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Abs
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B727-100 Salve-se quem puder!
105 assentos, 360 passageiros!
Esta história aconteceu em 1972, no final da guerra do Vietnam.
O avião era um Boeing 727-100 da World Airways, enviado para a retirada de refugiados que estavam em Da Nang, até então uma cidade no Vietnam do Sul onde havia uma base militar norte americana.
A bordo do avião, além da tripulação, estava o presidente da empresa, Edward J. Daly, dois jornalistas e um cameraman. O embarque dos refugiados transcorria em ordem, com as tropas vietnamitas locais fazendo um cordão de isolamento em torno do 727. Porém, rumores de que tropas inimigas se aproximavam rapidamente da base começaram a se espalhar, e o que era um embarque relativamente organizado tornou-se uma grande confusão, com a multidão em pânico, tentando embarcar. Percebendo que a situação estava fugindo ao controle, Daly ordenou ao Cmt. Kenneth Healy para iniciar imediatamente os procedimentos para a decolagem.
O 727, por ter seus três motores na cauda, e em posição elevada, não oferece maiores riscos às pessoas nas proximidades. Assim que os motores foram acionados, a multidão entrou em pânico, receando ser deixada para trás. A confusão se instalou, com soldados empurrando mulheres e crianças que tentavam embarcar. Soldados abriram fogo atingindo a aeronave e uma granada foi lançada sob a asa, causando danos no trem de pouso e parte dos flapes. Ainda em velocidade reduzida, o avião se dirigiu à pista de decolagem enquanto refugiados e soldados lutavam entre si para subir no avião pela escada traseira, sendo ajudados e puxados pelos que já estavam a bordo.
De acordo com o Cmt. Healy, eles estavam com aproximadamente nove mil quilos acima do peso máximo de decolagem, o que é bastante. Havia provavelmente 360 pessoas dentro de um avião configurado para 105 passageiros! Na cabine, 268 pessoas, entre “passageiros” e tripulantes, se espremiam enquanto cerca de 80 a 90 pessoas viajavam no compartimento de carga, cujas portas permaneceram abertas durante todo o voo! Testemunhas disseram que durante a corrida e fase inicial de decolagem, pessoas foram caindo do avião, já que no desespero, vários tentaram viajar no compartimento dos trens de pouso.
Não foi um voo fácil, pois vários problemas surgiram. A escada traseira do 727 permaneceu parcialmente estendida. Os trens de pouso principais não foram recolhidos uma vez que havia danos causados pela explosão da granada, além disso, recolhê-los significaria um risco àqueles que estavam espremidos no compartimento das rodas. Dois terços do flape interno da asa esquerda também estavam danificados devido à granada, e o avião não pode ser pressurizado, sendo o voo realizado a 10.000 pés de altitude. Apesar do tremendo aumento no consumo, a tripulação finalmente pousou o 727 com segurança em Saigon, restando pouquíssimo combustível nos tanques.
Anos mais tarde o Cmt Healy assumiu a vice presidência da World Airways, sempre elogiando o Boeing 727 pela sua excelente performance, confiabilidade e resistência.
Este site tem as imagens gravadas , desde a decolagem ate o pouso:
Salve-se quem puder!!!
B727-100 Salve-se quem puder!!!
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B727-100 Salve-se quem puder!!!
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- Maurício
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Re: B727-100 Salve-se quem puder!!!
E ninguém consegue descobrir o prefixo do 727 ?
" Uma vez que você tenha experimentado voar, você andará pela terra com seus olhos voltados para o céu, pois lá você esteve e para lá desejará voltar." (Leonardo da Vinci)
- Maurício
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Re: B727-100 Salve-se quem puder!!!
Na verdade, o fato ocorreu em 28 MAR 1975 (no final da Guerra do Vietnam) e é contado nos livros: "The Fall of Saigon" de David Butler e "The Boeing 727 Scrapbook" de Len e Terry Morgan (1978). O voo durou 1h30 de Danang à Saigon, no total de 500 milhas ao norte de Saigon, em vez dos habituais 50 minutos de voo.
Segundo tópico do Airliners, a aeronave seria o Boeing 727-173, da World Airways, prefixo N692WA (cn 19506). Por último, se tornou N938UP e depois WFU após 2008, antes passando por diversas empresas, inclusive a Faucett do Peru e a UPS.
É o que pude apurar nas pesquisas.
Segundo tópico do Airliners, a aeronave seria o Boeing 727-173, da World Airways, prefixo N692WA (cn 19506). Por último, se tornou N938UP e depois WFU após 2008, antes passando por diversas empresas, inclusive a Faucett do Peru e a UPS.
É o que pude apurar nas pesquisas.
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- MASTER
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Re: B727-100 Salve-se quem puder!!!
Maurício:
A aeronave foi WFU em Roswell, NM, USA em FEV-08.
Aliás, a VRG (e depois a Itapemirim) utilizaram dois B721 ex-World Airways, 727-173C's (PP-VLW/PP-VLS) e que devem tb ter feito voos para o Vietnam....
A World Airways pintou um MD-11 alguns anos atrás em retro cs, no mesmo padrão dos 727's que foram utilizados no Vietnam para transportar crianças é orfãos aos EUA em meados dos anos 70.
SDS
Marcelo Magalhães
Foi o N692WA (c/n 19506, l/n 447) e cujo último operador era a UPS.E ninguém consegue descobrir o prefixo do 727 ?
A aeronave foi WFU em Roswell, NM, USA em FEV-08.
Aliás, a VRG (e depois a Itapemirim) utilizaram dois B721 ex-World Airways, 727-173C's (PP-VLW/PP-VLS) e que devem tb ter feito voos para o Vietnam....
A World Airways pintou um MD-11 alguns anos atrás em retro cs, no mesmo padrão dos 727's que foram utilizados no Vietnam para transportar crianças é orfãos aos EUA em meados dos anos 70.
SDS
Marcelo Magalhães
Re: B727-100 Salve-se quem puder!!!
Era um Boeing 727-173C.
Eis a única foto dele no Airliners.net, tirada em agosto de 1976:

http://www.airliners.net/photo/Air-Malta-(World/Boeing-727-173C/1028831/L/" onclick="window.open(this.href);return false;
Eis a única foto dele no Airliners.net, tirada em agosto de 1976:

http://www.airliners.net/photo/Air-Malta-(World/Boeing-727-173C/1028831/L/" onclick="window.open(this.href);return false;
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- Maurício
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Re: B727-100 Salve-se quem puder!!!
Marcelo, a World Airways teve seis Boeing 727-100 (N690WA a N695WA) na época da Guerra do Vietnam. Eles chegaram em JUL 1967 e voaram até 1977 e 1979 (a guerra foi de 1961-1975). Dois foram depois para a Varig como você citou: PP-VLW (cn 19507) de 1980 a 1991 e Itapemirim (PP-ITM) de 1991 a 1999. Ainda voa na Air Gemini, como S9-BAH. O outro é o PP-VLS (cn 19508) ex-Varig Cargo, stored GIG desde 2006.Marcelo Magalhães escreveu: Aliás, a VRG (e depois a Itapemirim) utilizaram dois B721 ex-World Airways, 727-173C's (PP-VLW/PP-VLS) e que devem tb ter feito voos para o Vietnam....
Ambos devem ter feito muitos voos para o Vietnam nos anos 60/70.
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- Constellation
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Re: B727-100 Salve-se quem puder!!!
Caros,
Tô vislumbrando um novo artigo para o meu blog aqui...
Vou pesquisar melhor sobre o assunto.
Grande abraço.
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Grande abraço.
