Onde foi parar o acervo do Museu da VARIG de POA?

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.

Re: Onde foi parar o acervo do Museu da VARIG de POA?

Mensagempor pauloroberto » Ter Fev 17, 2015 02:30

ACHO QUE A FUNDAÇÃO DEVERIA DOAR O MUSEU PARA A TAM.MELHOR COISA;;; :cheers: :cheers:
pauloroberto
CMTE.
CMTE.

Mensagempor AeroEntusiasta » Ter Fev 17, 2015 11:42

Bom dia.

Juliano: sugiro ir até o local e tentar fotografá-lo atrás do posto de combustível Shell. Acesse o posto e vá até o final do terreno. A esquerda tem num muri baixo, que vc ficará de frente com o PP-ANU. Não espere resposta da FRB.

Paulo Roberto: acho que a TAM não vai querer, pq estão tentando achar um destino para o seu museu tb. Veja.

Civis e militares debatem criação de Museu Aeronáutico em São Paulo
Novo museu ficaria na área do Campo de Marte, na zona norte da cidade

Empresários e representantes de instituições públicas e privadas se reuniram no Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), em São Paulo (SP), para debater a instalação do Museu Aeronáutico em São Paulo, na região do Campo de Marte, zona norte da cidade. A reunião ocorreu na quinta-feira (29/1).

"É uma grande solução cultural que vai gerar emprego e renda, além de valorizar a região que tem tudo a ver com aviação", disse o superintendente regional da Infraero, Willer Larry Furtado. Ele lembrou que a área do Campo de Marte foi a primeira infraestrutura aeroportuária de São Paulo, nos anos 20, e hoje abriga mais de 40 hangares, além de sediar o tradicional Aeroclube de São Paulo e o Grupamento de Radio Patrulha Aérea da Polícia Militar, o Águia.

De acordo com Comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o projeto está no início e já conta com a participação efetiva do Museu da TAM e da Fundação Santos Dumont, que vão ceder seus acervos. "Nossa ideia é trazer para a maior cidade do país toda a riqueza da aviação brasileira, além de preservar e resgatar a história aeronáutica", afirmou.

A reunião contou com a participação do Comandante João Francisco Amaro, Presidente do Museu TAM, que explicou a necessidade de transferência do acervo de mais de noventa aeronaves em exposição em São Carlos, a 230 quilômetros da capital do estado. Segundo ele, a mudança para São Paulo aumentaria o número de visitantes, além de ampliar o espaço destinado às aeronaves expostas.

A iniciativa já conta com o apoio de instituições de renome como a TAM, a Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), a Helibras, dentre outras. "Estamos na fase de composição da Governança do Museu para apresentar o projeto às esferas governamentais de São Paulo", ressaltou o Comandante do IV COMAR.

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... %A3o-Paulo
Sem mais.

Equipe AeroEntusiasta
http://www.AeroEntusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

>>> Colabore com o Site AeroEntusiasta enviando notícias, imagens ou sugestões para:

fabio@aeroentusiasta.com.br

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Imagem
AeroEntusiasta
Fundador
Fundador

Mensagempor Juliano_Amoroso » Sex Fev 27, 2015 22:02

AeroEntusiasta escreveu:Bom dia.

Juliano: sugiro ir até o local e tentar fotografá-lo atrás do posto de combustível Shell. Acesse o posto e vá até o final do terreno. A esquerda tem num muri baixo, que vc ficará de frente com o PP-ANU. Não espere resposta da FRB.

Paulo Roberto: acho que a TAM não vai querer, pq estão tentando achar um destino para o seu museu tb. Veja.

Civis e militares debatem criação de Museu Aeronáutico em São Paulo
Novo museu ficaria na área do Campo de Marte, na zona norte da cidade

Empresários e representantes de instituições públicas e privadas se reuniram no Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), em São Paulo (SP), para debater a instalação do Museu Aeronáutico em São Paulo, na região do Campo de Marte, zona norte da cidade. A reunião ocorreu na quinta-feira (29/1).

"É uma grande solução cultural que vai gerar emprego e renda, além de valorizar a região que tem tudo a ver com aviação", disse o superintendente regional da Infraero, Willer Larry Furtado. Ele lembrou que a área do Campo de Marte foi a primeira infraestrutura aeroportuária de São Paulo, nos anos 20, e hoje abriga mais de 40 hangares, além de sediar o tradicional Aeroclube de São Paulo e o Grupamento de Radio Patrulha Aérea da Polícia Militar, o Águia.

De acordo com Comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o projeto está no início e já conta com a participação efetiva do Museu da TAM e da Fundação Santos Dumont, que vão ceder seus acervos. "Nossa ideia é trazer para a maior cidade do país toda a riqueza da aviação brasileira, além de preservar e resgatar a história aeronáutica", afirmou.

