Onde foi parar o acervo do Museu da VARIG de POA?

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.

Re: Onde foi parar o acervo do Museu da VARIG de POA?

Mensagempor Starliner » Ter Mai 17, 2016 15:22

Marcelo Magalhães escreveu:Amigos:

Ele está sendo restaurado para exposição, não para colocar em condições de voo, que não é o objetivo.

Abs,

Marcelo Magalhães


Nem por milagre voaria novamente depois de tantos anos abandonado.
O PP-VBF que está no GIG também não voará jamais.Está com ótima aparência, mas há muita corrosão.
Que se saiba o único DC-3 do Brasil que pode voar ( se é que está com o Certificado em dia) é o PP-VBN. aquele que fica em Mococa e que aliás
jamais voou com a Varig apesar das cores dele.

Starliner
Starliner - GIG
Starliner
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1124
Registrado em: Ter Dez 21, 2004 07:43
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Onde foi parar o acervo do Museu da VARIG de POA?

Mensagempor paulo roberto » Ter Mai 17, 2016 16:12

DESEJO QUE NÃO MODIFIQUEM NADA PINTURA, PORQUE ELE ANTES ESTAVA COM UMA PINTURA QUE NÃO ERA BEM ORIGINAL E POR ULTIMO ESTA QUE DESBOTOU QUE ERA A PINTURA DE 1970,OS DC-3 NUNCA USARAM A BANDEIRA NO BRASIL EM CIMA DAS JANELAS COMO JA VI ACHO QUE NESTE MESMO...
paulo roberto
MULTI
MULTI
 
Mensagens: 361
Registrado em: Qua Set 23, 2015 09:40

Re: Onde foi parar o acervo do Museu da VARIG de POA?

Mensagempor Marcelo Magalhães » Ter Mai 17, 2016 17:28

Amigos:

É, como disse o Cedrini é apenas uma reforma para exposição estática.

Para colocar em voo seria necessário trocar asas, cabine, cabos de comando, novos motores, etc....uma série de coisas que fica mais fácil comprar um DC-3 usado....

Isso sem esquecer da parte burocrática com a ANAC, envolvendo tripulantes com carteira de DC-3, mecânicos de célula e motores, checadores, etc.....

E fora tb a parte operacional... ainda tem gasolina de alta octana para DC-3 assim por aqui?

As vezes vc consegue uma célula boa mas acaba travando a operação nessas questões...

Abs,

Marcelo Magalhães
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1209
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 11:43

Re: Onde foi parar o acervo do Museu da VARIG de POA?

Mensagempor Fernando C. Milke » Ter Jul 26, 2016 19:02

DC-3 PP-ANU no site http://www.varigexperience.com.br/ , ficou lindo!
Fernando C. Milke
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 6347
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

Re: Onde foi parar o acervo do Museu da VARIG de POA?

Mensagempor AeroEntusiasta » Ter Jul 26, 2016 21:38

http://www.correiodopovo.com.br/ArteAge ... rto-Alegre

Avião da Varig ganha exposição em Porto Alegre

Modelo Douglas DC-3 terá visitas a bordo até o final de agosto

Quem é apaixonado por aviação vai poder conhecer ou relembrar o avião Douglas DC-3, que até 1971 fez parte da frota da Viação Aérea Rio-Grandense (Varig). Isso será possível através do projeto “Varig Experience”, que está com o modelo em exposição em Porto Alegre a partir desta terça-feira.

A aeronave restaurada pode ser visitada no Boulevard Laçador (Av. dos Estados, 111). As visitas internas são gratuitas durante os fins de semana, aos sábados e domingos, até o final de agosto, com horário das 14h às 18h. Recepcionistas vestidos com uniformes que reproduzem os originais orientarão os visitantes como se fossem comissários de bordo.

O avião pertence ao antigo Museu Varig, que funcionou até 2005. Atualmente, a preservação do acervo do museu está ao encargo do Instituto Museu Varig, fundado no ano passado. O Douglas DC-3 é um avião bimotor para uso civil que marcou uma nova era na aviação e se tornou o símbolo de tudo o que era moderno.

O modelo revolucionou o transporte de passageiros nas décadas de 1930 e 1940, popularizando os voos domésticos nos Estados Unidos. Após a Segunda Guerra Mundial, mais de 90% do tráfego aéreo era feito com este modelo de aeronave. Ele utilizava dois motores Pratt & Whitney de 14 cilindros, do tipo radial e refrigerado, desenvolvendo em média 270 km/h em voo de cruzeiro e nove horas de autonomia. Sua lotação máxima era de 32 passageiros e a cabine de comando formada por dois pilotos e um rádio telegrafista.

