Acidente a 58 anos atrás

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.

Acidente a 58 anos atrás

Mensagempor Cedrini » Dom Mar 27, 2011 17:08

Em especial para o AB3:
Hoje, 27.03.2011 completam-se 58 anos que o DH114 Heron Srs.2 PP-SLG c/n 14004 da Transportes Aéreos Salvador acidentou-se em Itapebí (que me conste sem vítimas) na Bahia.
Vocês teriam maiores detalhes a respeito que pudessem nos contar?
Era uma aeronave nova, tinha sido entregue em 16.01.1953
Eis o que achei a respeito:


Date: 27 MAR 1953
Type: de Havilland DH-114 Heron 1B
Operator: Transportes Aéreos Salvador
Registration: PP-SLG
C/n / msn: 14004
First flight: 1952
Crew: Fatalities: 0 / Occupants: 2
Passengers: Fatalities: 0 / Occupants: 12
Total: Fatalities: 0 / Occupants: 14
Airplane damage: Written off
Airplane fate: Written off (damaged beyond repair)
Location: Itapebi, BA (Brazil)
Phase: Takeoff (TOF)
Nature: Unknown
Departure airport: Itapebi, BA, Brazil
Destination airport: ?
Narrative:
Half way down the runway, the no. 2 engine suffered a loss of power. The takeoff was abandoned, but the Heron could not be stopped on the remaining runway. The aircraft overran and was damaged beyond repair as a result.

PROBABLE CAUSE: "Error of judgement on the part of the pilot in not continuing the takeoff with three engines still operating."

Para que desejar saber aonde fica Itapebí:
Localização de Itapebi no Brasil
15° 57' 03" S 39° 32' 02" O15° 57' 03" S 39° 32' 02" O
Unidade federativa Bahia
Mesorregião Sul Baiano IBGE/2008
Microrregião Ilhéus-Itabuna IBGE/2008
Municípios limítrofes Eunápolis, Itagimirim


Abraços
Cedrini

P.S. A Transportes Aéreos Salvador operou 5 Beech Bonanza, dois De Havilland 114 Heron, um Beech AT-11 3 DVC-3 e 6 C-46.
Passou ao controle da Nacional em 1956, e depois para o controle da SADIA.
Cedrini
PC
PC
 
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 22:57

Re: Acidente a 58 anos atrás

Mensagempor Cedrini » Dom Mar 27, 2011 17:19

Cedrini escreveu:Em especial para o AB3:
Hoje, 27.03.2011 completam-se 58 anos que o DH114 Heron Srs.2 PP-SLG c/n 14004 da Transportes Aéreos Salvador acidentou-se em Itapebí (que me conste sem vítimas) na Bahia.
Vocês teriam maiores detalhes a respeito que pudessem nos contar?
Era uma aeronave nova, tinha sido entregue em 16.01.1953
Eis o que achei a respeito:


Date: 27 MAR 1953
Type: de Havilland DH-114 Heron 1B
Operator: Transportes Aéreos Salvador
Registration: PP-SLG
C/n / msn: 14004
First flight: 1952
Crew: Fatalities: 0 / Occupants: 2
Passengers: Fatalities: 0 / Occupants: 12
Total: Fatalities: 0 / Occupants: 14
Airplane damage: Written off
Airplane fate: Written off (damaged beyond repair)
Location: Itapebi, BA (Brazil)
Phase: Takeoff (TOF)
Nature: Unknown
Departure airport: Itapebi, BA, Brazil
Destination airport: ?
Narrative:
Half way down the runway, the no. 2 engine suffered a loss of power. The takeoff was abandoned, but the Heron could not be stopped on the remaining runway. The aircraft overran and was damaged beyond repair as a result.

PROBABLE CAUSE: "Error of judgement on the part of the pilot in not continuing the takeoff with three engines still operating."

Para que desejar saber aonde fica Itapebí:
Localização de Itapebi no Brasil
15° 57' 03" S 39° 32' 02" O15° 57' 03" S 39° 32' 02" O
Unidade federativa Bahia
Mesorregião Sul Baiano IBGE/2008
Microrregião Ilhéus-Itabuna IBGE/2008
Municípios limítrofes Eunápolis, Itagimirim


Abraços
Cedrini

P.S. A Transportes Aéreos Salvador operou 5 Beech Bonanza, dois De Havilland 114 Heron, um Beech AT-11 3 DVC-3 e 6 C-46.
Passou ao controle da Nacional em 1956, e depois para o controle da SADIA.


