Peregrinacao em Bebedouro e Sao Carlos

Espaço nostálgico do Aerofórum, sobre fatos da aviação passada, fotos, flight reports, etc.

Moderador: Moderadores

Regras do fórum
As regras do fórum estão disponíveis CLICANDO AQUI.
Constellation
Moderador
Moderador

Peregrinacao em Bebedouro e Sao Carlos

Mensagem por Constellation »

Caros amigos,

Eu e o SBLO (Emerson Daniel) estamos fazendo nesse final de semana uma peregrinacao em Bebedouro e Sao Carlos. Hoje de tarde estivemos no Museu Eduardo Matarazzo em Bebedouro. Uma acervo muito interessante nao soh de aeronaves, mas tambem de motores, maquinas, carros e armas.

Amanha vamos ao Museu da TAM em Sao Carlos.

As fotos soh serao colocadas na segunda feira :yeah: :yeah: .

Grande abraco.
Imagem
PZDC8
MASTER
MASTER

Re: Peregrinacao em Bebedouro e Sao Carlos

Mensagem por PZDC8 »

Aguardo las fotos!!! :yeah:
ProjetoDC3
PC
PC

Mensagem por ProjetoDC3 »

Constellation,

Se possível, gostaria de fotos e informações atuais sobre o DC-3 Rose, como se encontra. Se está em processo de restauro ou o que o Museu pretende fazer com o avião.

Obrigado.
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

ProjetoDC3 escreveu:Se possível, gostaria de fotos e informações atuais sobre o DC-3 Rose, como se encontra. Se está em processo de restauro ou o que o Museu pretende fazer com o avião.
Olhando bem de perto o "Rose", pode-se notar que a sua entelagem, principalmente dos profundores e bordos de fuga das asas, não estão em muito boas condições não, sem contar que ele está precisando de um bom banho, pois está exposto ao ar livre. Nota-se, também, que recentemente seus motores foram girados, pois há um pouco de oléo no chão abaixo dos motores (como diz o ditado, motor radial não pinga, marca território!!! :P )

Ambos os museus são muito interessantes e vale a pena uma viagem pelo interior de São Paulo para conhecê-los. O Museu de Bebedouro, além das aeronaves, tem muitos outros atrativos. As aeronaves expostas lá são: DC-6, DC-3, Scandia, Convair 240, Viscount 701, Curtiss Commando, B-25, Lodestar do lado de fora ao ar livre, e Beech 18, PT-19, EAY-201, HL-1, T-6 e um helicóptero Westland/Sikorsky S-51 Dragonfly (é feio demais!!!kkkk) entre outros na parte de dentro. A única crítica que faço é com relação às aeronaves que estão ao ar livre, muito sujas e praticamente sem pintura. Bem que poderiam construir uma cobertura para essas velhas águias.

Já quanto ao Museu da TAM em São Carlos, realmente tem uma estrutura muito bonita, coisa de primeiro mundo mesmo, sem contar o acervo fantástico de aeroneves. A que eu mais gostei de ter visto foi o Constellation nas cores da Panair, realmente uma sensação emocionante!!! O ponto negativo deste museu foi a sua lojinha de lembranças, muito fraquinha, com poucos produtos que realmente valeriam a pena comprar, além do preço bem salgado. Não havia nenhum produto ou lembrancinha com a logomarca da TAM à venda (chaveiro, caneta, boné etc), o que para o público que gosta de aviação como nós é decepcionante...

Assim que pegar as fotos da viagem com o Constellation, eu as posto aqui, ok :yeah:

Abraço
Emerson Signoberto Daniel
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
ProjetoDC3
PC
PC

Certo amigo, estamos aguardando as fotos.
Vamos torcer pra que o pessoal do Museu Matarazzo dê mais atenção aos seus aviões abandonados. Passem uma flanelinha neles pelo menos :hahaha: .
Constellation
Moderador
Moderador

Caros,

Quem quiser dar uma olhada em algumas fotos, coloquei no meu orkut, podem visitar:

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?ui ... 3633960877" onclick="window.open(this.href);return false;

Tem três álbuns com as fotos da "peregrinação", dois de São Carlos e um de Bebedouro. Divirtam-se

Grande abraço.
Imagem
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Antes tarde, do que nunca!!! :whistling:

Eis algumas fotos do Museu de Bebedouro, tiradas pelo meu amigo Jonas (Constellation):

Douglas DC-6
Imagem

Saab Scandia
Imagem

Convair 240
Imagem

Douglas DC-3
Imagem

Lockheed Lodestar
Imagem

Vickers 701 Viscount
Imagem

Curtiss Commando
Imagem

North American B-25 Mitchel
Imagem

Essa é uma pequena amostra do acervo deste fantástico museu, que vale a pena conhecê-lo!!! :yeah:

Abraço
SBLO/LDB

"Aprenda sempre com os erros dos outros, pois, você não terá tempo para repetir todos"
PZDC8
MASTER
MASTER