A reunião contou com a participação do Comandante João Francisco Amaro, Presidente do Museu TAM, que explicou a necessidade de transferência do acervo de mais de noventa aeronaves em exposição em São Carlos, a 230 quilômetros da capital do estado. Segundo ele, a mudança para São Paulo aumentaria o número de visitantes, além de ampliar o espaço destinado às aeronaves expostas.

A iniciativa já conta com o apoio de instituições de renome como a TAM, a Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), a Helibras, dentre outras. "Estamos na fase de composição da Governança do Museu para apresentar o projeto às esferas governamentais de São Paulo", ressaltou o Comandante do IV COMAR.

http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... %A3o-Paulo

E é possível o acesso a parte externa do museu através deste muro? Queria muito conhecer o local.
Juliano_Amoroso
PP
PP

Mensagempor Sentaapua » Sáb Fev 28, 2015 16:39

Não Juliano, o museu fica atrás de um muro que fica atrás do DC-3. Só vais conseguir ver o topo do prédio.
Sentaapua
MASTER
MASTER

Mensagempor Juliano_Amoroso » Dom Mar 15, 2015 23:13

Visitando o site da massa falida (http://www.voenordeste.com.br/), me deparei com um edital sobre o Museu da Varig. Pelo que pude ler no edital, no dia 20 deste mês poderemos ter alguma definição sobre a situação do museu. Segue o link do edital: http://ffx.com.br/nordeste/attachments/ ... 3-2015.pdf
Juliano_Amoroso
PP
PP

Mensagempor AB3 » Dom Mar 22, 2015 19:41

Bela ação da massa falida! Se esse museu não foi dilapidado por dentro, ele detem todo material fotográfico (que era bem rico) da Nordeste Linhas Aèreas, pois em 2002 tudo foi remetido para POA.
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em www.avioesemusicas.com
AB3
MASTER
MASTER

Mensagempor Juliano_Amoroso » Sex Jun 26, 2015 22:47

A FRB me respondeu a solicitação de visita, sendo negada pra variar:

"Prezado Sr. Juliano, bom dia.

Desculpe a demora na resposta, pois estava de férias.
Conforme consta em mensagem anterior, o museu VARIG está fechado por determinação do Administrador da Massa Falida.
Gratos pelo contato.

Atenciosamente,

Nívea Scarpini
Fundação Ruben Berta
RIODW - Diretoria Executiva
Estrada das Canárias, 1862
Ilha do Governador - Rio de Janeiro - RJ"
Juliano_Amoroso
PP
PP

Mensagempor Juliano_Amoroso » Seg Ago 24, 2015 20:59

Em novembro pretendo fazer uma viagem ao RS, e é claro pretendo dar uma passada no Salgado Filho para registrar algumas fotos, e entre elas quero registrar algumas do ANU e do que puder do museu. Estarei indo de SC para o RS, qual a melhor opção para se acessar o aeroporto? Quais os melhores locais para se registrar fotos dos aviões em operação e qual o melhor acesso para se chegar perto do museu? Não conheço nada em POA pois nunca estive lá, se algum amigo aqui do fórum poder me ajudar ficarei grato.
Juliano_Amoroso
PP
PP

Mensagempor paulo roberto » Seg Mar 07, 2016 17:12

QUAL É A ATUAL SITUAÇÃO DA VARIG, PERTENCE A MASSA FALIDA NORDESTE LINHAS AEREAS,ESTÃO ESPERANDO O QUE ...MEU MEDO QUE SE ESTRAGUE OS DOCUMENTOS ETC QUE TEM LA.
paulo roberto
MULTI
MULTI

Mensagempor paulo roberto » Seg Mar 07, 2016 17:13

CORRIGINDO ATUAL SITUAÇÃO DO MUSEU DA VARIG...DESCULPAS
paulo roberto
MULTI
MULTI

Mensagempor ProjetoDC3 » Seg Mai 02, 2016 22:58

Repassando e-mail recebido no meu blog. Qualquer ajuda será bem vinda.

Renan Mendes deixou um novo comentário sobre a sua postagem "DC-3 PP-ANU":

"Pessoal que administra o blog. Me chamo Renan Mendes, sou historiador, mecânico e caçador de raridades mecânicas. QUero e posso ajudar a restaurar o ANU, e colocar ele em um Hangar para nunca mais ter um parafuso sequer retirado, porem necessito da ajuda de vcs. Sei que tem mais informações burocraticas que eu. Por Favor me procurem. MOro no RS mesmo, me mandem um email rmendes302@gmail.com.
Obg
.".
ProjetoDC3
PC
PC

Mensagempor Marcelo Magalhães » Ter Mai 03, 2016 11:08

Amigos:

Tomei a liberdade de passar esse pedido do Renan para alguém que está envolvido diretamente na restauração do PP-ANU.

Vamos ver se eles tem interesse nessa ajuda.

Abs,

Marcelo Magalhães
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

AnteriorPróximo

Voltar para AERONOSTALGIA