Perdão, cometí um erro,
A aeronave era um Srs.1B. não 2 como escreví
Cedrini
PC
PC
 
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 22:57

Re: Acidente a 58 anos atrás

Mensagempor EduardoJoseDias » Qui Mar 31, 2011 16:23

Caro Cedrini!

Procurei no Acervo Folha sobre este acidente, não achei nada.

Mas só para efeitos de informação, neste acervo constam todos os jornais com reportagens completas sobre acidentes aéreos no Brasil.
No Google tem um acerto digital do Jornal do Brasil que tem tudo também!

Abraços
EduardoJoseDias
PC
PC
 
Mensagens: 141
Registrado em: Qua Jan 27, 2010 21:56

Re: Acidente a 58 anos atrás

Mensagempor Constellation » Sex Abr 01, 2011 22:51

Caros,

O De Havilland Heron era conhecido pelos pilotos de antigamente como "Constellation de Baiano", pois era quadrimotor e um dos seus principais operadores era a TAS, de Salvador, Bahia.

Grande abraço.
Imagem
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3091
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Acidente a 58 anos atrás

Mensagempor SBLO » Sáb Abr 02, 2011 20:15

Constellation escreveu:Caros,

O De Havilland Heron era conhecido pelos pilotos de antigamente como "Constellation de Baiano", pois era quadrimotor e um dos seus principais operadores era a TAS, de Salvador, Bahia.

Grande abraço.

Ilustrando:

Imagem
http://www.airliners.net/photo/BEA---Br ... 1677338/L/
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
Avatar do usuário
SBLO
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3489
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 21:04
Localização: Londrina/Paraná

Re: Acidente a 58 anos atrás

Mensagempor Cedrini » Dom Abr 03, 2011 00:48

O De Havilland Heron Série1B, n°de construção 14004
matrícula PP-SLG chegou ao Brasil,desmontado no navio de nome Debrett (com dois "T") no porto de Salvador em 15.10.1952 tendo custado 35.000 Libras esterlinas.. Foi vistoriado pelo D.A.C em 11.11.1952 quando possuia 08.05 horas de vôo.
Quando ocorreu o acidente em Itapebí, estava sob o comando do Comandante José Freire Parreiras Horta e possuia um total de 266,15 horas de vôo, uma aeronave bem nova.
Ao decolar, teria apresentado uma pane no motor de n°2, não conseguiu decolar e ao tentar parar, varou a pista e foi de encontro a um barranco.
Foi cancelado do Registro Aeronáutico Brasileiro pela TAS ( Transportes Aéreos Salvador) e vendido para uma pessoa de nome Múcio Delvaldo Lodi de uma tal de Star Taxi Aéreo que depois requereu ao DAC registrá-lo com a matrícula PP-STT.
Todavia em Março de 1961 o DAC desaconselhou a sua recuperação. Essa Star era de Baurú, S.P., mas operava de Londrina no Paraná.
Depois disso não tenho mais dados do que aconteceu com a aeronave.


Agradeço ao Cpt Dufriche que complementou as minhas informações.

Cedrini
Cedrini
PC
PC
 
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 22:57

Re: Acidente a 58 anos atrás

Mensagempor Constellation » Dom Abr 03, 2011 11:27

Cedrini,

Ao que me consta, parece que esse avião foi recuperado sim, em Londrina, por já vi fotos dele operando por aqui, na STAR. Os donos da STAR eram de Londrina, são personagens históricos por aqui.

Vou procurar levantar mais dados a respeito.

Grande abraço.
Imagem
Avatar do usuário
Constellation
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3091
Registrado em: Seg Dez 20, 2004 09:05
Localização: Londrina

Re: Acidente a 58 anos atrás

Mensagempor Francisco - CGR » Seg Abr 04, 2011 03:29

Prezados,
Nós da Administração do Fórum recebemos notícia desta aeronave por e-mail, através de um piloto aposentado.
Transcrevo a mensagem aqui.

Abs

Sergio Antonio Sorrentino escreveu:
De sergio antonio sorrentino
horário do remetente: Enviado às 21:15 (GMT+03:00). Horário atual no local de envio: 09:24. ✆
data 3 de abril de 2011 21:15
assunto: Acidente de 1958 com o "Constellation de Baiano"...

A quem possa interessar...

