4h30 (hora de Brasília) do dia 13, tendo seus ocupantes mais uma vez sido alojados no Hotel Riviera que já se notabilizara por receber passageiros e tripulantes sequestrados. Dessa vez, no entanto, a estada do ‘VJX na ilha de Fidel Castro foi mais demorada do que de costume e a aeronave só foi liberada pelas autoridades cubanas para retornar ao Brasil no dia 15, tendo decolado do Aeroporto José Marti às 19h30 (hora de Brasília), pousando em Caracas às 23h30 (hora de Brasília). Quarenta minutos depois, o 707 partia para o Galeão, onde aterrissou às 5h55 da manhã do dia 16 de março.

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Acima: O PP-VJX, manchete dos jornais da época.

Na mesma noite o ‘VJX assumiu o RG800 para Miami, com escala em Belém do Pará, continuando a cumprir, com hombridade, a missão de transportar cargas e passageiros para os mais diversos recantos do globo servidos pela Varig.

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A extensa malha internacional da Varig, em 1969, dominada pelos B707, que então eram nem número de nove na frota da empresa.

Sem sofrer mais nenhum sequestro, o ‘VJX operou para a empresa gaúcha até novembro de 1986, quando foi vendido para a FAB e transformado em versão KC-137. A seguir, operou como FAB 2402 em missões de transporte e reabastecimento em voo até junho de 2013 quando foi desativado.
PZDC8
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Re: PP-VJX: O “Expresso Cubano”

Mensagem por PZDC8 »

Historia muy interesante en la vida de la Varig...
FCM
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Re: PP-VJX: O “Expresso Cubano”

Mensagem por FCM »

Parabéns pelo artigo!

:clap:
Rafael Lopes De Freitas S
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Re: PP-VJX: O “Expresso Cubano”

Mensagem por Rafael Lopes De Freitas S »

[url=http://s307.photobucket.com/user/mr727_ ... 8.jpg.html]
A extensa malha internacional da Varig, em 1969, dominada pelos B707, que então eram nem número de nove na frota da empresa.



Interessante história. Melhor foi saber que ainda voou até agora a pouco.

Outra é rotas internacionais. Onde só a Varig tinha 14 cidades atendidas. Hoje a TAM sozinha no mercado não passa de 8, será efeito alianças globais?

Abraços
Rafael Lopes De Freitas S
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Re: PP-VJX: O “Expresso Cubano”

Mensagem por Rafael Lopes De Freitas S »

Marcelo Magalhães escreveu:PP-VJX: O "Expresso Cubano"


Imagem[/url]
A extensa malha internacional da Varig, em 1969, dominada pelos B707, que então eram nem número de nove na frota da empresa.

Sem sofrer mais nenhum sequestro, o ‘VJX operou para a empresa gaúcha até novembro de 1986, quando foi vendido para a FAB e transformado em versão KC-137. A seguir, operou como FAB 2402 em missões de transporte e reabastecimento em voo até junho de 2013 quando foi desativado.
Interessante história. Melhor foi saber que ainda voou até agora a pouco.

Outra é rotas internacionais. Onde só a Varig tinha 14 cidades atendidas. Hoje a TAM sozinha no mercado não passa de 8, será efeito alianças globais?

Abraços
Marcelo Magalhães
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Re: PP-VJX: O “Expresso Cubano”

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Obrigado pelos comentários, que bom que gostaram da matéria.

O bom da história é que ninguém se feriu e não houve mortes nestes três sequestros - acho q se fosse hj seria, infelizmente, de outra forma - tempos mais violentos esses em q vivemos.

Abraços,

Marcelo Magalhães
Starliner
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Re: PP-VJX: O “Expresso Cubano”

Mensagem por Starliner »

Rafael,
A Varig "morreu", todos dizem isso e tem razão. Todavia, não temos mais uma cia. 100 % Brasileira voando para o exterior, não temos mais uma cia cujo
nome cause associação imediata com o País, tipo American = USA AR = Argentina, LH = Alemanha, AZ = Itália.
Os tempos são outros, a Varig voou para muito mais do que 14 cidades no exterior. Aliás, voou para muitas com certeza cm prejuízo, mas marcava a presença Brasileira, se era a pedido do Governo ou para agradar o Governo não sei.
Não acredito que Ilha do Sal, Maputo, Lagos, Abdijan desse lucro bem como outras mais....

