ROYAL e seus Propliners

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

ROYAL e seus Propliners

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Sempre tive curiosidade pela operação dos últimos "propliners" por empresas brasileiras.

Nunca pesquisei a fundo o tema, mas sei que as últimas operadoras de DC-3 e C-46 foram a RICO, ROYAL e TAF.

O assunto merce maior pesquisa, pois essas companhias operaram voos de carga e pax com estes aviões até final dos anos 80, início dos 90. São raras as informações mais detalhadas desta fase derradeira dos "pistonliners". Tenho uma Aviação em Revista" do inícios dos anos 90 que lembro de ter uma reportagem sobre o tema, vou procurar aki.

Não falo propriamente sobre informação sobre as frotas, pois isso é muito fácil saber, basta pegar meus JP's dos anos 80/90, mas sim detalhes de onde operavam (cidades, frequencias), qdo foram os últimos voos, rotas, etc...dos últimos DC-3/C-46 no nosso país.

Seguem duas fotos tiradas em 1993 em Belém (BEL), do C-46 PT-LBP e DC-3 PT-KZE da Royal (em basic cs Votec, antigo operador).

Imagem

Imagem

As fotos foram tiradas de uma página de um site polonês, que tem várias outras de uma visita de um spotter ao Brasil em 1993:

http://www.fotodoprava.com/let_jizniamerika2.htm" onclick="window.open(this.href);return false;

SNME, a Royal deixou de operar em 1989, então em 1993, qdo estas fotos foram tiradas os aviões já estavam WFU.

Aliás, alguém sabe o destino do PT-KZE?

Abraços,

Marcelo Magalhães
Fernando C. Milke
MASTER
MASTER

Re: ROYAL e seus Propliners

Mensagem por Fernando C. Milke »

Marcelo Magalhães escreveu:... fotos tiradas em 1993 em Belém do C-46 PT-LBP e DC-3 PT-KZE da Royal.
Pelas fotos parece que as duas aeronaves estavam em boas condições naquela época!
Schneider
PC
PC

Mensagem por Schneider »

Lembro que nos anos 1970 a Cruzeiro operava com DC-3 na Amazônia. Não tenho certeza, mas acho que até lá por 1975 ou 1976. Será que das "grandes" empresas da época a Cruzeiro foi a última a operar com o DC-3?
Marcelo Magalhães
MASTER
MASTER

Mensagem por Marcelo Magalhães »

Amigos:

Duas reportagens sobre operações de DC-3 pela TAF e RICO:

A primeira, sobre a Rico, edição de n. 76, fevereiro de 1978, revista FLAP:

Imagem

A segunda sobre a TAF, edição n. 11, de fevereiro de 1983, revista VOAR:

Imagem

Abraços,

Marcelo Magalhães
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

Schneider escreveu:Lembro que nos anos 1970 a Cruzeiro operava com DC-3 na Amazônia. Não tenho certeza, mas acho que até lá por 1975 ou 1976. Será que das "grandes" empresas da época a Cruzeiro foi a última a operar com o DC-3?
A Cruzeiro do Sul, juntamente com a Vasp, desativou os DC-3 em 1974. A Varig em 1971 e a Sadia em 1970.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
ProjetoDC3
PC
PC

Mensagem por ProjetoDC3 »

Sobre os aviões citados, há informações que o DC-3 PT-KZE da Royal fora desmontado. Não seria ele transformado naquele C-47 lá da Base de Belém? Qto ao C-46, tem uma postagem antiga que dá a localização dele em um prox de uma pista de pouso no Pará (eu acho) Ele tá be mdepenado.
Maurício
MASTER
MASTER

Mensagem por Maurício »

ProjetoDC3 escreveu:Sobre os aviões citados, há informações que o DC-3 PT-KZE da Royal fora desmontado. Não seria ele transformado naquele C-47 lá da Base de Belém? Qto ao C-46, tem uma postagem antiga que dá a localização dele em um prox de uma pista de pouso no Pará (eu acho) Ele tá be mdepenado.
Atualmente, o Curtiss C-46 PT-LBP está no Musal (RJ), registrado como FAB 2058. Fotografado no GIG em 01/05/1998 pelo Daniel Carneiro ainda como PT-LBP. Quanto ao DC-3 PT-KZE, foi fotografado em Belém em 01/01/1998, em boas condições de conservação.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
AB3
MASTER
MASTER

Mensagem por AB3 »

Esse PT-AOB da TAF era da CRUZEIRO!
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em http://www.avioesemusicas.com" onclick="window.open(this.href);return false;
Responder