Mensagem por PZDC8 »

Realmente vale la pena conocerlo!!... De un valor histórico incalculable :yeah:
paulo roberto

Mensagem por paulo roberto »

Deveria ter uma lei que obrigasse peças raras serem bem conservadas...é dificil acreditar que isso seja um museu, acho que é o unico no MUNDO que é assim, nao acredito que exista outro, porque isso nao se pode chamar de museu, e sim deposito...
ProjetoDC3
PC
PC

É vero,

É o que sempre disse e repito: poderia se estabelecer um contrato entre este "depósito" e o museu Asas de Um Sonho, tabem se houver interesse por parte do Museu da TAM em restaurá-los e mantê-los por lá.
Não sei o que impede esta questão: orgulho, interesse político, burocracia, sei lá... mas o que se deveria ser visto em primeiro lugar é a história de nossa aviação.
paulo roberto

Pois é ,aqui no Brasil tem leis estranhas ...(nao beliscar, nao bater no bumbum) :Muro: :Muro: mas pra preservar a historia do Brasil, acho que nao tem...
Constellation
Moderador
Moderador

Caros amigos,

Eu conversei via internet com o Sra. Patrícia Matarazzo, filha do fundador do Museu que leva o nome do seu pai, e atual proprietária do mesmo.

Ela me disse que a maior parte do acervo de aviões foi comprada das cias. aéreas, por um bom preço, e só a Vasp é que doou algumas aeronaves. Existe um trabalho de conservação, como tapar as aberturas por onde pássaros poderiam fazer ninho, e os aviões são lavados com alguma frequencia. Como estão a céu aberto, fica difícil manter melhor do que estão. Obviamente, fica extremamente caro fazer uma cobertura para preservar os aviões em espaço fechado. Vários deles estão no interior do Museu e estão bem conservados, praticamente intactos.

A Dona Patrícia afirmou que, se não fosse o pai dela, todos esses aviões já teriam virado panela há muito tempo. Eu vi pessoalmente os aviões e digo que não estão em pior estado que aqueles que se encontram a céu aberto no Musal, sob a atmosfera salina do Rio de Janeiro. Bebedouro não tem uma atmosfera especialmente corrosiva, observei o estado dos componentes dentro dos alojamentos dos trens de pouso, estão muito inteiros. melhor até que algumas porcarias que vejo voando por aí.

Ela também afirmou que tem vontade de preservar melhor os aviões, mas que todos os que vêm procura-lá querem levar parte do acervo embora, como se estivessem fazendo um favor, e sem nenhuma garantia de preservar os aviões intactos. A história de que a SAAB queria patrocinar a restauração do Scandia e deixá-lo aqui mesmo é mito. A maioria do pessoal que quer os aviões pretende desmontá-los para fornecer peças para aeronaves de museus no exterior. Então, é de se esperar que ela fique com o pé atrás.

O Museu de Bebedouro está aberto a propostas de preservação do acervo, mas que não impliquem em se desfazer do acervo, coisa que museu algum faz, mas que pretendam melhorar as condições em que os aviões estão, lá mesmo em Bebedouro. Eles não tem a estrutura nem os recursos do Museu da TAM, mas alguém poderia ajudar, ao invés de levar embora os aviões, talvez pra desmontar lá fora.

Grande abraço.
Imagem
juniorldb
MULTI
MULTI

Mensagem por juniorldb »

Constellation escreveu:Caros amigos,

Eu conversei via internet com o Sra. Patrícia Matarazzo, filha do fundador do Museu que leva o nome do seu pai, e atual proprietária do mesmo.

Ela me disse que a maior parte do acervo de aviões foi comprada das cias. aéreas, por um bom preço, e só a Vasp é que doou algumas aeronaves. Existe um trabalho de conservação, como tapar as aberturas por onde pássaros poderiam fazer ninho, e os aviões são lavados com alguma frequencia. Como estão a céu aberto, fica difícil manter melhor do que estão. Obviamente, fica extremamente caro fazer uma cobertura para preservar os aviões em espaço fechado. Vários deles estão no interior do Museu e estão bem conservados, praticamente intactos.

A Dona Patrícia afirmou que, se não fosse o pai dela, todos esses aviões já teriam virado panela há muito tempo. Eu vi pessoalmente os aviões e digo que não estão em pior estado que aqueles que se encontram a céu aberto no Musal, sob a atmosfera salina do Rio de Janeiro. Bebedouro não tem uma atmosfera especialmente corrosiva, observei o estado dos componentes dentro dos alojamentos dos trens de pouso, estão muito inteiros. melhor até que algumas porcarias que vejo voando por aí.