Aproveitando a ocasião, parabéns ao Marcelo, sempre com artigos precisos e interessantes. Realmente um pesquisador nato e sério.

Starliner
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Marcelo Magalhães
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Re: PP-VJX: O “Expresso Cubano”

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Cedrini:

Obrigado por suas palavras, são uma verdadeira "massagem no ego"!

Mas tenho que agradecer tb ao amigo de longa data Fábio Fonseca por possibilitar esse espaço à todos nós.

O Aeroforum pode não ser tão "grande" como alguns outros fóruns de aviação, mas aki sinto um ambiente bem mais saudável e democrático, sem brigas e atritos, um espaço onde a discussão é sempre mantida em alto nível.

Abs,

Marcelo Magalhães
Rafael Lopes De Freitas S
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Re: PP-VJX: O “Expresso Cubano”

Mensagem por Rafael Lopes De Freitas S »

Starliner escreveu:Rafael,
A Varig "morreu", todos dizem isso e tem razão. Todavia, não temos mais uma cia. 100 % Brasileira voando para o exterior, não temos mais uma cia cujo
nome cause associação imediata com o País, tipo American = USA AR = Argentina, LH = Alemanha, AZ = Itália.
Os tempos são outros, a Varig voou para muito mais do que 14 cidades no exterior. Aliás, voou para muitas com certeza cm prejuízo, mas marcava a presença Brasileira, se era a pedido do Governo ou para agradar o Governo não sei.
Não acredito que Ilha do Sal, Maputo, Lagos, Abdijan desse lucro bem como outras mais....

Aproveitando a ocasião, parabéns ao Marcelo, sempre com artigos precisos e interessantes. Realmente um pesquisador nato e sério.

Starliner
Correto Starliner,
ela morreu, e com ela a presença internacional também como mesmo citaste. O que me refiro é que veja a malha em 69. 14 cidades exceto as Sul Americanas. Concordo que algumas poderiam dar prejuízo. E outras eram mera escala para abastecimento. Mas hoje com mercado bem maior (alias muito maior), e muito mais evoluído (deixou de ser artigo de luxo). A TAM sozinha mal passa da metade. Ou diga que um dia imaginou uma rota para Singapura, ou para Doha no Qatar dessem lucro? Sem falar em outras como Istambul, Dubai, Addis Ababa? Ou quem também um dia imaginou a Copa fazendo Recife-Panamá ou Porto Alegre-Panamá? E ainda temos outras com muito mais presença como TAP que voa para 10 cidades (teremos Manaus e Belem em breve) e American para 9. E hoje a TAM e GOL se mantendo com foco somente nas rotas nacionais servindo alianças continuam a ter prejuízos sistêmicos e a anos. Tendo inclusive que vender participação de seu controle as estrangeiras.
A minha duvida é como esta ou estas sozinhas não conseguiram aproveitar o vácuo deixado por ela? E assim para um pais que quer ser um protagonista mundial com representação, se revela um mero coadjuvante sem uma empresa para levar sua bandeira.

Abraços
José Cursio
AeroConselho
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Registrado em: Qua Ago 02, 2006 14:21
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Re: PP-VJX: O “Expresso Cubano”

Mensagem por José Cursio »

Boa tarde amigos Forenses.

Parabéns ao amigo Marcelo pela excelente matéria sobre o “Tri” seqüestro do VJX. :rev: :rev:

Grande abraço

Cursio
Electra
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Registrado em: Sex Mai 19, 2006 21:35

Re: PP-VJX: O “Expresso Cubano”

Mensagem por Electra »

Parabéns ao Marcelo Magalhães pelo excelente artigo!

No detalhe da foto do desembarque dos pax em Caracas, um detalhe interessante: o aeroporto é denominado "La Guaira". Pensei que fosse um aeroporto anterior a existência do atual "Maiquetía - Símon Bolívar", os dois nomes utilizados para se referir ao atual Aeroporto Internacional de Caracas. Porém, dei uma pesquisada rápida e vi que "La Guaira" nd mais é do que o nome utilizado antigamente para se referir ao msm aeroporto que hj chamamos de Maiquetía.
Grato desde já!
Abraços!!!
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