Fundada em 1927, em Porto Alegre, a Varig foi a primeira companhia aérea brasileira. Entre 1950 e 1970, foi uma das maiores e mais conhecidas companhias aéreas privadas do mundo.
Sem mais.

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta enviando notícias, imagens ou sugestões para:

fabio@aeroentusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Imagem
Avatar do usuário
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
 
Mensagens: 7584
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Onde foi parar o acervo do Museu da VARIG de POA?

Mensagempor AeroEntusiasta » Ter Jul 26, 2016 21:41

Fotos

Imagem

Imagem

Imagem
Sem mais.

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta enviando notícias, imagens ou sugestões para:

fabio@aeroentusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Imagem
Avatar do usuário
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
 
Mensagens: 7584
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Onde foi parar o acervo do Museu da VARIG de POA?

Mensagempor denisar » Qua Jul 27, 2016 17:12

Belo Projeto !!!
Espero que encorajem novas iniciativas por parte do povo acomodado de Porto Alegre :yeah:

Entretanto, falta reformar e incluir o Lockheed L-188 Eletra II que esta apodrecendo no Musal do Rio de Janeiro. :(

O De Havilland Dragon Rapide da Varig também deveria ser trazido de volta para se exposto neste local.
:cool:

Sem falar nos exemplares existentes no museu Eduardo André Matarazzo em Bebedouros no interior de São Paulo. :@

Ai sim, teremos um museu Tri legal.
:yesyes:
denisar
PC
PC
 
Mensagens: 339
Registrado em: Sáb Fev 05, 2005 21:37
Localização: São Paulo - SP

Re: Onde foi parar o acervo do Museu da VARIG de POA?

Mensagempor Maurício » Qua Jul 27, 2016 18:51

Parabéns a todos que participaram do projeto de preservação do PP-ANU! Ficou muito bom! Grande iniciativa!
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1721
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Onde foi parar o acervo do Museu da VARIG de POA?

Mensagempor ProjetoDC3 » Qua Jul 27, 2016 21:18

Parabéns aos idealizadores do projeto.

Ligam os motores? Bem que poderiam colocar em condições de voos turísticos.
ProjetoDC3
PC
PC
 
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Jun 02, 2009 18:00

Re: Onde foi parar o acervo do Museu da VARIG de POA?

Mensagempor AeroEntusiasta » Qui Jul 28, 2016 19:24

Imagem

Site AeroEntusiasta © AE 033/16

Douglas Comercial nº 3, ou simplesmente "DC-3"

Em 18/AGO/1936 a Douglas Aircraft Company entregou para a American Airlines o Douglas Comercial nº 3, ou simplesmente "DC-3", o primeiro avião saído da linha de montagem com este nome, que se tornaria um ícone da aviação em todos os tempos. Era o DC-3 com o número de construção 1545 (cn 1545), que a American registrou com o prefixo NC16009 e o nome de batismo "Flagship District of Columbia".



>>> Clique aqui e leia o artigo completo com as fotos: http://www.aeroentusiasta.com.br/artigos/69



---------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta enviando notícias, imagens ou sugestões para:

fabio@aeroentusiasta.com.br ou francisco@aeroentusiasta.com.br

---------------------------------------------------------------------------------
Sem mais.

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta enviando notícias, imagens ou sugestões para:

fabio@aeroentusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Imagem
Avatar do usuário
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador
 
Mensagens: 7584
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 09:00
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Onde foi parar o acervo do Museu da VARIG de POA?

Mensagempor paulo roberto » Sex Jul 29, 2016 05:14

Lindo o DC-3, pena que não conservaram a pintura original no nariz da aeronave,faltou completar uma listra que acompanha as (janelas laterais) e o preto abaixo das janelas da cabine, se fizerem o original então ficará lindo, perdeu a originalidade.....uma pena pequeno detalhe que passa despercebido, mas eu gosto neste caso a pintural original....como ele estava antes abandonado, acho que erraram neste detalhe, não entendi o plano do pintor,ficou feio todo branco...
paulo roberto
MULTI
MULTI
 
Mensagens: 361
Registrado em: Qua Set 23, 2015 09:40

Re: Onde foi parar o acervo do Museu da VARIG de POA?

Mensagempor Fernando C. Milke » Sex Jul 29, 2016 13:13


Porto Alegre ganhou mais um ponto turístico!

:clap:
Fernando C. Milke
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 6347
Registrado em: Sex Dez 24, 2004 12:26
Localização: Porto Alegre

AnteriorPróximo

Voltar para AERONOSTALGIA

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 1 visitante