Não sou usuário dessa rede por isso não respondi no site, mas posso por e-mail dar alguns detalhes muito importantes sobre a aeronave De Havilland acidentada em 1958 no interior baiano:
-Esse avião foi recuperado muitos anos depois do acidente e trazido para o aeroporto do Campo de Marte, transportando em seu interior quase 1 ton. de peças de reposição.
E ali ficou abandonado durante um certo tempo, porque os pilotos do Taxi Aéreo Salvador, que deveriam levar a aeronave até o destino, se indispuseram com o representante do comprador, que era o Taxi Aéreo Londrina no Paraná, por não entrarem em acordo a respeito do pagamento e ,assim, se negando a prosseguir viagem.
Essa aeronave de acordo com a regulamentação da época não podia voar com um piloto só.
Primeiro porque era homologada a voar por instrumento e segundo porque era quadrimotora.
Assim sendo, contrataram um piloto muito experiente e conhecido por ser "pau pra toda obra".
Sendo eu na época, um dos poucos pilotos habilitado com a carteira de Piloto Comercial no Campo de Marte e disponível, (sem emprego) uma vez que havia sido demitido do Taxi Aéreo Paulista, topei a empreitada e fui levar o avião pra Londrina na função de co-piloto.
Não preciso dizer que não pagaram o que haviam combinado nem pra mim e nem para o comandante, que lamentavelmente não lembro o seu nome e que provavelmente já esteja morto porque se estiver vivo deve estar beirando uns 100 anos.
Salvo um erro de memória isso aconteceu em 1967 e tenho plena convicção de se tratar da mesma aeronave, porque depois de muito tempo tomei conhecimento do seu histórico.
Meu nome é Sergio Antonio Sorrentino - Tenho 67 anos - Fui piloto durante 41 anos - encerrando minha carreira em 2003 como comandadte de MD-11, após voar na VARIG por 30 anos.
Um grande abraço aos amigos entusiastas, principalmente ao Cerdini que gostaria de saber mais detalhes.




Abs
Viva para aprender, na aviação, aprenda para viver
--
AeroEntusiasta nas Redes Sociais:
Imagem AeroEntusiasta: http://www.twitter.com.br/AeroEntusiasta
Imagem AeroForum: http://www.twitter.com/AeroForum
Imagem AeroEntusiasta: http://www.facebook.com/aeroentusiasta
Avatar do usuário
Francisco - CGR
Suporte Técnico
Suporte Técnico
 
Mensagens: 979
Registrado em: Dom Jul 09, 2006 22:18
Localização: Campo Grande/MS

Re: Acidente a 58 anos atrás

Mensagempor AB3 » Sex Abr 22, 2016 16:23

Cedrini e demais,

Resgatando um pouco da TAS,

- O comandante do acidente em Itapebi, José Freire Parreiras Horta, deve ser parente (quem sabe irmão) do fundador da empresa, Carlos Parreiras Horta.
- Houve um acidente com um Beech Bonanza em 08 de Agosto de 1950 em Maracás, BA "próximo a Jequié", sem maiores detalhes, a aeronave era o PP-SLC.
- A empresa foi negociada em algum momento para a Charqueada Santa Maria do Araguaia? Muitos aviões dela foram e voltaram para esta empresa em registro do DAC.
- A SADIA "enterrou" a TAS a partir de Janeiro de 1963 pelo que me consta, ainda que tenha usado depois o termo SADIA SALVADOR em poucos aviões.
- A sua sede pelo que pesquisei em Salvador ficava no terreno onde hoje é o Shopping Center Lapa, próximo a estação de ônibus de mesmo nome.
- A filha do fundador é membro de um convento, sendo "chefa" por lá... mas não consegui contato.
- Me parece que o período de 1956-1961 a empresa operou amarrada a TRANSPORTE AEREO NACIONAL / REAL.

Um relato sobre o Heron

"O “CONSTELATION BAIANO”.

EM 1957,OS CUKURS ADQUIRIRAM UMA FAZENDA DE BANANAS EM JUQUIA(NO SUL DO ESTADO DE SÃO PAULO),E HERBERTS,A CONVITE DO PREFEITO DE UMA CIDADE LITORÂNEA PRÓXIMA,RESOLVEU EXPLORAR UM SERVIÇO DE SOBREVÔOS REGULARES.PARA ESTA EMPREITADA,ADQUIRIU EM PEQUENO QUADRIMOTOR INGLES DE HAVILLAND DH-114 HERON PREFIXO PT-AVA.COMO TINHA PERTENCIDO ORIGINALMENTE À TRANSPORTES AÉREOS SALVADOR,O APARELHO TINHA O APELIDO JOCOSO DE “CONSTELATION BAIANO”.

