Sempre tive curiosidade pela operação dos últimos "propliners" por empresas brasileiras.
Nunca pesquisei a fundo o tema, mas sei que as últimas operadoras de DC-3 e C-46 foram a RICO, ROYAL e TAF.
O assunto merce maior pesquisa, pois essas companhias operaram voos de carga e pax com estes aviões até final dos anos 80, início dos 90. São raras as informações mais detalhadas desta fase derradeira dos "pistonliners". Tenho uma Aviação em Revista" do inícios dos anos 90 que lembro de ter uma reportagem sobre o tema, vou procurar aki.
Não falo propriamente sobre informação sobre as frotas, pois isso é muito fácil saber, basta pegar meus JP's dos anos 80/90, mas sim detalhes de onde operavam (cidades, frequencias), qdo foram os últimos voos, rotas, etc...dos últimos DC-3/C-46 no nosso país.
Seguem duas fotos tiradas em 1993 em Belém (BEL), do C-46 PT-LBP e DC-3 PT-KZE da Royal (em basic cs Votec, antigo operador).

As fotos foram tiradas de uma página de um site polonês, que tem várias outras de uma visita de um spotter ao Brasil em 1993:
http://www.fotodoprava.com/let_jizniamerika2.htm" onclick="window.open(this.href);return false;
SNME, a Royal deixou de operar em 1989, então em 1993, qdo estas fotos foram tiradas os aviões já estavam WFU.
Aliás, alguém sabe o destino do PT-KZE?
Abraços,
Marcelo Magalhães