Ela também afirmou que tem vontade de preservar melhor os aviões, mas que todos os que vêm procura-lá querem levar parte do acervo embora, como se estivessem fazendo um favor, e sem nenhuma garantia de preservar os aviões intactos. A história de que a SAAB queria patrocinar a restauração do Scandia e deixá-lo aqui mesmo é mito. A maioria do pessoal que quer os aviões pretende desmontá-los para fornecer peças para aeronaves de museus no exterior. Então, é de se esperar que ela fique com o pé atrás.

O Museu de Bebedouro está aberto a propostas de preservação do acervo, mas que não impliquem em se desfazer do acervo, coisa que museu algum faz, mas que pretendam melhorar as condições em que os aviões estão, lá mesmo em Bebedouro. Eles não tem a estrutura nem os recursos do Museu da TAM, mas alguém poderia ajudar, ao invés de levar embora os aviões, talvez pra desmontar lá fora.

Grande abraço.
Caro Jonas.....

Só conhecendo para saber mesmo, não é mesmo????

Observando as suas fotos no orkut fica claro que as peças expostas não estão abandonadas. Fiquei surpreso ao ver que aquelas que estão na parte interna estão em ótimo estado. E não apenas as aeronaves mas todo o acervo. Realmente manter uma aeronave ao ar livre exige um grande esforço financeiro e de pessoal. Com certeza eles não dispõem de recursos abundantes para mantê-los mas após ver as fotos tenho certeza que eles estão muito dispostos a fazer o melhor para que a história se perpetue.

Como a Sra Patrícia, também sou contra a remoção do acervo de Bebedouro. O que é necessário é uma parceria que pudesse manter o museu e torná-lo auto-sustentável. Parcerias com empresas seria uma saída. Como o museu não é exclusivo da aviação ele poderia ser incluido em roteiros turísticos para os mais variados segmentos de entusiastas.

Uma pena que não pude ir com vocês nesta viagem. Fiquei muito triste mesmo. Tenho muita vontade de conhecer este local.

Por falar nisso: ele é aberto para visitação pública????

Att
Constellation
Moderador
Moderador

Junior,

Sim, o Museu é aberto para visitação, só tem que pagar entrada de R$ 5,00. Tudo muito tranquilo, pode tirar foto à vontade, só não tem como entrar nos aviões, mas eles não estão tão abandonados assim, o Lodestar estava tão bonito que parecia em condições de voo. Feios e muito sujos só mesmo o Convair e o B-25. O Scandia parece que estava passando por um processo de limpeza, e o DC-6 tava bem imponente, razoavelmente limpo, assim como o Dc-3, o Curtiss e o Viscount.

Valeu a pena a viagem. Tô com saudades do lugar.

Grande abraço.
Imagem
paulo roberto

Seria melhor cobrar 18 reais e pintar os avioes com pinturas origin :(A): ais, meu medo que pintem de qualquer jeito...
SBLO
Moderador
Moderador

Mensagem por SBLO »

Constellation escreveu:Valeu a pena a viagem. Tô com saudades do lugar.
Eu também, meu amigo!!! :cry:

Quem sabe em setembro de novo, hein??? Junior, que tal???? Indo em 3, as despesas ficam menores!!! :P

Aliás, podíamos combinar um mega-encontro de amigos Aeroentusiastas lá no Museu de Bebedouro, que tal???? :yesyes:
SBLO/LDB

juniorldb
MULTI
MULTI

Mensagem por juniorldb »

SBLO escreveu:
Constellation escreveu:Valeu a pena a viagem. Tô com saudades do lugar.
Eu também, meu amigo!!! :cry:

Quem sabe em setembro de novo, hein??? Junior, que tal???? Indo em 3, as despesas ficam menores!!! :P

Aliás, podíamos combinar um mega-encontro de amigos Aeroentusiastas lá no Museu de Bebedouro, que tal???? :yesyes:
Opa eu topo......também quero muito visitar Bebedouro......vamos amadurecer a idéia até lá....... :yes: :yes: :yes:

Podemos agitar o pessoal para este mega-encontro......muito boa idéia...... :yesyes: :yesyes:

Att
moises Propp
MASTER
MASTER
Contato:

Mensagem por moises Propp »

Olá amigos,
Infelizmente museu não da voto, por isto que o governo local não se interessa,
infelizmente vivemos em um país que esquece de suas origem, mas o Lula não
se esquece do seu passado e ajuda muito seus parentes, um a coisa eu digo a
todos, se a familia Matarazzo depender de ajuda para manter o acervo, vão vender
logo, logo, poís as vezes um incentivo moral ajuda, coisa que falta do governo local.
Parabens aos amigos por dividir estás imagens !
sds,
Moises Propp
aviador Africano
PP
PP

Mensagem por aviador Africano »

Quanto tempo demora a unidade para o museu de São Paulo? Existe um aeroporto nas proximidades?
paulo roberto

Do jeito que estao as aeronaves, daqui a pouco da pra ver as primeiras :coffee: pinturas originais ...do primeiro operador da aeronave...
Responder