A PESSOA QUE VENDEU O HERON,O COMANDANTE ALUISIO VIANA-QUE FALECERIA ANOS MAIS TARDE COMO PILOTO DA VARIG,NUM ACIDENTE COM UM BOING 707 NA BAIA DA GUANABARA-RECOMENDOU OS SERVIÇOS DE UM JOVEM PILOTO PARA CUIDAR DA AERONAVE.HERBERTS QUE CUIDAVA DOS NEGOCIOS DA FAZENDA DE BANANAS,DEU INSTRUÇÕES A GUNAR PARA LEVAR O PILOTO RECEM CONTRATADO AO HERON,PARA QUE SE FAMILIARIZASSE COM O QUADRIMOTOR.CHEGANDSO A BASE AEREA DE SANTOS SEM AUTORIZAÇÃO,O TAL PILOTO LIGOU OS MOTORES E COMEÇOU A TAXIAR O APARELHO. UM DESCUIDO FEZ COM QUE O HERON PERDESSE PRESSÃO PNEUMATICA E FICASSE SEM OS FREIOS. O QUADRIMOTOR ATRAVESSOU A PISTA E BATEU DE FRENTE COM UMA PEDREIRA,QUEBRANDO O TREM DO NARIZ.A AVARIA FOI GRAVE E A RESTAURAÇÃO DEMORADA.

QUANDO O HERON ESTAVA FINALMENTE RECUPERADO,O DAC EXIGIU QUE A EMPRESA DOS CUKURS TIVESSE NO MINIMO DOIS AVIÕES PARA PODER EXPLORAR UMA LINHA AEREA REGULAR. COMO ALTERNATIVA,PERMITIU O SERVIÇO DE TAXI AEREO COM UMA SÓ AERONAVE,NESTE CASO PODENDO TRANSPÓRTAR NO MAXIMO OITO PASSAGEIROS-NÚMERO BEM, AQUEM DA CAPACIDADE DO HERON,QUE ERA DE QUATORZE PASSAGEIROS.PARA TENTAR DIMINUIR O PREJUIZO,O AVIÃO TAMBEM FOI UTILIZADO PARA TRANSPORTAR MANTIMENTOS PARA BRASILIA,A NOVA CAPITAL ENTÃO EM VIAS DE CONSTRUÇÃO. POUCO MAIS TARDE,O HERON FOI VENDIDO À STAR TAXI AEREO."
AB3 - aeroentusiasta forum user
BHZ - Belo Horizonte - MG | Aircraft Mechanic and Aviation Researcher
Artigos em www.avioesemusicas.com
Avatar do usuário
AB3
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 3299
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 17:18

Re: Acidente a 58 anos atrás

Mensagempor paulo roberto » Sáb Abr 23, 2016 05:55

Teriam fotos dos DC3 e C46?
paulo roberto
MULTI
MULTI
 
Mensagens: 395
Registrado em: Qua Set 23, 2015 09:40

Re: Acidente a 58 anos atrás

Mensagempor PZDC8 » Dom Abr 24, 2016 21:01

Gustaría de ver fotos del Heron en la flota de TAS...

Cuales fueron las empresas aéreas brasileras que volaron el DH Heron?
PZDC8
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1208
Registrado em: Sex Mai 15, 2009 22:46
Localização: Asuncion, Paraguay

Re: Acidente a 58 anos atrás

Mensagempor Maurício » Dom Abr 24, 2016 21:27

PZDC8 escreveu:Gustaría de ver fotos del Heron en la flota de TAS...

Cuales fueron las empresas aéreas brasileras que volaron el DH Heron?


PZDC8,
Outra empresa que teve quadrimotor DH 114 Heron foi a STAR de Londrina-PR. Era o PP-STS. Mais info e foto no blog do forista Constellation: culturaaeronáutica.
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
Avatar do usuário
Maurício
MASTER
MASTER
 
Mensagens: 1731
Registrado em: Dom Dez 19, 2004 16:10
Localização: Belo Horizonte - MG

Próximo

Voltar para AERONOSTALGIA

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron